dcsimg

Saiba quais são as principais datas do Sisu 2017

Veja quando vai acontecer o Sisu 2017 e programe-se para tentar uma vaga em universidade pública sem precisar fazer vestibular!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o primeiro programa federal de acesso ao ensino superior a abrir inscrições em 2017.

O Sisu usa a nota do Enem mais recente para classificar candidatos a vagas em centenas de universidades públicas nas cinco regiões do País.

Em 2017, o Sisu vai acontecer no primeiro e no segundo semestre. Confira a seguir como fica o calendário.

Datas da primeira edição do Sisu 2017

O edital da primeira edição do Sisu 2017 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, já foram definidas as datas de inscrição e a quantidade de vagas. Serão 238.397, distribuídas em 131 instituições públicas de ensino superior.

Elas costumam durar poucos dias – abrem na terça-feira e encerram na sexta da mesma semana. O resultado já sai na segunda-feira seguinte.

Confira as principais datas do Sisu 2017:

  • 19 de janeiro: liberação do acesso ao sistema para consultar as vagas disponíveis
  • 24 a 27 de janeiro: prazo para as inscrições dos interessados
  • 30 de janeiro: resultado da primeira chamada

Assim que o MEC divulgar o cronograma completo, com as datas de todas as chamadas, procedimento para entrar na lista de espera e prazo para matrícula dos selecionados, você ficará sabendo por aqui!

Datas da segunda edição do Sisu 2017

As datas da segunda edição do Sisu 2017 devem ser divulgadas pelo MEC em junho.

Quem pode participar do Sisu 2017?

Para se inscrever no Sisu 2017, é obrigatório ter feito o Enem 2016 e não ter zerado na redação.

Outros processos seletivos que usam a nota do Enem

Quem não passou ou não quis participar do Sisu 2017 pode tentar o vestibular tradicional ou usar a nota do Enem para participar de diversos outros processos seletivos. Confira alguns dos principais:

  • Ingresso direto: usado por faculdades particulares para selecionar seus alunos. Pode ser aplicado também para preencher vagas remanescentes. Os critérios variam, mas no geral são aceitas praticamente todas as edições anteriores do Enem.
  • ProUni: o Programa Universidade para Todos distribui bolsas de estudos em faculdades privadas bem avaliadas pelo MEC. É preciso atender aos requisitos de renda familiar, formação e desempenho no Enem mais recente para participar.
  • FIES: o Fundo de Financiamento Estudantil ajuda a pagar a faculdade por meio de um empréstimo a juros baixos. A dívida só começa a ser quitada após a formatura. Para participar do processo seletivo é necessário cumprir requisitos de renda familiar e desempenho no Enem.

Veja alguns exemplos de faculdades que aceitam a nota do Enem:

Veja também:

Saiba que nota você precisa tirar no Enem para passar no Sisu

Está se preparando para concorrer a uma vaga pelo Sisu? Que curso pretende fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin