dcsimg

Saiba tudo sobre o calendário do Enem 2017

O MEC já divulgou as principais datas do Enem 2017. Confira o cronograma agora mesmo e anote tudo na agenda!

O ano de 2017 começa cheio de novidades para quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem.

No dia 18 de janeiro o Ministério da Educação (MEC) lançou uma consulta pública sobre como deveria ser o Exame. Até o encerramento do questionário, que ficou disponível na internet, mais de 600 mil pessoas deram sua opinião.

As respostas ajudaram a delinear o novo formato do Exame em 2017. E entre as principais mudanças, está justamente o calendário.

A partir de agora, o Enem não vai mais ser aplicado em um único final de semana (sábado e domingo), como vinha sendo feito há mais de uma década.

Confira a seguir o calendário completo do Enem 2017, anote tudo e não perca nenhuma data!

Calendário do Enem 2017

Podemos dividir o calendário do Enem 2017 nas seguintes etapas:

  • Publicação do edital
  • Período de inscrição
  • Emissão do cartão de confirmação da inscrição
  • Primeiro dia de provas
  • Segundo dia de provas
  • Divulgação dos gabaritos
  • Divulgação do resultado

Confira quando ocorre e o que acontece em cada uma das etapas!

10 de abril de 2017: Publicação do Edital do Enem 2017

Muita gente não dá bola para essa etapa, mas consultar o edital do Enem é o primeiro passo para fazer o Exame com tranquilidade.

O edital fica disponível no site oficial do Enem e pode ser consultado gratuitamente por qualquer pessoa interessada.

Não vamos mentir para você: trata-se de um calhamaço com dezenas e dezenas de páginas de muito texto. Mas antes que você desanime, vamos dar uma dica preciosa: ele é o mapa da mina para se dar bem no Enem. Ali constam todos os detalhes sobre o Exame, como por exemplo:

  • Datas e procedimentos para fazer a inscrição
  • Valor da taxa e casos de isenção
  • Matérias cobradas
  • Calendário de provas e o que cai em cada dia
  • Como solicitar atendimento especial e específico
  • O que pode e o que não pode fazer no dia da prova
  • Quando sai e como acessar a confirmação de inscrição
  • Resumo de como é a correção das provas
  • Competências avaliadas
  • Todos os locais de prova

Lembre-se de baixar e ler esse material o quanto antes. Assim você não é pego de surpresa e pode se dedicar com mais tranquilidade aos estudos!

8 a 19 de maio de 2017: Inscrição do Enem 2017

A partir do dia 8 de maio, você já pode se inscrever no Enem 2017. O ideal é fazer isso logo nos primeiros dias, para evitar correrias e imprevistos de última hora. Faça assim:

  1. Acesse o site do Enem.
  2. Informe todos os dados solicitados.
  3. Crie uma senha (guarde-a bem, pois você vai usá-la muitas vezes).
  4. Informe se precisa de atendimento especial ou específico (idoso, pessoa com deficiência, gestante, lactante, etc.).
  5. Indique sua opção de língua estrangeira – Inglês ou Espanhol.
  6. Indique a cidade onde pretende fazer a prova.
  7. Revise e confirme os dados.

Lembramos que, a menos que você seja isento, precisará pagar a taxa para efetivar sua inscrição no Enem 2017.

E atenção: o MEC é implacável com todos os prazos. Se você bobear, deixar para última hora ou tiver um imprevisto qualquer (por mais justificável que seja) e não conseguir cumprir as etapas no período determinado, perde a chance de fazer o Exame. Fique de olho!

24 de maio de 2017: Prazo final para pagamento da taxa do Enem 2017

Em 2017, a taxa de inscrição do Enem custa R$ 82. O boleto é gerado ao concluir a inscrição no sistema e pode ser pago em qualquer casa lotérica, agência dos correios ou agência bancária.

O prazo para o pagamento vai até o dia 24 de maio. Recomendamos que você faça a inscrição e pague o boleto o quanto antes para evitar problemas. O MEC não prorroga o prazo de pagamento.

Final de outubro: Acesso ao cartão de confirmação da inscrição

O cartão de confirmação de inscrição indica o endereço exato em que o candidato vai fazer a prova, além de conter informações como nome completo, documento de identificação, necessidade de atendimento e opção de língua estrangeira.

Desde 2015, o MEC não envia mais o cartão pelo correio. É responsabilidade do participante acessar o site do Enem, baixar e imprimir o documento, que também fica disponível pelo aplicativo oficial do Enem para celulares.

A data de divulgação ainda não está definida, mas costuma ser algumas semanas antes da aplicação das provas.

Aproveite para fazer o caminho de sua casa até o local de prova. Avalie o melhor trajeto, calcule quanto tempo irá levar e deixe uma boa folga para chegar com bastante antecedência. Lembre-se que dia de Enem é sinônimo de tumulto no trânsito. E isso vale para qualquer cidade, das menores e mais tranquilas até as capitais mais caóticas!

5 de novembro de 2017 (domingo): Primeiro dia de provas do Enem 2017

Isso mesmo. Em 2017, o primeiro dia de provas do Enem cairá num domingo. Você terá cinco horas e meia para fazer três provas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação

Fique atento aos horários de abertura e fechamento dos portões. Se tiver alguma dúvida, consulte o Edital ou o site do Enem um dia antes. O prazo é para resolver as questões, marcar o gabarito na folha de respostas, escrever a redação e passar o texto a limpo na folha de redação. São menos de 3 minutos por questão e cerca de uma hora para finalizar a redação.

12 de novembro de 2017 (domingo): Segundo dia de provas do Enem 2017

Essa é a grande novidade do Enem 2017: uma semana entre o primeiro e o segundo dia de prova. Os horários de abertura e fechamento dos portões são os mesmos do primeiro dia, mas o prazo é mais curto: quatro horas e meia. Nesse dia, você vai responder às questões de:

  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

5 e 12 de novembro de 2017 : Divulgação do gabarito extraoficial do Enem 2017

O MEC leva uns dias para divulgar os gabaritos oficiais do Enem, mas você não precisa ficar roendo as unhas até lá. Logo depois das provas, vamos publicar por aqui o gabarito extraoficial (com a correção feita por professores especialistas).

19 de janeiro de 2018: Divulgação dos resultados do Enem 2017

São mais de dois meses de espera. O resultado do Enem fica disponível em 19 de janeiro de 2018. A partir desse dia, corra para o site do Enem e acesse seu Boletim de Desempenho Individual. Ali estarão suas notas em cada uma das cinco provas do Enem!

O que fazer com a nota do Enem 2017?

A gente é otimista, sabe que passam por aqui muitos candidatos dedicados e torce muito para que você se dê super bem no Enem.

Por isso, já vamos contar que com seu desempenho você poderá tentar uma vaga em universidade pública pelo Sisu em 2018 e entrar direto na faculdade particular sem precisar fazer vestibular.

Caso se encaixe nos critérios de escolaridade e renda, também poderá tentar uma bolsa de estudos pelo ProUni em 2018 ou um financiamento do FIES. São muitas as portas que se abrem para quem consegue boas notas no Enem!

Confira algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam e nota do Enem como forma de ingresso, participam do ProUni e do FIES:

Veja também:

Veja como descobrir qual foi sua pontuação no Enem

Anotou todas as datas do Enem 2017 na sua agenda? Tem alguma dúvida? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin