dcsimg

Confira o cronograma do ProUni 2016

Quer concorrer a uma bolsa de estudo? Fique por dentro de todos os prazos do ProUni 2016!

prouni_small

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal que seleciona candidatos a uma bolsa de estudo em faculdades particulares a partir da nota que obtiveram no Enem do ano anterior.

Quem fez o Enem em 2015 pode participar das duas edições do ProUni em 2016, nos meses de janeiro e junho.

A primeira edição do ProUni 2016 já está acontecendo e oferece 203.602 bolsas de estudo. As universidades participantes do programa devem ser credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e ter boas avaliações. São quase 31 mil cursos, em todas as áreas do conhecimento e nas cinco regiões do País com vagas abertas para o primeiro semestre.

Confira a seguir o cronograma do ProUni 2016 e descubra quais os prazos para cada uma das etapas deste processo seletivo!

Período de inscrição do ProUni 2016

As inscrições para a primeira edição do ProUni aconteceram entre os dias 19 e 22 de janeiro. Durante este período os candidatos puderam verificar as vagas disponíveis e selecionaram até duas opções de curso.

Para o segundo semestre, as datas ainda não foram definidas. Assim que o MEC divulgar o cronograma da próxima edição do ProUni você pode conferir o calendário aqui!

Resultado da primeira chamada do ProUni 2016 – 25/01

O ProUni seleciona os candidatos através de duas chamadas regulares. A primeira foi divulgada no site oficial do programa em 25 de janeiro.

Existem outras duas formas de conferir o resultado:

  • Nas universidades participantes do ProUni.
  • Na central de atendimento do MEC, pelo telefone 0800 616161.

É de inteira responsabilidade do candidato conferir o resultado das chamadas e fazer a matrícula na instituição de ensino. Portanto, fique atento ao cronograma para não perder os prazos!

Matrícula dos pré-selecionados na primeira chamada do ProUni 2016 – de 25/01 a 01/02

O resultado das chamadas do ProUni é apenas uma pré-seleção. Para ganhar de fato a bolsa, o pré-selecionado precisa comprovar as informações fornecidas no período de inscrição.

Para isto, deve comparecer à instituição de ensino onde conseguiu a bolsa entre os dias 25 de janeiro e 1o de fevereiro, levando toda a documentação exigida.

Este é o prazo determinado pelo ProUni. No entanto, cada universidade estabelece os locais, datas e horários de atendimento aos estudantes. Portanto, verifique junto à universidade para a qual você foi selecionado quando e onde você deve comparecer para efetivar sua matrícula.

Resultado da segunda chamada do ProUni 2016 – 12/02

Ao fazer a inscrição no ProUni, o candidato tem pelo menos duas chances de ser convocado: na primeira ou na segunda chamada.

Quem não passou na primeira chamada deve apenas aguardar a data da segunda chamada. Não é necessário se inscrever novamente. O resultado da segunda chamada do ProUni sai no dia 12 de fevereiro.

Matrícula dos pré-selecionados na segunda chamada do ProUni 2016 – de 12/02 a 18/02

Os pré-selecionados na segunda chamada têm até o dia 18 de fevereiro para apresentar os documentos na universidade onde conseguiram a bolsa.

Se o candidato perder este prazo ou não apresentar todos os documentos exigidos, será automaticamente desclassificado do processo e perderá o direito à vaga!

Quem passou no ProUni precisa fazer alguma prova?

Em alguns casos, sim! As instituições são livres para aplicarem um processo seletivo próprio (que pode ser diferente do vestibular tradicional) aos futuros bolsistas do ProUni. No momento da inscrição é possível verificar se para entrar na vaga escolhida haverá alguma prova adicional.

As universidades que adotam este procedimento têm um prazo de 24 horas a partir da divulgação das chamadas regulares para informar aos bolsistas pré-selecionados como acontecerá este processo seletivo e quais critérios serão avaliados.

Lista de espera do ProUni 2016 – de 26/02 a 29/02

Quem não foi pré-selecionado nas chamadas regulares ainda tem mais uma chance: entrar na lista de espera. Para isto, os candidatos devem acessar o site do ProUni durante os dias 26 a 29 de fevereiro e manifestar seu interesse em participar desta lista.

Ou seja, devem marcar as opções de curso para as quais desejam esperar por uma vaga. Estas escolhas podem ser diferentes daquelas informadas no período de inscrição.

Podem participar da lista espera os candidatos:

  • Que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares.
  • Candidatos pré-selecionados que foram reprovados por não formação de turma para o curso escolhido (quando não há uma quantidade suficiente de alunos para fechar a turma).

No dia 3 de março será divulgada a relação dos candidatos na lista de espera.

Comprovação das informações dos candidatos na lista de espera – 08/03 e 09/03

Todos os candidatos relacionados na lista de espera precisam comprovar as informações fornecidas durante o período de inscrição.

Ou seja, é necessário comparecer na universidade onde foram pré-selecionados entre os dias 08 e 09 de março, apresentando a documentação exigida.

Veja também:

Saiba quem pode pedir o ProUni 2016

Você vai tentar uma bolsa pelo ProUni? Conte para a gente em qual curso você pretende entrar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin