dcsimg

Descubra como ganhar Bolsas de Estudo no RJ

Estudar pagando menos pode ser mais fácil do que você imagina. Veja como ganhar bolsas e descontos no Rio de Janeiro!

Quem não gostaria de ganhar uma bolsa de estudos para fazer um curso superior de graça ou pagando apenas uma parte das mensalidades?

E sabe o que é melhor? Conseguir uma bolsa de estudos não é tão difícil quanto se possa pensar. Claro, existem processos seletivos mais complicados, principalmente se o objetivo for uma bolsa integral.

Mas há uma infinidade de opções no estado do Rio de Janeiro para quem precisa daquela ajudinha para virar o mês com o bolso mais folgado.

Fomos atrás de alguma delas e encontramos o caminho para ganhar bolsas de estudo no RJ. Confira a seguir!

Como ganhar bolsas de estudo no RJ

Tem bolsa para todos os cursos superiores no Rio de Janeiro – e tem bastante. Tudo o que você precisa fazer é desbravar os caminhos para encontrar aquela que melhor combina com seus planos.

A gente foi atrás de algumas das mais conhecidas e encontrou, de cara, bolsas do governo federal, bolsas das próprias faculdades, bolsa por mérito, bolsas para estudantes carentes, enfim, de todo tipo – e uma delas com certeza se encaixa no seu perfil.

Vamos conhecer as opções mais comuns:

Bolsas do governo federal disponíveis no RJ

Com certeza você já ouviu falar do ProUni, o Programa Universidade para Todos. Com ele é possível conseguir bolsa de estudos parciais e integrais em cursos de todas as áreas do conhecimento – inclusive os mais caros, como Medicina, Engenharia e Odontologia.

Só que tem um detalhe importante: o ProUni é um processo seletivo bem concorrido. Para garantir a bolsa, você tem que entrar na disputa com uma nota bem alta no Enem.

O ProUni está disponível apenas em faculdades particulares bem avaliadas pelo MEC – no Rio de Janeiro, várias instituições se enquadram nesse quesito.

Para participar, você vai precisar:

  • Ter feito Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.
  • Apresentar renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo para tentar uma bolsa integral ou de até 3 salários mínimos para disputar uma parcial.
  • Não ter diploma de nível superior.

Além disso, será preciso cumprir uma das exigências a seguir:

  • Ter feito o ensino médio em escola da rede pública ou em escola particular como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura.

A seleção dos candidatos é feita por meio da nota do Enem. Portanto, quanto maior a sua pontuação, maiores as chances de sucesso.

No ProUni não tem moleza. Cursos mais concorridos no RJ, como Medicina, Direito e Engenharia podem ter notas de corte bem altas.

Veja alguns exemplos para você ter ideia:

  • Medicina: entre 615 e 780 pontos
  • Direito: entre 450 e 745 pontos
  • Engenharia Civil: entre 450 e 740 pontos
  • Psicologia: entre 460 e 730 pontos
  • Odontologia: entre 450 e 730 pontos
  • Administração: entre 450 e 720 pontos
  • Fisioterapia: entre 450 e 710 pontos

Ao contrário de outros programas do Governo Federal, o ProUni também trabalha com graduações a distância. Normalmente, os cursos que têm nota de corte mais alta são os presenciais.

O ProUni abre inscrições duas vezes ao ano, normalmente no início de cada semestre letivo. Diversas faculdades fluminenses e até de outros estados que mantêm unidades no RJ participam do programa. A cada edição, o número de faculdades participantes e o de vagas podem mudar.

Bolsas de desconto pela internet

Essa é uma dica e tanto para você que busca um descontão para estudar com mais tranquilidade. Pela internet é possível encontrar bolsas que podem bancar até 70% das mensalidades.

Tudo isso com uma super facilidade em relação ao ProUni: aqui não tem todos aqueles pré-requisitos de renda, escolaridade e desempenho no Enem. Qualquer um pode participar.

Ganhar a bolsa é super fácil: basta acessar o site, procurar pelo curso ou faculdade desejada, encontrar a melhor bolsa, fazer um cadastro e correr pro abraço. Na maioria das vezes é preciso pagar uma taxa referente à matrícula.

Os maiores e mais conhecidos sites que oferecem essas bolsas são:

O benefício está disponível tanto para cursos presenciais como a distância. A bolsa vale até o final do curso.

Bolsas do Governo Estadual do RJ e de organizações sem fins lucrativos

Além dos programas do Governo Federal e das bolsas pela internet, dá também para conseguir o benefício com a ajuda da secretaria de estado da educação.

O governo estadual do RJ costuma distribuir bolsas integrais para alunos de baixa renda e egressos de escolas públicas. O problema é que, com a crise que o estado enfrenta, a concessão para os próximos anos não está garantida. O jeito é esperar e torcer para o programa ser retomado.

Enquanto isso, não custa fazer uma pesquisa por organizações sem fins lucrativos que trabalham em parceria com diversas faculdades do RJ para permitir o acesso de alunos de baixa renda ao ensino superior.

Uma delas é o Educafro, que concede bolsas de até 100% para alunos negros e de regiões periféricas do RJ em faculdades de peso, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) , a Universidade Estácio de Sá (UNESA) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Bolsas de empresas

Às vezes a gente nem precisa procurar tanto uma bolsa de estudos – ela pode estar mais perto do que a gente imagina. No próprio trabalho, inclusive.

Muitas empresas firmam parcerias com faculdades para incentivar a formação de seus funcionários. Isso normalmente se reverte em bolsas parciais, com descontos de até 50%. Mas dependendo da empresa e do grau de necessidade de qualificação, a bolsa pode chegar a ser integral.

Para saber se sua empresa tem algum programa do tipo, entre em contato com o departamento de Recursos Humanos e confira as possibilidades. Geralmente a concessão do benefício está atrelada à permanência do funcionário na companhia.

Bolsas das próprias faculdades

Muitas faculdades particulares oferecem bolsas por desempenho acadêmico.

Os alunos que se saem melhor no vestibular da instituição ganham uma bolsa integral, que cobre 100% das mensalidades, ou parcial, que banca metade.

Os benefícios podem variar de instituição para instituição. Você pode conferir o regulamento no próprio site da faculdade.

Algumas ainda oferecem descontos a alunos com desempenho excepcional no Enem como forma de atrair novos talentos.

Se não encontrar a bolsa ideal, veja as possibilidades de financiamento

Nem sempre você vai achar uma super bolsa no curso desejado. Se isso acontecer, não adie o sonho de fazer um curso superior. Que tal considerar a possibilidade de financiar os estudos?

Existem diversas maneiras de fazer isso.

Uma das mais conhecidas é buscar o FIES – o programa de financiamento do Governo Federal. Os critérios de participação podem mudar de ano para ano, por isso é bom ficar de olho nas condições do próximo processo seletivo, que abre no primeiro e no segundo semestre.

A outra é fazer uma pesquisa na própria faculdade onde você deseja estudar. Muitas delas têm programas de financiamento (ou parcelamento) próprios ou participam de alguns bem conhecidos do mercado. Confira as condições, veja se elas se encaixam no seu bolso e mande ver.

Onde estudar com bolsas de estudos no RJ

Por todo o estado do Rio centenas de faculdades oferecem a possibilidade de estudar com bolsa de estudos. Antes de buscar a sua, leve em conta alguns detalhes importantes:

  • Se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação.
  • Se o curso é bem avaliado pelo MEC.
  • Se as condições se encaixam nas suas expectativas.
  • Se o diploma será bem aceito no mercado de trabalho.

Confira a seguir algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos presenciais ou a distância no RJ:

Veja também:

Descubra quais os tipos de bolsa que o ProUni oferece

Vai tentar bolsa no RJ? Em qual faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin