Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa

23 de maio de 2017
como funciona o prouni
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Desde sua criação, em 2004, o Programa Universidade para Todos (Prouni) já ajudou mais de 2 milhões de brasileiros a terem acesso ao ensino superior privado. Para se ter ideia, todo ano são concedidas cerca de 250 mil bolsas pelo programa.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Os candidatos são escolhidos a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar do processo seletivo, além de atingir a pontuação exigida no Enem mais recente, é obrigatório cumprir alguns requisitos de escolaridade e renda familiar.

Aqui você vai entender como funciona o Prouni, sabendo quais são os tipos de bolsas oferecidas até a documentação necessária para a matrícula.

Com isso, vai poder se preparar melhor para encarar a concorrência e realizar seu sonho. Ao final, vamos listar algumas boas faculdades que participam do Programa. Vamos lá?

Veja também:
+ Fiz o Enem, e agora? Veja algumas dicas do que fazer!

Como funciona o Prouni?

O Prouni oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Os candidatos se inscrevem online, escolhendo até duas opções de curso e instituição. São selecionados com base na nota do Enem e critérios de renda.

É necessário que o candidato tenha atingido, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame, além de não ter zerado a prova de redação e não ter participado na condição de treineiro.

Ao contrário do que muita gente pensa, no ProUni a disputa por uma bolsa não é geral, de todos contra todos. A concorrência por uma bolsa se dá entre os candidatos que escolheram as mesmas opções de curso, faculdade, campus, turno e modalidade de concorrência (cotas ou não). As vagas disponíveis vão sendo preenchidas por quem tem as maiores notas no Enem.

+ 5 coisas para não fazer durante as inscrições do Prouni

A partir do segundo dia de inscrições, o sistema do ProUni divulga as notas de corte, menor nota para entrar em determinada vaga (no mesmo curso, faculdade, campus, turno e modalidade de concorrência).

É importante acompanhar as notas de corte para ver se você tem chance de passar ou se precisa escolher outra opção entre as vagas disponíveis. É possível modificar as escolhas quantas vezes quiser. Para a seleção, vai valer a última opção gravada pelo candidato no sistema.

Encerrado o prazo de inscrições, o ProUni faz a seleção dos melhores candidatos. A lista de resultados sai poucos dias depois. Depois que divulgada, o candidato que for pré-selecionado para uma bolsa do ProUni ainda precisa comparecer à faculdade para comprovar as informações preenchidas na inscrição, apresentar toda a documentação exigida e fazer a matrícula. Há um prazo para realizar essa etapa.

Quem não faz a matrícula dentro do prazo perde a vaga.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

O que é o Prouni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudo em cursos de graduação presenciais e a distância de faculdades particulares a estudantes de baixa renda que ainda não tenham diploma de nível superior.

Há dois tipos de bolsas de estudo oferecidas pelo ProUni:

  • Bolsa integral: cobre 100% do valor da mensalidade do curso.
  • Bolsa parcial: cobre 50% do valor da mensalidade do curso, cabendo ao aluno arcar com os custos da outra metade.

O que define o tipo de bolsa é a renda familiar do candidato: a bolsa integral é destinada a quem tem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já a bolsa parcial vai para quem tem renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa. 

Com a implementação da nova Medida Provisória (MP) nº 1075, em 6 de dezembro de 2021, professores de escola pública também podem concorrer às bolsas disponibilizadas pelo ProUni, mesmo já tendo uma graduação e independentemente da renda.

Eles podem se candidatar ao programa para a realização de cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. 

+ Leia mais:
Qual a diferença entre o ProUni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?

Quando as inscrições do Prouni abrem?

O ProUni acontece duas vezes por ano, sempre após sair o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Então, as inscrições acontecem no início do primeiro semestre, normalmente em janeiro, e no início do segundo semestre, que comumente coincide com os meses de junho e julho.

O ProUni do meio do ano tem os mesmos critérios e regras que o do início do ano. A única diferença é que os bolsistas selecionados iniciam as aulas no segundo semestre.

Prouni Direito: veja notas de corte para passar no curso

Quem pode se inscrever no Prouni?

Para se inscrever no ProUni, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter realizado a edição mais recente do Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação;
  • Para concorrer a bolsa de estudo integral, o candidato deve comprovar ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo;
  • Para se candidatar às bolsas parciais, de 50%, deve possuir renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.
  • Não ter diploma de nível superior.

Além de cumprir esses critérios, o candidato precisa se encaixar em um dos perfis a seguir:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da escola pública de ensino básico, concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura. Nesse caso, não é necessário atender ao requisito de renda familiar.

Mudanças no ProUni: governo amplia acesso ao programa
Renda familiar no Prouni: Como funcionam as regras?

Como fazer a inscrição no Prouni?

As inscrições para o ProUni devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site oficial do programa.

Para realizar o cadastro, insira o seu número de inscrição e senha da edição mais recente do Enem. Em seguida, é só preencher as informações solicitadas e escolher duas opções de curso dentre as disponíveis no sistema.

A inscrição do ProUni é gratuita, você não precisa pagar nada para participar.

+ Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

O Prouni tem cotas?

Sim. O ProUni tem vagas destinadas a ações afirmativas. Podemos citar como exemplo as bolsas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Quem optar por concorrer na modalidade cotas irá disputar vaga somente com outros candidatos que também escolheram essa modalidade, e o sistema irá selecionar os que possuírem as melhores notas dentre eles. Lembre-se de que, no ProUni, a disputa por uma vaga se dá entre quem escolheu as mesmas opções de curso, faculdade, campus, turno e modalidade de concorrência.

Tenha em mente que o fato de selecionar a opção de cotas não significa que entrar no curso de sua preferência vai ser mais fácil. As notas de corte nesta modalidade são muito semelhantes às da livre concorrência, podendo às vezes ser até mais altas.

+ Quem pode participar do Prouni?
Entenda como funcionam as cotas do ProUni

Prouni: Veja a tabela de pontos no Enem para cada curso

Confira a seguir a nota de corte média no Prouni para passar em diversos cursos:

Quantas chamadas tem o Prouni?

O Prouni realiza duas chamadas e, caso as vagas não sejam preenchidas, lança o processo de Bolsas Remanescentes.

Lembrando que para participar da lista de espera, o candidato deve manifestar seu interesse na página do Prouni na internet, no mesmo endereço onde realizou sua inscrição. 

+ Saiba como funcionam as bolsas remanescentes do ProUni
Entenda como funciona a 2ª chamada do ProUni

Quais são os documentos necessários para fazer a inscrição no Prouni?

O candidato que for pré-selecionado para uma bolsa do Prouni precisa levar uma série de documentos até a faculdade para efetuar a matrícula. A lista completa está no site do Prouni. Veja aqui um resumo:

  • Identificação do candidato e membros do grupo familiar: Pode ser RG, Carteira de Habilitação, Passaporte emitido no Brasil, dentre outros.
  • Comprovantes de residência: Contas de água, gás, luz, telefone (fixo ou móvel), contrato de aluguel, declaração anual do Imposto de Renda, fatura do cartão de crédito, boleto bancário de mensalidade de escola, plano de saúde, etc.
  • Comprovantes de rendimentos: dependem do tipo de atividade (assalariado, autônomo, trabalhador rural, pensionista, aposentado). É preciso apresentar comprovantes de todos os membros do grupo familiar que tenham algum tipo de renda.

+ Documentos do ProUni: o que pode reprovar na inscrição?

Como fazer a renovação de bolsa do Prouni?

Assim como acontece no processo de concessão de bolsas ofertadas pelas faculdades, a renovação desta pelo ProUni também está sujeita a adaptações feitas pelas Instituições de Ensino (IEs) que podem fazer alterações no processo para se adequarem ao calendário universitário vigente na instituição e às condições próprias.

A renovação da bolsa do ProUni é obrigatória e deve ser feita todo semestre. Os prazos podem variar de acordo com cada IEs, por isso, é necessário que o bolsista fique atento aos comunicados lançados pelo setor de bolsas da universidade, ou da secretaria responsável por emiti-los. A não renovação desta pode resultar na perda do benefício, portanto, fique atento aos prazos.

No geral, será solicitado ao estudante bolsista que assine um termo que ateste a atual situação econômica do mesmo para conferir se esta continua sendo a declarada no momento da matrícula, e, caso suas condições tenham se alterado, é necessário fazer o comunicado à faculdade. Para isso, as instituições têm total liberdade para solicitar documentos que sirvam para comprovação de renda.

+ Simulador Prouni: Veja as chances conseguir bolsas de estudo com a nota do Enem

É possível participar do Prouni mais de uma vez?

O candidato pode participar do ProUni quantas vezes quiser, desde que tenha realizado a edição mais recente do Enem e se encaixe nas exigências de escolaridade e renda.

O que não pode é tentar o ProUni se você já possui um diploma de nível superior (obtido com a ajuda do programa ou não). A regra é clara: o ProUni é só para quem nunca concluiu uma graduação.

Posso usar o Prouni e o Fies ao mesmo tempo?

Em alguns casos, sim. O FIES pode ser solicitado apenas por bolsistas parciais do ProUni para financiar o restante da mensalidade, desde que duas regras sejam cumpridas:

  • A utilização do FIES seja para financiar o mesmo curso na mesma instituição que o estudante tem a bolsa do ProUni, desde que a soma dos benefícios não exceda o valor das mensalidades.
  • A faculdade participe também do FIES.

Mudanças no Prouni: governo amplia acesso ao programa

Quais são as faculdades que participam do Prouni?

Para poderem ofertar bolsas através do ProUni, é necessário que as instituições sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e sejam bem avaliadas, além de estar com o cadastro em dia com o programa. 

O ProUni só informa quais são as vagas disponíveis durante o período do processo seletivo. Se ele já estiver disponível, é possível consultar as faculdades que oferecem vagas na edição vigente do programa no site oficial do ProUni.

Vale a pena ressaltar que as faculdades não têm nenhuma obrigação legal de oferecer vagas para todos os cursos que ela têm na sua lista de graduações e nem em todos os turnos.

Simulador Prouni: Veja as chances conseguir bolsas de estudo com a nota do Enem

Outras opções de bolsa de estudo, além do Prouni

Se você não conseguiu a concessão de bolsas através do ProUni, por algum dos critérios de inscrição ou porque sua faculdade ou curso desejado não constavam na lista do programa, saiba que existem outras maneiras para você cursar uma graduação e economizar com as mensalidades. A seguir, temos uma lista com algumas faculdades que você pode se candidatar:

Todas elas têm autorização do MEC para oferecer seus cursos, assim como também são reconhecidas e bem avaliadas por ele.

Além de terem o selo de qualidade do órgão educacional mais importante do país e contarem com a oferta de bolsas de estudo, todas elas apresentam programas de descontos e financiamentos facilitados.

+ Leia também!

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.