dcsimg

Brasil: A Revolucionária República Digital

Entenda como a internet está revolucionando o Brasil, baixando os custos e levando educação para cada vez mais gente!

Internet: A Revolução Silenciosa do Brasil

Revolução Digital: A Internet está mudando o Brasil

O Brasil está mudando, isso é fato.

Parte dessa revolução silenciosa que está acontecendo diariamente, é graças a tecnologia, em especial a Internet.

No Brasil, hoje com 190 milhões de habitantes, são vendidos aproximadamente 15 milhões de computadores por ano, em uma média de mais de 20 computadores por minuto !!

Com esta marca o país fica atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão e Reino Unido, sendo o quinto maior mercado de informática do mundo. No ano de 2010 inclusive, está sendo previsto que o Brasil chegue a terceira posição, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China.

Essa enorme massa de computadores instalados e conectados a internet anualmente no Brasil, seja nas residências das famílias ou então em Lan-houses por todas as cidades, tem levado novas informações, noticias e novos serviços a todos os cantos do país, melhorando a vida de muita gente.

República Digital do Brasil: Eleições Eletrônicas

Muita gente não sabe, mas o Brasil é o único país do mundo onde 100% das eleições são eletrônicas. De prefeito a presidente, de nível municipal a federal, no Brasil todo o processo é automatizado.

A experiência de eleições eletrônicas no Brasil, de inicio muito criticada por especialistas Brasileiros e de diversos países, hoje em dia é considerada um grande sucesso no mundo, as eleições eletrônicas brasileiras sendo consideradas as mais seguras e rápidas eleições do mundo !!

Urna Eletrônica Brasileira e Equipamento Auxiliar

Para se ter uma idéia da eficiência, em boas condições, o sistema eletrônico de eleições no Brasil pode processar 200 milhões de votos eletrônicos em 2 horas, sendo capaz de divulgar, por exemplo, o nome de um presidente da república em uma eleição de nível continental no mesmo dia em que a votação foi feita.

As Urnas Eletrônicas Brasileiras, desenvolvidas com tecnologia 100% nacional em 1996, já passaram por 2 eleições para presidente, por diversas eleições para governador, prefeitos e deputados, realizando também o plebiscito do desarmamento em 23 de Outubro de 2005.

Além de todas essas eleições no Brasil, elas também já foram emprestadas e utilizadas em eleições no Uruguai em 2001, 2003, 2004 e 2006.

República Digital do Brasil: Pregão Eletrônico

O Pregão Eletrônico é uma modalidade de licitação ( leilão ao contrário onde quem oferece os menores preços com a qualidade mínima vence ) criada pelo governo Brasileiro em 1998 para aumentar a competição e reduzir os custos.

Através desta nova modalidade empresas de todos os estados do Brasil podem ter acesso livre a informações sobre as licitações, diminuindo as chances de corrupção e tornando estes leilões mais concorridos e competitivos.

O pregão eletrônico funciona como em uma sala de bate-papo ( chat ), as propostas sendo apresentadas ao vivo pelos concorrentes. Assim que é iniciado o pregão eletrônico, as empresas participantes podem começar a fazer suas ofertas, o pregoeiro ( moderador do pregão ) incitando os participantes a fazer novas ofertas até que ninguém mais ofereça um preço menor ou então até que o tempo acabe.

República Digital do Brasil: Inscrições Eletrônicas de Nível Continental

A mais recente experiência eletrônica do Brasil, foram as inscrições eletrônicas de nível continental. Este ano, as inscrições para o Novo ENEM foram totalmente realizadas pela internet.

Apesar dos alunos terem enfrentados alguns problemas, parte devido a falhas no site e parte devido a inexperiência em usar este serviço, o resultado pode ser considerado um sucesso, já que mais 4,5 milhões de pessoas fizeram as suas inscrições pelo computador, 500.000 alunos a mais que no ano anterior.

Baseadas nesta experiência, grande universidades, tais como USP e UFMG, também vão realizar suas inscrições totalmente através da Internet.

República Digital do Brasil: Portal da Transparência

Portal da Transparência: Clique e Conheça

O Portal da Transparência, lançado em novembro de 2004, foi criado para ser um canal direto entre os cidadãos e o governo, permitindo que qualquer pessoa possa acompanhar como o dinheiro público está sendo gasto.

Através deste site, qualquer pessoa pode ter acesso a informações dos gastos das cidades, estados e do governo federal. O acesso ao site é totalmente livre e anônimo, não sendo necessária nenhuma senha ou autorização para ver estes dados.

Com o objetivo de combater a corrupção no Brasil, os dados do o portal da transparência já ajudaram a confirmar e denunciar diversos casos de roubo e desvio de dinheiro público.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin