dcsimg

Descubra como se inscrever no FIES 2017

O programa do Governo Federal que financia cursos superiores já começou. Veja como participar!

 Se você está buscando financiamento estudantil a juros baixos e prazo longo para pagar a faculdade, a hora é agora. O FIES 2017 já começou!

São quase 150 mil vagas em cursos de todas as áreas de conhecimento por todo o Brasil.

O FIES é uma bela oportunidade de entrar na faculdade ainda este semestre. Com o benefício, o aluno só começa a pagar as mensalidades bem depois da formatura. É uma mão na roda para quem quer obter aquele tão sonhado diploma, mas anda com o bolso meio apertado.

Se você é um dos tantos brasileiros interessados no FIES, é hora de colocar a mão na massa – e a gente explica como se inscrever 2017 em todos os detalhes. Confira!

Como se inscrever no FIES 2017

Inscrever-se no FIES é bastante simples. Basta o candidato acessar o sistema entre os dias 7 e 10 de fevereiro, preencher os dados necessários e buscar o financiamento desejado.

Veja o passo a passo básico:

  • Vá ao site oficial do FIES 
  • Digite os dados necessários para entrar no sistema
  • Faça uma busca e escolha uma opção de curso
  • Aguarde a confirmação do sistema e pronto!

O critério de seleção do FIES acontece por meio da nota do Enem – quanto maior, mais chances o candidato inscrito tem de obter o benefício.

Quem perder o período de inscrição só poderá participar novamente da segunda edição do FIES, que acontece no segundo semestre (a data ainda não foi definida).

Quem pode participar do FIES 2017

Para participar do FIES 2017 é preciso:

  • Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.
  • Comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Toda documentação terá que ser comprovada mais adiante, caso o candidato consiga o benefício – portanto, nada de inventar informações para driblar os critérios.

O FIES não trabalha com sistema de cotas, ao contrário do Sisu e do ProUni – outros programas do MEC que usam a nota do Enem para selecionar novos estudantes.

Quando sai o resultado do FIES 2017

A primeira e única chamada do FIES, com o nome selecionados para o financiamento estudantil, deve sair no dia 13 de fevereiro, na segunda-feira após o encerramento das inscrições.

É preciso ficar de antena bem ligada, porque o MEC não avisa o candidato que ele foi escolhido. Ele tem que acessar o sistema e checar se o nome aparece na lista.

Depois que é pré-selecionado, o candidato ainda tem que apresentar a documentação exigida tanto na faculdade escolhida quanto no banco onde irá fazer o financiamento (que pode ser Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal). O prazo para tudo isso também é curto. Quem não cumprir as datas ou não conseguir levar os documentos exigidos, perde a vaga e cede o financiamento para o próximo da fila.

Após a convocação regular, o FIES abre uma lista de espera.

Onde estudar com o FIES 2017

O FIES só trabalha com faculdades privadas de primeira linha. Portanto, o candidato pode ficar tranquilo quanto à qualidade da instituição onde irá estudar. É a certeza de que o investimento não será em vão.

A seguir, separamos algumas sugestões de faculdades bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos pelo FIES. Conheça:

Veja também:

Como utilizar o FIES para pagar a faculdade?

Está confiante de que vai conseguir o FIES este semestre? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin