dcsimg

As dificuldades e os desafios no início da faculdade

A vida universitária traz muitas descobertas, mas junto vem diversos novos desafios e oportunidades.

Passei no Vestibular, e agora?

O tão esperado e desejado ingresso à faculdade pode representar um período delicado de mudanças. A adaptação ao novo estilo de vida e ritmo de estudo pode não ser tão simples. No curso de graduação é importante a dedicação do aluno, a escolha ou alteração na lista de prioridades e diminuição de tempo.
Mas é muito importante destacar que a mudança não traz somente perdas e escolhas de tarefas. Há inúmeras vantagens na vida universitária como fazer amizades e conhecer novas pessoas com diferentes estilos de vida, cárter e nível social.
Com a entrada na vida universitária, além das descobertas do mundo novo chegam as responsabilidades e a necessidade cada vez maior sobre o desejo perante a independência financeira. Muitos alunos saem do aconchego de suas famílias, do conforto de suas casas, cidades e vão residir em outras, surgindo assim responsabilidades que exigem certa maturidade como administrar o dinheiro mensal, administrar uma casa, o tempo, as notas e as frequências nas aulas do curso de graduação.

Vida Universitária e suas Vantagens

Sair de casa, oferece uma liberdade ímpar, muitas vezes ainda não experimentada, e o aluno precisa saber usufruir da mesma. Seu foco precisa ser a Universidade e a conclusão do curso pretendido. O ritmo de estudo habitual, exigido no Ensino Médio e cursinhos não será suficiente para suprir a necessidade da universidade, as matérias são mais complexas e não há tanta facilidade em conseguir boas notas como o aluno poderia estar habituado.
Muitos se ajustam e se adaptam rapidamente ao novo ritmo de vida, outros sentem alguma dificuldade pelo fato de adiar ou ter que optar por atividades diferentes das costumeiras, ficando desanimados e inseguros de suas próprias capacidades.
É na vida universitária que o aluno tem a oportunidade de conquistar sua própria autonomia para tomar sua decisões, aprender a lidar e monitorar o seu dinheiro, conquistar seu espaço profissional e aumentar seu ciclo de amizades.

Obviamente que o ambiente universitário é totalmente propício para fazer novas amizades e carregá-las durante toda uma vida. A interação social nas festas são importantes, pois muitos dos alunos nesta fase poderão ser bons contatos durante a vida profissional. É interessante destacar que muitos casamentos possuem seu fundamento afetivo inciado durante o período de estudos dentro do curso superior. O ambiente universitário também propicia demais interações, como os centro acadêmicos dos cursos, a associação atlética, o diretório acadêmico, entre outros.

As Oportunidades e Desafios na Vida Universitária

Nem todos os alunos possuem tranquilidade financeira durante o período de estudos no ensino superior, sendo muitas vezes necessário exercer alguma atividade durante o período da graduação afim de aprimorar o rendimento financeiro. Diante este desafio, há diversas oportunidades principalmente no meio acadêmico. Há oportunidades em conseguir bolsa auxílio com projetos de iniciação científica, monitoria, estágio supervisionado no próprio campus, entre outros. Há possibilidade de trabalhar na organização das festas, no restaurante da instituição, nas máquinas de cópia e até mesmo em estágios em empresas da região.

É interessante também que o aluno seja participativo, frequente as oportunidades de palestras e workshop sempre que possível e tente implementar seu currículo desde o início dos estudos. Ser um aluno interessado desde o início é sempre viável, sendo então outro desafio conciliar todas estas atividades.

Para os alunos que ainda não tiveram a oportunidade de entrar no ensino superior, mas estão fascinados com esta nova etapa, pode tirar dúvidas sobre qual profissão seguir com o teste vocacional disponível no Guia da Carreira. Para aqueles que já decidiram seu caminho, podem descobrir mais sobre a profissão e carreira no Guia das Profissões.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin