dcsimg

Descubra como conseguir um desconto na faculdade

As opções de bolsas de estudos e descontos são muitas. Confira o que você pode fazer para estudar em uma boa faculdade pagando menos!

Fazer uma faculdade e obter um diploma de nível superior é o sonho de muita gente. No entanto, os estudos podem pesar bastante no orçamento familiar e nem todos têm condições financeiras de bancar as mensalidades.

A boa notícia é que há muitas formas de conseguir bolsas de estudos e descontos para que o sonho de concluir uma faculdade não deixe sua conta no vermelho. Há várias maneiras de conseguir essa ajudinha: fazer a matrícula antecipadamente, pagar as mensalidades em dia, comprovar baixa renda familiar, buscar ajuda de fundações e até pesquisar em sites especializados!

Reunimos no guia a seguir as principais formas de obter descontos e ainda fornecemos uma lista com faculdades que oferecem bolsas e abatimentos nas mensalidades. Vamos lá?

Desconto por matrícula antecipada

Algumas faculdades oferecem descontos nas mensalidades aos alunos que se matricularem antes de um prazo fixado pela instituição.

É a típica situação ganha-ganha: as instituições garantem as matrículas e conseguem abrir turmas mais rápido, enquanto o aluno se beneficia pagando menos até o final do curso.

Desconto por pagamento de mensalidade em dia

Muitas instituições de ensino recompensam os alunos que não atrasam o pagamento das mensalidades. O incentivo, aqui, vem na forma de abatimento no boleto. O percentual de desconto depende da faculdade, podendo variar de 4% a 10%, em geral.

Desconto para quem entra pelo Enem

Além de não cobrarem taxa de inscrição para quem fez o Enem, algumas faculdades oferecem também descontos durante toda a graduação para quem ingressa com a nota do Exame.

Desconto familiar

Muitas faculdades oferecem descontos para as pessoas de uma mesma família que frequentam a instituição. Olha que vantajoso: você pode ir de carona com seu parente (caso estudem no mesmo horário) e ainda pagar mensalidades mais em conta!

Bolsa por mérito

A bolsa por mérito é uma recompensa aos melhores alunos. Algumas instituições oferecem bolsas integrais ou parciais aos primeiros colocados nos vestibulares, enquanto outras dão um desconto nas mensalidades aos estudantes com excelente desempenho nas disciplinas ao longo do curso.

Bolsa de iniciação científica

A bolsa de iniciação científica é um auxílio financeiro dado aos alunos envolvidos em projetos de pesquisas acadêmicas. A bolsa é mantida por órgãos governamentais, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Bolsa por idade

Embora não seja muito comum, algumas faculdades participam de programas de incentivo à educação superior na terceira idade e oferecem descontos para pessoas acima dos 60 anos.

Bolsas institucionais

São bolsas concedidas aos estudantes pelas próprias faculdades. Os critérios dependem de cada instituição e normalmente estão relacionados às condições econômicas dos candidatos. Em muitos dos casos, o aluno deve comprovar que não tem renda suficiente para arcar com as mensalidades.

Convênio com empresas

É bastante comum as instituições de ensino manterem convênios com empresas, oferecendo descontos aos funcionários daquela organização. Converse com o departamento de Recursos Humanos de seu empregador e verifique se ele tem parceria com alguma faculdade. Associações de classe e sindicatos também podem ter esse tipo de convênio com universidades.

Programas estaduais

Secretarias de Educação de diversos estados possuem programas de bolsas de estudo. Em São Paulo, por exemplo, há o Bolsa Universidade. Informe-se se o seu estado tem algum programa do tipo.

Fundação Estudar

Esse programa concede bolsas por mérito a estudantes que desejam realizar seus estudos universitários no Brasil ou no exterior. A seleção dos candidatos é feita em sete etapas e é necessário preencher diversos pré-requisitos, além de demonstrar excelência acadêmica.

Quero Bolsa

O Quero Bolsa é um site que oferece descontos de até 75% em faculdades de todo o Brasil. O processo é bem simples e integralmente realizado pela internet: basta escolher uma bolsa disponível em alguma instituição parceira que se enquadre em seus objetivos e pagar um boleto de pré-matrícula. Os descontos valem até o final do curso.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos a estudantes de baixa renda em cursos superiores de faculdades privadas.

As bolsas oferecidas são integrais (100% da mensalidade) e parciais (50% do valor da mensalidade).

Para concorrer ao benefício é necessário ter feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. É preciso ainda atender a critérios de renda familiar máxima e escolaridade.

As inscrições do ProUni são gratuitas e ocorrem duas vezes por ano, no início do primeiro semestre e no início do segundo semestre.

Faculdades que oferecem descontos e bolsas de estudo

Muitas faculdades privadas oferecem descontos, mas atenção: pesquise se a instituição é autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer o curso que você pretende fazer. Isso é muito importante, pois só assim o diploma terá validade em todo o território nacional.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação que possuem seus próprios programas de bolsas e descontos especiais, além de participarem do ProUni:

Veja também:

Saiba tudo sobre o Quero Bolsa e veja como obter uma bolsa de estudos

Está pensando em tentar uma bolsa de estudos ou desconto nas mensalidades? Qual? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin