dcsimg

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Descubra se o curso que você quer fazer é reconhecido pelo Ministério da Educação e tenha a certeza de que seu diploma será válido em todo o país!

Para que um diploma de nível superior tenha validade, a instituição de ensino precisa ter o aval do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso.

Todo mundo que está pensando em começar sua vida universitária e conseguir um diploma de nível superior tem que estar atento – e muito! – a essa questão.

Saiba mais detalhes sobre como funciona o reconhecimento pelo MEC e como descobrir se o curso que você pretende fazer tem esse aval. Conheça também alguns exemplos de faculdades reconhecidas pelo MEC para entrar com o pé direito na carreira!

Por que é importante saber se o curso é reconhecido pelo MEC?

Um diploma de nível superior só tem validade se for emitido por um curso reconhecido pelo Ministério da Educação.

O aval do MEC é a certeza de que sua graduação terá valor oficial em todo o Brasil e será bem aceito no mercado de trabalho. Por isso é tão importante saber se o curso que você pretende fazer é reconhecido.

O diploma reconhecido pelo MEC abre portas. Com ele você pode, por exemplo, fazer o registro Conselho Regional da sua profissão – essa filiação é condição legal obrigatória para o exercício de algumas atividades, como Medicina, Farmácia, Engenharia, Enfermagem, etc.

Com um diploma avalizado pelo MEC você também estará apto a prestar concursos públicos que exijam nível superior. É outro grande campo de possibilidades que se abre para você.

Além disso, o próprio mercado de trabalho faz sua triagem de acordo com os currículos dos candidatos. E aí, é claro, o nome da faculdade pesa muito. Uma instituição e um curso credenciados e bem avaliados pelo MEC aumentam suas chances de conseguir aquela vaga tão desejada.

O que é o reconhecimento do MEC?

Em poucas palavras, o reconhecimento das instituições de nível superior é uma das formas de controlar a qualidade da oferta universitária no Brasil, que vem crescendo enormemente nos últimos anos.

Não é qualquer um que pode abrir uma faculdade, começar a dar aulas e a emitir diplomas. É preciso obedecer a uma série de normas estabelecidas pelo MEC. Essas exigências são amplas e vão desde o espaço físico até a formação e o currículo dos professores.

O primeiro passo para uma instituição de ensino superior poder funcionar legalmente é o credenciamento no MEC. Uma vez credenciada, ela tem que conseguir a autorização do Ministério para criar e oferecer seus cursos. Para conceder a autorização, o MEC avalia:

  • A organização didático-pedagógica
  • O corpo docente
  • O corpo técnico-administrativo
  • As instalações físicas

Somente depois de autorizada é que a faculdade poderá abrir processos seletivos para a captação de alunos e a criação de turmas.

Depois de dois ou três anos de iniciado o curso, a instituição solicita o reconhecimento desse curso específico. É quando uma comissão designada pelo Ministério faz uma visita para verificar e avaliar uma série de quesitos como aqueles que já citamos (infraestrutura, professores etc.). Dependendo do parecer dessa comissão, o MEC irá reconhecer ou não o curso, cabendo ainda a possibilidade de solicitar ajustes e melhorias, com prazo definido para a realização de nova visita.

As melhores instituições e graduações, portanto, são aquelas que passaram por essas três etapas: credenciamento, autorização e reconhecimento. Quando um curso é apenas autorizado, significa que provavelmente foi criado recentemente e o MEC ainda vai fazer o processo de reconhecimento.

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Você pode entrar diretamente nos sites de cada faculdade e buscar a informação do reconhecimento. Mas a fonte mais confiável para obter esse é o site e-MEC. A consulta é pública e gratuita.
Veja como fazer:

  1. Acesse o site e-MEC.
  2. Clique na aba “Consulta Avançada”. Você vai estar em uma página de busca, com campos para preencher e filtrar sua pesquisa.
  3. Na parte superior, em “Buscar por”, selecione a opção “Instituição de Ensino Superior”.
  4. No campo logo abaixo, “Nome ou Sigla da Instituição”, digite o nome da faculdade ou universidade sobre a qual você quer se informar.
  5. Coloque o estado e o município, se quiser. Os campos seguintes são opcionais.
  6. Em “Situação”, selecione a opção “Ativa”.
  7. Digite o código de verificação no campo correspondente e clique em Pesquisar.

O mesmo processo você pode fazer com algum curso específico. Basta começar a preencher a parte superior, “Buscar por”, selecionando a opção “Curso de Graduação”.

As notas do MEC vão de 1 a 5, sendo que a nota 3 é considerada satisfatória. Acima de 3, o curso ou instituição supera as expectativas. As notas 1 e 2 significam que a graduação ou faculdade não atende aos critérios de qualidade estipulados pelo Ministério.

Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC

Veja a seguir uma lista com algumas faculdades autorizadas pelo MEC que oferecem grande número de cursos reconhecidos e bem avaliados. É uma maneira de começar a pesquisa sobre o seu futuro acadêmico.

Veja também:

Curso a distância é reconhecido pelo MEC?

Entendeu como funciona o reconhecimento do MEC? Já descobriu se o curso que você quer fazer é reconhecido? Deixe aqui seu comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin