dcsimg

Confira o calendário completo do SISU 2017

Não perca nenhuma data do Sisu 2017. Veja o cronograma do processo seletivo agora mesmo!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar candidatos a vagas em centenas de universidades públicas de todo o Brasil. A cada edição, milhões de pessoas se inscrevem no processo seletivo que chega a ser mais disputado que muitos vestibulares.

Não é para menos! O processo é simples, desburocratizado e quem vence a concorrência consegue um lugar ao sol em instituições públicas de ensino superior.

Em 2017, o Sisu vai ter duas edições: no primeiro e no segundo semestre. Se você tem interesse em participar, fique ligado no calendário!

Quando acontece o Sisu 2017?

A primeira edição do Sisu 2017 aconteceu em janeiro, logo após a divulgação do resultado do Enem.

As inscrições para a segunda edição do Sisu 2017 estão abertas entre  29 de maio a 1º de junho.

O processo começa em uma terça-feira e dura poucos dias, apenas quatro. O resultado já na segunda-feira seguinte, dia 5 de junho.

O que preciso fazer para me inscrever no Sisu 2017?

A primeira providência que você deve tomar é verificar se atende ao requisito de participação. Só pode se inscrever no Sisu 2017 quem fez o Enem em 2016 e não zerou na redação.

Caso cumpra essa exigência, no período determinado pelo MEC você deve se inscrever pela internet. O passo a passo é o seguinte:

  1. Acesse o site oficial do Sisu.
  2. Digite seu número de inscrição e senha do Enem 2016. Caso não lembre, vá ao site do Enem e recupere essas informações. É fácil e rápido!
  3. Confira seus dados de cadastro e faça as atualizações, caso necessário.
  4. Escolha duas opções de vaga. Você precisa selecionar uma universidade, campus, curso, turno e modalidade de concorrência (cotas ou não) para concorrer em primeira e segunda opção.
  5. Verifique os dados e confirme a inscrição.
  6. Volte diariamente ao site do Sisu para consultar as notas de corte parciais e modificar suas opções de curso, caso não atinja a pontuação necessária para entrar nas vagas que selecionou anteriormente. Você poderá fazer isso quantas vezes quiser, enquanto durarem as inscrições.

Quantas chamadas tem o Sisu 2017?

O Sisu 2017 tem apenas uma chamada regular, que acontece no dia 5 de junho.

O Sisu 2017 tem lista de espera?

Sim. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular têm entre os dias 5 e 19 de junho para entrar na lista de espera.

O que fazer se não passar no Sisu 2017

A gente sabe que não é fácil passar no Sisu. Por isso, não desanime se não conseguir. Há várias outras opções. Confira!

Fazer o Sisu 2018: se o sonho é mesmo entrar em uma universidade pública pelo Sisu, o jeito é repetir o Enem em 2017 para poder participar do Sisu 2018.

Prestar o vestibular: muita gente tem receio de encarar essa prova, mas em algumas universidades públicas (e em alguns cursos de faculdades particulares, como Medicina), essa é a única opção.

Tentar bolsa do ProUni em 2017: o Programa Universidade para Todos distribui bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda. É preciso atender aos critérios de renda familiar, formação escolar e desempenho no Enem 2016. Quem já tem diploma de nível superior não pode se inscrever. As inscrições para o ProUni abrem logo após a divulgação do resultado do Sisu.

Tentar o FIES: quem se encaixar no critério de renda familiar e tiver participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação pode se candidatar a um financiamento do FIES. O processo seletivo abre logo após o resultado do ProUni.

Entrar direto com a nota do Enem: essa é a modalidade mais simples, disponível em um bom número de instituições particulares. Basta apresentar o desempenho no Exame e fazer a matrícula, caso atinja a nota mínima exigida. Os critérios variam entre as faculdades.

Confira algumas instituições reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem para ingresso direto, além de participarem do ProUni e do FIES:

Veja também:

Saiba que nota você precisa tirar no Enem para passar no Sisu

Vai participar do Sisu 2017? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin