dcsimg

Veja o calendário do ProUni 2016

Confira todos os prazos para concorrer a uma bolsa de estudos pelo ProUni 2016!

prouni_small

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo a pessoas com baixa renda e atrai milhões de interessados a cada nova edição. Os candidatos são selecionados a partir da nota que obtiveram no Enem do ano anterior e as vagas são para cursos reconhecidos e bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC).

A primeira edição do ProUni 2016 ofereceu 203.602 bolsas para 30.931 cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, nas cinco regiões do País. Os aprovados da edição de janeiro entram na universidade ainda no primeiro semestre.

O calendário do ProUni 2016 já foi divulgado e o processo seletivo está em andamento. Se você pretende concorrer a uma bolsa fique atento aos prazos e saiba como participar!

Edições do ProUni 2016

O ProUni acontece duas vezes ao ano. A primeira edição ocorre já no mês de janeiro e seleciona candidatos para ingressar no primeiro semestre.

No mês de junho ocorre a segunda edição do programa para aqueles que desejam entrar na universidade a partir do segundo semestre.

Período de inscrição do ProUni 2016

As inscrições da primeira edição do ProUni aconteceram entre os dias 19 a 22 de janeiro. A partir das opções que os candidatos escolheram durante este período, são realizadas duas chamadas.

O critério de seleção utilizado é a nota obtida no Enem 2015.

Quanto maior for sua nota, maiores suas chances de conseguir uma bolsa pelo ProUni!

Primeira chamada do ProUni 2016 – divulgação em 25/01

O resultado da primeira chamada foi divulgado no dia 25 de janeiro. Ao contrário dos vestibulares tradicionais, o ProUni não publica um listão com o nome de todos os aprovados. Para saber se você foi pré-selecionado nesta etapa, existem três formas:

  • Acessar o site oficial do ProUni.
  • Entrar em contato com a universidade para a qual você se candidatou (não se esqueça de conferir também a instituição marcada como segunda opção).
  • Através da central de atendimento do MEC, pelo telefone: 0800 616161.

Matrícula dos pré-selecionados na primeira chamada – de 25/01 a 01/02

Se você foi pré-selecionado na primeira chamada, fique atento ao prazo de matrícula, que vai até o dia 1o de fevereiro. A matrícula é realizada na universidade onde você conseguiu a vaga.

Cada instituição de ensino tem datas e horários diferentes para atender aos bolsistas do ProUni. Verifique junto à universidade quando você deve comparecer e quais documentos são exigidos.

Este é o momento em que o candidato precisa comprovar as informações fornecidas durante o período de inscrição. Caso não compareça, ou não apresente os documentos necessários, perderá o direito à vaga.

Aqueles que “passaram” no ProUni foram apenas pré-selecionados. Para conseguir a vaga de fato é preciso entregar toda a documentação solicitada. Algumas universidades podem aplicar ainda um processo seletivo próprio (que não pode ser mais rigoroso do que os já aplicados aos pré-selecionados). Não são todas as universidades que fazem isso. No momento da inscrição o candidato pode conferir se a vaga que escolheu exige algum tipo de teste.

Segunda chamada do ProUni 2016 – divulgação em 12/02

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 12 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados são os que se inscreveram até o dia 22 de janeiro, ou seja, não é aberto um novo período de inscrição para esta chamada.

Matrícula dos pré-selecionados na segunda chamada – de 12 a 18/02

O prazo que os pré-selecionados da segunda chamada têm para comparecer à instituição de ensino e efetivar suas matrículas vai até o dia 18 de fevereiro. Esta é a data-limite. Portanto, assim que a segunda chamada for divulgada, informe-se na universidade (onde conseguiu a vaga) sobre a data de matrícula e os documentos exigidos.

Lista de espera do ProUni 2016 – de 26 a 29/02

Ao final das duas chamadas regulares, os candidatos que não foram pré-selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera. Isto significa que o candidato precisa acessar o site do ProUni entre os dias 26 a 29 de fevereiro e realizar uma nova inscrição para a lista.

O candidato tem o direito de selecionar até duas opções de curso, que podem ser diferentes daquelas escolhidas anteriormente. Podem participar da lista de espera, os candidatos:

  • Não pré-selecionados nas chamadas regulares.
  • Pré-selecionados que foram reprovados por não formação de turmas (no caso da universidade não abrir turma para o curso em questão por falta de alunos interessados).

No dia 3 de março será divulgada a relação dos candidatos participantes da lista de espera.

Comprovação de informações dos candidatos na lista de espera – 08 e 09/03

Todos os candidatos participantes da lista de espera precisam comprovar as informações fornecidas durante a inscrição.

Para isto, entre os dias 08 e 09 de março é preciso comparecer na instituição de ensino escolhida, apresentando a documentação e os comprovantes exigidos.

Próxima edição do ProUni em 2016

A próxima edição do ProUni em 2016 deve acontecer no mês de junho. Assim que o calendário for definido pelo MEC, você ficará sabendo tudo sobre o cronograma aqui!

Pode se inscrever na segunda edição do ProUni 2016 quem não tiver diploma de curso superior e tiver feito o Enem em 2015. A nota mínima exigida é de 450 pontos na média das provas e maior que zero na redação.

Para concorrer a uma bolsa integral, que cobre 100% dos custos com mensalidades, o candidato precisa ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Já para concorrer a uma bolsa parcial, que cobre 50% dos custos, o candidato precisa ter renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Veja também:

Tudo que você precisa saber sobre o ProUni 2016

Está tentando uma bolsa pelo ProUni? Em qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin