dcsimg

Como conseguir desconto em faculdade?

Há muitas maneiras de cursar uma faculdade particular pagando menos. Confira algumas delas!

Muitas faculdades privadas oferecem a oportunidade de estudar com descontos ou bolsas de estudo. As formas vão desde programas subsidiados pelo governo até benefícios concedidos para alunos com bom desempenho.

Comprovar baixa renda familiar ou ter boas notas são dois dos caminhos mais comuns para conseguir descontos nas mensalidades. Mas também dá para encontrar o benefício na empresa em que você trabalha e em sites especializados, por exemplo.

Se você está deixando de estudar porque acha as faculdades caras, fique aqui com a gente e leia o guia que preparamos a seguir. Ele pode ser o início de uma grande mudança em sua vida acadêmica e profissional!

Tipos de ajuda que você pode conseguir para pagar a faculdade

Existem algumas modalidades diferentes de benefícios que o aluno pode receber para estudar em uma faculdade privada.

As bolsas de estudo, por exemplo, podem ser integrais (quando arcam com 100% dos gastos) ou parciais (quando assumem uma porcentagem dos gastos e o aluno banca o restante).

Outra forma de bolsa é aquela que fornece diretamente ao estudante – geralmente por transferência bancária – uma quantia mensal em dinheiro, para administrar seus gastos no período em que está estudando. Esse modelo não chega a ser um desconto, está mais para uma ajuda de custo. É um pouco mais difícil de conseguir, pois depende do orçamento disponível das entidades de fomento à pesquisa acadêmica.

Vamos contar como conseguir pagar menos na faculdade por meio de algumas das principais iniciativas de bolsas e descontos.

Como conseguir desconto na faculdade pelo ProUni

O ProUni é o Programa Universidade para Todos, um projeto do governo federal capitaneado pelo Ministério da Educação (MEC). É atualmente um dos maiores distribuidores de bolsas do país.

Para concorrer ao benefício, o interessado deve acessar o site do ProUni e, gratuitamente, realizar seu cadastro. Lá, o estudante faz a busca pela faculdade e cursos de seu interesse e vai preenchendo os dados solicitados. Existe a possibilidade de se inscrever em duas opções de cursos e faculdades.

O número de inscrição e a senha do Exame do Ensino Médio (Enem) mais recente são informações fundamentais para fazer a inscrição, já que o ProUni usa a pontuação do Exame para classificar os candidatos.

Só pode se inscrever no ProUni quem ainda não tem diploma de nível superior e participou da edição mais recente do Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral e nota acima de zero na redação.

Outro requisito para participar é a renda familiar bruta mensal. Ela deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa para concorrer a uma bolsa integral (que cobre 100% da mensalidade) e de até três salários mínimos por pessoa para disputar uma bolsa parcial (cobre 50% da mensalidade).

O ProUni acontece duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. As inscrições ficam abertas durante poucos dias, por isso é bom ficar de olho no calendário do MEC.

Como conseguir desconto na faculdade pelo Quero Bolsa

O processo para conseguir descontos pelo Quero Bolsa é bem simples. Trata-se de um site especializado em oferecer abatimentos em mensalidades de faculdades parceiras. O benefício é válido por todo o curso.

Para conseguir um desconto do Quero Bolsa, o primeiro passo é acessar o site e fazer uma busca pelas oportunidades disponíveis: escolha a cidade, o curso, a faculdade e o valor que você tem condições de pagar. Então, é só ativar a busca e os resultados aparecem.

Clicando em cada um deles, você tem acesso a mais detalhes e pode ir afinando a pesquisa, optando pelo turno em que prefere estudar, a modalidade (presencial ou a distância) e o tipo de curso (graduação, pós-graduação ou curso técnico). Ao encontrar o desconto ideal, clique em “Quero esta bolsa”.

Depois, é preciso pagar uma taxa para confirmar a pré-matrícula e ir à faculdade com o comprovante de pagamento para concluir o processo. Os descontos do Quero Bolsa podem chegar a 75% da mensalidade.

Como conseguir desconto pelo Educafro

A organização não governamental Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) oferece descontos para estudantes formados no ensino médio da rede pública, com foco em alunos negros e de baixa renda.

Para começar o processo, é preciso entrar no site da Educafro para fazer o cadastro e depois fazer uma busca pelos cursos e faculdades de seu interesse.

O Educafro tem algumas particularidades: o interessado deve participar das denominadas reuniões de acolhida, que ocorrem na sede da ONG. Além disso, é necessário passar por uma avaliação institucional e por uma prova de cidadania. Só depois de aprovado nessas avaliações é que o estudante poderá realmente concorrer aos descontos oferecidos no site da Educafro.

Como conseguir desconto por mérito acadêmico

Alunos que se destacam nas provas do vestibular têm a possibilidade de conseguir descontos integrais ou parciais nas mensalidades.

As regras de concessão desses benefícios variam de instituição para instituição e normalmente estão detalhadas no edital do concurso.

Como conseguir desconto com a bolsa trabalho

Outra opção que deve ser verificada na própria faculdade em que o aluno já estuda é a do desconto oferecido em troca da prestação de algum tipo de trabalho para a instituição.

O acesso a essas bolsas também costuma ser concedido a estudantes com boas notas, já que as atividades que ele vai exercer têm a ver com o conteúdo do curso, como monitoria ou apoio em pesquisas.

Como conseguir descontos de empresas

Esta dica é para os alunos que já trabalham. Os descontos podem ser conseguidos em faculdades conveniadas à empresa ou como política de desenvolvimento de funcionários.

Nos dois casos, o ideal é informar-se junto ao departamento de Recursos Humanos quanto aos convênios disponíveis e as políticas de incentivos da organização.

Faculdades que oferecem descontos

Entre as muitas opções de faculdades privadas que oferecem algum tipo de desconto em suas mensalidades, destacamos as instituições a seguir, todas reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC):

Veja também:

Faculdades que aceitam ProUni

O que achou das opções de desconto nas faculdades? Está pensando em tentar algum deles? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin