dcsimg

Data da Prova do ENEM 2010

O MEC já confirmou a data da prova do ENEM 2010: o exame será realizado em Novembro, próximo a data do ENADE ( que deve ir pra Outubro ). Confira os últimos detalhes sobre o ENEM 2010.

ENEM 2010: Eleições, Copa do Mundo e uma Prova com 6 Milhões de Alunos

Especial ENEM 2010 do Guia da Carreira

O ano de 2010, com certeza vai ser bem movimentado.

A data da prova do ENEM 2010, originalmente marcada para o mês de Outubro foi adiada para os dias 06 e 07 de Novembro de 2010 ( sábado e domingo ).

O MEC decidiu passar a prova do ENEM 2010 para o mês de Novembro devido as eleições 2010 que vão ser realizadas no mês de Outubro.

As eleições 2010, em que vamos escolher o novo Presidente, Governadores, Deputados Federais, Estaduais e Distritais ( para quem mora no Distrito Federal ), vão ter o primeiro turno realizado no dia 03 de Outubro e o segundo turno realizado no dia 31 de Outubro.

O ENADE 2010 que estava previsto para o dia 07 de Novembro ( esta data coincide com a nova data da prova do ENEM 2010 ) deve ser adiantado para o meio do mês de Outubro ( aproximadamente dia 15 ) ou então para Setembro um pouco antes das eleições.

O ENADE deve ir para esta data porque este ano além das eleições também vamos ter a Copa do Mundo ( todos no segundo semestre !! ).

A Copa da Africa do Sul, no caso, vai ter a abertura no dia 11 de Junho, com a final prevista para o dia 11 de Julho.

Devido a realização da Copa do Mundo pela primeira vez em um país Africano, este ano a Africa é um assunto que deve aparecer bastante na prova do ENEM 2010.

É bom ficar atento a todas as notícias e estudar este tema, temas da Africa deve aparecer principalmente nas provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas do ENEM 2010.

Expectativas do MEC e do INEP para o ENEM 2010

Apesar da data da prova do ENEM 2010 já estar marcada, a data das inscrições do ENEM 2010 ainda não foi definida.

Ano passado mais de 4.200.000 pessoas fizeram a inscrição para a prova do ENEM 2009, esse ano a expectativa do INEP, que organiza a prova do ENEM, é que entre 5.5 milhões e 6 milhões de alunos façam as suas inscrições.

O ENEM 2009, também conhecido como a primeira edição do Novo ENEM, foi totalmente diferente das edições anteriores deixando de ser uma simples prova de avaliação para se tornar critério de seleção para 47.900 vagas na Universidades Federais através do SISU, critério de seleção para as bolsas do PROUNI e também um certificado de conclusão do Ensino Médio.

Pode-se dizer que hoje em dia o ENEM é a prova mais importante do Brasil.

Aprendizados do ENEM 2009 para o ENEM 2010

Possível Momento do Roubo da Prova do ENEM 2009

Ano passado apesar de não termos tido nem eleições e nem Copa do Mundo, a data da prova do ENEM também foi adiada.

No caso, não foi por causa de grandes eventos e sim devido ao roubo da prova original que foi furtada da gráfica onde estava sendo impressa para poder ser vendida.

A data da prova do ENEM 2009 que estava marcada para os dias 03 e 04 de Outubro acabou sendo adiada para os dia 05 e 06 de Dezembro de 2009.

Esse adiamento foi negativo pois acabou ficando muito próximo das datas de alguns vestibulares de final de ano e fez com que faculdades importantes desistissem de usar a nota do ENEM 2009.

Este ano, para evitar que a data da prova do ENEM 2010 sofra adiamentos vão ser adotadas medidas mais fortes de segurança, tanto na impressão quanto na distribuição da prova do ENEM 2010. Para isso o MEC e o INEP já pediram reforço da Polícia Federal que deve dar suporte.

Em relação a prova do ENEM 2010 em sí, o estilo, tamanho e dificuldade devem permanecer os mesmos, mas o MEC dá sinais que deve fazer algumas melhorias ( ainda não sabemos quais ).

Tudo indica que este ano além do reforço da segurança o site do ENEM 2010 também deve ser reformado para permitir que mais alunos façam a sua inscrição ao mesmo tempo. Ano passado, além do adiamento da data da prova do ENEM, as quedas do site também foram motivo de muitas reclamações dos alunos.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin