dcsimg

Confira o calendário completo do FIES 2017

As inscrições do FIES 2017 já estão abertas! É preciso correr e ficar de olho nas datas para garantir seu financiamento!

O FIES vai mudar (de novo!), mas quem quiser concorrer a um financiamento do governo no segundo semestre de 2017 ainda vai pegar as regras antigas. Ou seja, os critérios de participação, regras e procedimentos serão os mesmos do primeiro semestre.

A segunda edição do FIES em 2017 vai acontecer em poucos dias. Por isso, quem quiser concorrer ao benefício tem que se ligar: se perder qualquer um dos prazos, cede o financiamento para o próximo da fila.

Por isso nunca é demais gravar todas as datas do FIES 2017. A gente dá uma mãozinha trazendo tudo mastigado para você. Confira!

Calendário completo do FIES 2017

No segundo semestre de 2017 o FIES começa no dia 25 de julho e só termina nos primeiros dias de setembro.

O prazo de inscrição, no entanto, é bem curtinho: apenas quatro dias.

Anote todas as datas deste processo seletivo:

24 de julho

O MEC vai liberar a consulta às vagas disponíveis. Serão 75 mil no segundo semestre de 2017.

25 a 28 de julho

Dos dias 25 a 28 de julho o MEC abre as inscrições para os interessados em obter o FIES.

Os candidatos têm até as 23h59 do dia 28 de julho, sexta-feira, para escolher um curso e uma faculdade onde gostariam de estudar com financiamento facilitado.

Para participar é preciso:

  • Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obtido desempenho igual ou superior a 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.
  • Comprovar que tem renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Quem se encaixa nos critérios deve acessar o site oficial do FIES e seguir os passos necessários para fazer a inscrição.

31 de julho

No dia 31 julho serão conhecidos os nomes dos candidatos aprovados na primeira chamada e aqueles que ficaram em lista de espera.

A relação pode ser acessada no site do FIES ou diretamente nas instituições participantes.

A partir de 01 de agosto

Os candidatos pré-selecionados no FIES terão alguns dias para darem sequência ao processo de inscrição.

Nessa etapa, é preciso preencher todas as informações solicitadas pelo SisFIES.

Depois de se inscreverem no SisFIES, os pré-aprovados precisam cumprir outras duas etapas de inscrição:

  1. Em até 10 dias, levar a documentação solicitada à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade onde conseguiu financiamento.
  2. Ir a um agente financeiro do FIES (Caixa Econômica ou Banco do Brasil) para efetuar a contratação do financiamento, no prazo de dez dias após a validação dos documentos pela CPSA.

01 de agosto a 03 de setembro

Quem entrar na lista de espera do FIES deve ficar de antena ligada, pois a qualquer momento pode ser chamado. Se isso acontecer, o candidato um prazo curto para efetuar a inscrição no SisFIES e, a partir daí, seguir todos os passos descritos acima.

É preciso acessar o sistema do FIES Seleção todos os dias para saber se o nome foi escolhido. Se perder o prazo de cinco dias depois da chamada, perde o benefício.

Onde encontrar vaga do FIES 2017

Boa notícia: o FIES só tem financiamento em instituições bem avaliadas pelo MEC. Separamos a seguir algumas faculdades bem vistas no mercado de trabalho que costumam oferecer o FIES:

Veja também:

Confira quais são as regras para participar do FIES 2017

Vai tentar o FIES neste semestre? Conte para a gente em qual curso!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin