dcsimg

Saiba quais são as principais datas do FIES 2017

Anote todas as etapas do FIES 2017 para não perder nenhum detalhe da seleção!

Finalmente chegou a hora de tentar um financiamento estudantil subsidiado pelo Governo Federal. O FIES abre inscrições no final de julho e fica poucos dias no ar.

Quem está interessado em correr atrás desse benefício precisa ficar com o radar ligado. É que tudo vai acontecer muito rápido. A seleção dura só quatro dias e logo depois da divulgação dos resultados o contemplado precisa correr para apresentar a documentação necessária e assinar o contrato de financiamento.

Para não perder nenhum detalhe, é preciso ficar de olho vivo nas datas. A gente ajuda você a ficar por dentro de todas as etapas do FIES 2017 – acompanhe a seguir e garanta seu financiamento ainda neste semestre!

Principais etapas do FIES 2017

O FIES 2017 tem basicamente quatro etapas:

  1. Inscrição e processo seletivo
  2. Divulgação dos resultados
  3. Inscrição no SisFIES
  4. Divulgação das vaga remanescentes

O calendário é o seguinte:

24 a 28 de julho: inscrições

As inscrições abrem na terça-feira, dia 24 de julho, e encerram na sexta, dia 28 de julho. Não haverá uma segunda chance para os candidatos atrasados. Quem perder, só vai poder tentar novamente no próximo semestre.

Basicamente, o candidato terá que:

  1. Acessar o site de inscrições do FIES e clicar em “Fazer Minha Inscrição”.
  2. Na página é preciso informar o CPF e data de nascimento. Com esses dados, o sistema faz uma busca por todas as edições do Enem de que o candidato participou e indica se ele pode disputar o FIES 2017.
  3. Se estiver apto a participar, basta cadastrar uma senha e informar um e-mail válido. O sistema envia um link de ativação. Agora é preciso abrir o e-mail, clicar no link e avançar na inscrição.
  4. Assim que acessar o sistema, o candidato precisa informar o CPF dos membros do grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos, as datas de nascimento e a renda bruta mensal de cada um deles.
  5. Depois disso, o candidato pode escolher um curso e turno para concorrer ao FIES, em qualquer instituição cadastrada com vaga disponível.

31 de julho: divulgação dos resultados

O resultado do FIES já sai na segunda-feira seguinte ao encerramento do processo seletivo, dia 31 de julho.

Os pré-selecionados devem correr para fazer a segunda etapa de inscrição. Quem não for chamado neste momento irá automaticamente para uma lista de espera.

Os resultados ficam disponíveis no próprio site do FIES ou nas instituições participantes.

A partir de 01 de agosto: segunda etapa de inscrição

Depois da aprovação em chamada única, o candidato escolhido tem um prazo para inscrever-se no SisFIES, uma segunda etapa de inscrição em que será preciso apresentar toda documentação comprobatória de escolaridade e renda exigida pelo MEC.

Tudo é pelo site do SisFIES.

Depois de concluir esta etapa, ainda haverá outra: validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade onde conseguiu o benefício. Para isso, o candidato terá no máximo 10 dias a partir da conclusão da inscrição no SisFIES.

O selecionado também tem um prazo para fazer a contratação do financiamento no banco.

01 de agosto a 03 de setembro: convocação da lista de espera

As vagas não preenchidas vão sendo liberadas aos poucos aos candidatos em lista de espera. Isso pode se estender por todo o mês de agosto e ir até o dia 03 de setembro. Quem ficar em lista deve acessar o site do FIES todos os dias para saber se foi chamado.

Isso porque, assim que o candidato é pré-selecionado, ele tem poucos dias para acessar o SisFIES e completar a segunda etapa da inscrição.

Quem não se ligar corre o risco de ceder o benefício ao próximo candidato. Fique de olho.

Quem pode participar do FIES 2017?

Como o FIES é direcionado a estudantes que não têm condições de pagar uma faculdade, é necessário cumprir o requisito de renda estabelecido pelo MEC. O teto aqui é uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, é necessário apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero em qualquer Enem a partir de 2010.

Onde estudar com o FIES 2017

O MEC só concede financiamento em faculdades bem avaliadas. Por isso, se você está receoso quanto à qualidade da instituição escolhida, pode ficar tranquilo. Seu investimento não será em vão.

Separamos algumas faculdades bacanas que aceitam o FIES para você considerar na seleção:

Veja também:

Descubra como se inscrever no FIES 2017

Está pensando em concorrer a um financiamento do FIES? Em qual curso? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin