dcsimg

Saiba tudo sobre as cotas do ProUni 2016

Entenda os tipos de cota oferecidos no ProUni 2016 e como conseguir uma dessas bolsas!

prouni_small

Através do Programa Universidade para Todos (ProUni) é possível conseguir uma bolsa de estudo integral ou parcial para fazer um curso de graduação em universidade particular.

Para participar do ProUni, o candidato precisa atender a alguns pré-requisitos e dentre eles está a renda familiar. O objetivo do programa é ajudar pessoas de baixa renda a ter acesso ao ensino superior.

Em 2016, apenas na primeira edição do ProUni serão distribuídas mais de 203 mil bolsas de estudo em quase 31 mil cursos de todas as áreas do conhecimento. Existem vagas para as cinco regiões do País e, em cada estado, uma parte delas é destinada aos cotistas.

As políticas afirmativas (ou cotas, como são popularmente conhecidas) são uma forma de reservar vagas para determinados grupos raciais ou sociais. O ProUni 2016 tem uma porcentagem de bolsas destinadas a pessoas com deficiência, aos autodeclarados pretos ou pardos e aos indígenas.

Saiba como funcionam as cotas do ProUni 2016 e conheça os pré-requisitos para concorrer a uma bolsa de estudo!

Modalidades de concorrência do ProUni 2016

Existem duas modalidades de concorrência no ProUni. O candidato precisa analisar em qual perfil se encaixa e então optar por uma delas durante o período de inscrição.

As modalidades são:

  • Ações afirmativas – são as vagas reservadas para cotas. Podem participar desta modalidade as pessoas com deficiência e os autodeclarados pretos, pardos ou índios.
  • Ampla concorrência – são as vagas de livre concorrência, para pessoas que não possuem o perfil descrito para as cotas.

Quando o candidato faz sua inscrição no ProUni, pode escolher até duas opções de curso de graduação. Ele precisa especificar para qual universidade deseja a vaga, em qual turno e para qual modalidade de concorrência.

Importante: Você irá disputar a vaga só com as pessoas que escolherem exatamente as mesmas opções de faculdade, unidade (local de oferta), curso, turno e modalidade de concorrência.

Tipos de cotas do ProUni 2016

As cotas do ProUni têm por objetivo diminuir as desigualdades, promovendo o acesso ao ensino superior de grupos que, historicamente, são discriminados ou vítimas de exclusão social.

O ProUni 2016 reserva vagas para dois tipos de cotistas:

  • Pessoas com deficiência.
  • Autodeclarados pretos, pardos ou índios.

Mas atenção! Para concorrer a uma vaga pelas ações afirmativas é preciso também atender aos outros requisitos mínimos exigidos pelo programa.

Critérios para se inscrever no ProUni 2016

Para concorrer a uma bolsa de estudo pelo ProUni 2016, o candidato não pode ter diploma de curso superior e precisa ter participado do Enem em 2015, com desempenho mínimo de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

Além disso, deve atender a pelo menos um destes requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública.
  • Ter cursado o ensino médio em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, integrar o quadro permanente de pessoal da educação básica, e concorrer a bolsas em cursos de licenciatura. Neste caso, não há necessidade de comprovar renda.

O critério de renda é diferente para cada tipo de bolsa ofertada:

  • Para as bolsas integrais, que cobrem 100% dos custos, a renda familiar bruta mensal do candidato não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Para as bolsas parciais, que cobrem 50% dos custos, a renda familiar bruta mensal exigida é de até 3 salários mínimos por pessoa.

Percentual de cotas no ProUni 2016

Para estabelecer o percentual das vagas destinadas aos cotistas, o ProUni utiliza dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

O número de bolsas de estudo reservadas ao cotistas respeita a proporção de cidadãos pretos, pardos e índios de cada região. Ou seja, em cada estado este percentual é diferente.

No momento da inscrição é possível ver quantas vagas estão reservadas para cotistas no curso, faculdade e turno que você escolher.

Vale a pena concorrer por cotas?

É de livre escolha do candidato disputar uma vaga pelas ações afirmativas ou pela ampla concorrência.

Durante o período de inscrição do ProUni, o candidato pode acompanhar a evolução das notas de corte para cada curso e mudar de ideia, escolhendo outra universidade, curso ou mesmo modalidade de concorrência.

Por existir um número menor de vagas disponíveis, em alguns casos a disputa por uma bolsa pelas ações afirmativas é mais acirrada que pela livre concorrência.

Portanto, avalie bem cada caso e escolha a opção que representa maiores chances para você!

Documentação necessária para participar das cotas do ProUni 2016

As inscrições para o ProUni acontecem pela internet e, durante este período, nenhuma documentação é exigida dos candidatos.

Porém, os pré-selecionados a uma bolsa devem confirmar as informações que forneceram na inscrição, apresentando a documentação exigida na universidade onde conseguiram a vaga.

As pessoas com deficiência precisam levar um laudo médico que ateste o tipo e o grau da deficiência.

No caso dos candidatos negros, pardos ou índios, nenhuma comprovação é necessária, pois este critério é autodeclaratório.

Todos os pré-selecionados no ProUni, sejam eles cotistas ou não, precisam apresentar outros documentos, como os comprovantes de renda, identificação pessoal, certificado de conclusão do ensino médio, etc.

Edições do ProUni 2016

O ProUni abre processo seletivo duas vezes ao ano: em janeiro e em junho. A primeira edição do ProUni 2016 já está acontecendo. Se você se inscreveu, fique atento às datas:

  • 25/01 – divulgação da primeira chamada.
  • 25/01 a 01/02 – matrícula dos pré-selecionados na primeira chamada.
  • 12/02 – divulgação da segunda chamada.
  • 12/02 a 18/02 – matrícula dos pré-selecionados na segunda chamada.
  • 26/02 a 29/02 – prazo para participar da lista de espera.

As datas da segunda edição do ProUni 2016 ainda não foram definidas. Assim que o MEC divulgar o cronograma para o segundo semestre você fica sabendo aqui!

Veja também:

Como se inscrever no ProUni 2016

Você vai tentar o ProUni? Conte para a gente em qual modalidade de concorrência!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin