dcsimg

Conheça todas as datas do FIES 2018

Vai tentar o FIES em 2018? Veja aqui como vai ficar o calendário e comece a se programar desde já!

Quem pretende se candidatar ao FIES em 2018 tem que ficar bem esperto: o programa é todo baseado em prazos apertados, apresentação de documentos e uma certa dose de burocracia.

Portanto, quem estiver organizado já sai na frente. E quanto mais você souber sobre as datas do FIES, mais fácil será montar um cronograma para reunir tudo o que precisa e garantir um financiamento com condições facilitadas para bancar a faculdade particular!

Ainda é cedo para termos as datas exatas do FIES 2018. Explicamos: o MEC só libera essa informação pouco antes da abertura das inscrições. No entanto, montamos o guia a seguir com todas as informações para você ter uma ideia de datas aproximadas e se esquematizar. Vamos conferir?

Quem pode se inscrever no FIES 2018

Se você quer se preparar para o FIES em 2018, o primeiro passo é saber se atende aos critérios estabelecidos pelo programa para se candidatar.

Desde que se tornou um processo seletivo, em 2015, o FIES exige desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas de qualquer Enem a partir de 2010, sem ter zerado a redação. Além disso, para se inscrever é preciso se encaixar no requisito de renda familiar. É aí que está uma das maiores novidades do FIES 2018.

Até 2017, só podia participar quem tivesse renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. No FIES 2018, a coisa muda de figura: pode participar quem tiver renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Data de abertura das inscrições do FIES 2018

Antes de mais nada, vamos tratar do FIES 2018 do primeiro semestre, que está mais próximo.

As datas exatas serão divulgadas alguns dias antes de o processo abrir, mas as inscrições devem ocorrer entre o final de janeiro e o comecinho de fevereiro de 2018, logo após sair o resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Fique super atento, porque o prazo de inscrição é bem curto! A coisa toda vai ocorrer entre a manhã de uma terça-feira e as 23h59 da sexta-feira da mesma semana. Ou seja, são apenas quatro dias!

Quer uma dica? Não deixe para se inscrever na última hora. Com o número de acessos, o portal do FIES pode ficar lento ou até fora do ar. Imagina não conseguir acessar o site e perder o prazo de inscrição por marcar bobeira? Quanto antes você tirar essa pedra do caminho, melhor. Afinal, a inscrição no processo seletivo é só o começo do caminho para conseguir o FIES.

Data da divulgação dos resultados do FIES 2018

Uma das coisas boas do FIES é que essa parte dos resultados costuma ser bem rápida. A divulgação sai logo após o término das inscrições. Vai ser assim: as inscrições se encerram na sexta-feira e logo na segunda-feira seguinte já vai ser possível acessar o site do programa e conferir se ficou entre os pré-aprovados.

Outra possibilidade para conferir se você está entre os escolhidos é consultar a faculdade para a qual se candidatou.

Fique bem ligado: o FIES não entra em contato com o candidato para comunicar a aprovação. Então, é da sua total responsabilidade acessar essa informação no site!

Quem for selecionado precisa ficar de olho nos prazos para cadastro no SisFIES, comprovação de informações junto à faculdade e contratação do financiamento. Sim, é preciso correr para cumprir tudo dentro do período estabelecido e assim garantir o benefício.

Data da lista de espera do FIES 2018

Se você não for chamado de primeira no FIES, não perca as esperanças! Há uma lista de espera que começa a funcionar a partir do momento que alguns candidatos da primeira chamada não conseguirem o financiamento ou desistirem do FIES por algum motivo. Essa chamada não é feita por uma lista divulgada em um único dia, então é necessário um pouquinho mais de atenção e paciência. O processo todo pode se estender por até algumas semanas depois do início das aulas.

Aqui, o procedimento que deve ser realizado é entrar no site do FIES todo santo dia para checar se você foi aprovado. De novo, o programa não entra em contato com os contemplados.

Se você for chamado, o esquema para comprovar as informações e contratar o financiamento é igual ao dos demais candidatos. Você terá alguns dias para fazer o cadastro com as informações no SisFIES, mais alguns dias para comparecer à CPSA e outro prazo para ir ao banco assinar o contrato.

Data do FIES 2018 do segundo semestre

Já sabemos que o MEC só divulga as datas de inscrição para o FIES em cima da hora, então ainda é muito cedo para saber exatamente quando ocorrerão as inscrições para o segundo semestre. O que sabemos, por ora, é que devem ocorrer entre o final de julho e começo de agosto de 2018, como de costume.

As etapas serão exatamente as mesmas que o pessoal do primeiro semestre terá que cumprir.

Faculdades onde você pode financiar seu curso com o FIES em 2018

Ainda está em dúvida sobre qual faculdade deseja cursar? O legal do FIES é que todas as faculdades participantes passam por uma avaliação do MEC.

Assim, pode ficar tranquilo: se está no FIES, a instituição de ensino foi aprovada pelo MEC, atende aos requisitos e tem qualidade.

Quer uma forcinha para se decidir? Separamos algumas ótimas faculdades que contam com vários cursos interessantes para você escolher. Com certeza você vai encontrar alguma coisa do seu agrado. Confira:

E se você não cumpre os requisitos para participar do FIES ou perdeu as datas, não se preocupe. Todas as faculdades da lista acima oferecem uma série de alternativas que facilitam a vida financeira dos alunos: bolsas, descontos e até financiamentos!

Veja também:

Documentos para o FIES

Está pensando em prestar o FIES em 2018? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin