dcsimg

10 dicas de conseguir descontos em faculdades no RJ

Conheça algumas maneiras de estudar em uma boa faculdade do estado do Rio de Janeiro pagando bem menos!

A gente sabe que fazer um curso superior não é fácil. Além de ter que se dedicar aos estudos, é preciso fazer um bom planejamento financeiro para conseguir ir até o fim e obter o tão sonhado diploma.

Por isso economizar é tão importante. Cada centavo pode fazer uma bela diferença no final do mês.

Ainda bem que praticamente todas as faculdades particulares brasileiras contam com programas de descontos, bolsas e financiamentos que ajudam bastante o estudante a não estourar o orçamento.

Isso vale para o Rio de Janeiro e para todo o Brasil.

Quer saber como economizar? Então confira 10 dicas para conseguir desconto em faculdades no RJ!

1. Fique de olho nos descontos por pontualidade

Esse é um benefício muito comum oferecido pelas principais faculdades particulares do Brasil e se aplica a todos os estudantes. O melhor: é totalmente sem burocracia, sem necessidade de inscrição ou algo do tipo.

Basta pagar o valor da mensalidade em dia (normalmente até o dia 5 de cada mês) para ganhar um desconto em cima do valor total. O abatimento pode de ir de 5 a 20%, dependendo da instituição e do tipo de graduação.

É uma forma simples e eficaz de economizar. Informe-se na sua faculdade se esta opção está disponível.

2. Veja se a empresa onde você trabalha tem convênio com alguma faculdade

É muito comum que as grandes faculdades fechem acordos com empresas de diversos portes e áreas de atuação. Essa parceria normalmente tem o objetivo estimular a formação dos funcionários em nível de graduação e pós.

E, claro, tudo isso se reverte em vantagens para o aluno: descontos que podem ir de 20% a até 100% em alguns casos.

Para saber se a sua empresa tem convênio com alguma faculdade, informe-se no departamento de Recursos Humanos.

3. Ganhe um descontão em sites que oferecem bolsas de estudos

Existem diversos sites que operam em parceria com faculdades particulares de todo o Brasil para preencher suas vagas ociosas.

Para isso, as instituições oferecem uma bolsa-desconto que pode chegar a 70% sobre o valor da mensalidade – e isso do começo ao fim do curso.

O melhor é a comodidade e a facilidade com que o aluno pode ganhar o benefício. Basta acessar o site, indicar a cidade do RJ onde você está, buscar a bolsa desejada na instituição onde quer estudar, cadastrar-se, pagar a taxa de pré-matrícula e correr para o abraço.

No Brasil existem dois bem conhecidos, o Quero Bolsa e o Educa Mais Brasil. Ambos operam no Rio de Janeiro.

4. Estude para ter mais chances de ganhar uma bolsa de estudos integral

Se um simples desconto não é o suficiente para você, que tal então tentar uma bolsa de estudos integral?

Essas são bem mais difíceis de conseguir, mas não são nada de outro mundo. O benefício pode ser patrocinado pelo governo federal, estadual ou entidades sem fins lucrativos.

Os principais que você vai encontrar no RJ são:

ProUni – É o maior e mais conhecido programa de bolsas de estudos do país. Com ele é possível estudar em faculdades particulares bem avaliadas pelo MEC sem pagar nada, ou arcando apenas com metade dos custos da mensalidade. O ProUni, no entanto, é restrito aos candidatos que fizeram o Enem mais recente e obtiveram desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Critérios de renda e formação também se aplicam. O processo seletivo é bastante concorrido e abre duas vezes ao ano.

Prossiga – Programa da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) para facilitar o acesso de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública estadual a cursos superiores em faculdades privadas. A quantidade de vagas não é tão grande quanto no ProUni e é preciso ficar de olho nas datas de seleção. O número de benefícios concedidos depende da disponibilidade de orçamento estadual.

Educafro Rio – A Educafro tem a missão de promover a inclusão da população negra e de baixa renda nas universidades particulares da capital e do estado do Rio. A organização oferece bolsa de estudos de até 100% aos candidatos associados que se encaixem nos critérios de participação.

Bolsas das próprias faculdades – É muito comum as faculdades oferecerem bolsa de estudos aos primeiros colocados do vestibular tradicional da instituição. Mas isso não é tudo. Para atrair talentos para suas salas de aula, algumas delas oferecem o benefício a alunos que fizeram o Enem e tiveram uma pontuação excelente.

5. Tente bolsas de pesquisa e iniciação científica

Já pensou em conseguir uma bolsa de iniciação científica para turbinar sua experiência universitária e, ainda por cima, ganhar um baita desconto na faculdade?

Pois muitas instituições no RJ oferecem essa possibilidade. Basta ir até a secretaria do curso e informar-se sobre as bolsas de iniciação científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) ou da própria faculdade.

Essas bolsas são atreladas a projetos de pesquisa liderados por professores doutores em diversos campos do conhecimento. Além do benefício financeiro, podem abrir muitas portas para a sua vida profissional e acadêmica.

No caso das bolsas do CNPq, o aluno recebe um auxílio financeiro que pode usar para custear suas despesas. Nas bolsas das próprias instituições, geralmente o valor vira um bom desconto na mensalidade

6. Mude de faculdade e ganhe desconto de até 50%

Se você já estiver matriculado em uma faculdade e tiver planos de mudar, pode se dar muito bem.

É que algumas instituições, como a tradicionalíssima Universidade Estácio de Sá (UNESA), oferecem descontos de até 50% no valor da mensalidade para quem pedir transferência para lá.

O bom de tudo isso é que encontramos várias outras faculdades presentes no Rio de Janeiro que oferecem esse tipo de benefício.

7. Faça uma segunda graduação e pague menos

Quem já fez um curso superior e está pensando em fazer outro pode ganhar o empurrãozinho que faltava para isso. É que muitas faculdades têm uma política de descontos para alunos em segunda graduação.

Aqui, o abatimento pode chegar a 50% durante todo o curso. E tem outra facilidade bem interessante: quem já tem diploma de nível superior não precisa fazer um novo vestibular, já entra direto.

8. Está difícil mesmo com os descontos? Já pensou em financiar os estudos?

Se para você a situação não está lá essas coisas e nem mesmo os descontos estão tornando sua vida mais fácil, talvez seja o momento de considerar fazer um financiamento estudantil.

O sistema de financiamento mais comum é o FIES, o Fundo de Financiamento Estudantil do Governo Federal. As regras do FIES vêm mudando nos últimos tempos, mas os critérios de participação normalmente envolvem desempenho no Enem e renda familiar.

Outra alternativa é partir para o financiamento privado que algumas faculdades oferecem. Os mais conhecidos são o PEP e o Pravaler. A maioria deles é bem diferente do FIES. O esquema funciona mais como um parcelamento, no qual até 70% do valor do curso pode ser pago depois da formatura, sem juros, mas com correção monetária. Informe-se no local onde você quer estudar.

9. Considere a ideia de fazer um curso a distância

Às vezes, quando o bicho pega nas mensalidades, é preciso recorrer a novos formatos.

Os cursos a distância podem ser uma opção interessante de formação, já que são duplamente econômicos: primeiro, a tecnologia permite uma imensa redução de custos para as faculdades, que repassam a economia para os alunos na forma de mensalidades mais em conta. Depois, sem precisar se deslocar todos os dias à faculdade, vai sobrar uma boa grana no fim do mês.

O diploma de um curso a distância reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial.

10. Conheça boas faculdades que oferecem descontos

Claro que é importante estudar em instituições bem avaliadas pelo Ministério da Educação, que ofereçam a formação que você quer, na modalidade desejada, e que tenham um diploma bem aceito no mercado de trabalho.

Mas às vezes é preciso ainda mais: descontos e facilidades para ajudar nessa difícil jornada que é fazer um curso superior.

Por isso a gente separou algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que estão presentes no RJ e oferecem facilidades diversas aos seus alunos:

Veja também:

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos ainda esse ano

Tem mais alguma dica para baratear o custo da faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin