dcsimg

Edital do FIES 2016/2 já foi publicado; confira as novas regras do programa

Conheça os principais detalhes do processo seletivo do FIES para o segundo semestre de 2016!

fies-logoDepois de um certo suspense a respeito das datas de realização da seleção, finalmente o Ministério da Educação (MEC) liberou o edital da segunda edição do FIES 2016. Agora todos os prazos estão definidos e os candidatos podem se programar melhor.

As inscrições começam em junho. Serão oferecidas 75 mil vagas nesta edição – pouco mais da metade do que foi ofertado no primeiro semestre. Quem for selecionado agora pode financiar os estudos ainda em 2016.

O edital do segundo Fundo de Financiamento Estudantil de 2016 traz algumas novidades em relação à seleção anterior.

Estudamos minuciosamente o que diz o documento e trouxemos para você todos os detalhes do FIES do segundo semestre de 2016. Confira!

Inscrições do FIES 2016

Para participar da segunda edição do FIES 2016 é preciso ficar atento às datas. O processo seletivo começa no dia 24 de junho, uma sexta-feira, e termina no dia 29, na quarta-feira seguinte.

Quem perder as datas vai ter que esperar até a edição de janeiro para participar novamente. O Ministério da Educação não vai prorrogar o prazo de inscrições e nem aceitar pedido de atrasados.

Quem pode concorrer ao FIES em 2016

O FIES é direcionado a estudantes de baixa renda. Com ele, você recebe uma ajuda para pagar as mensalidades do curso e só começa a quitar a dívida depois de se formar.

Para participar do FIES 2016, o candidato deve atender aos seguintes critérios:

  • Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, desde que apresente pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  • Nesta edição, a renda familiar mínima para participação subiu de 2,5 para 3 salários mínimos – o que permite a entrada de mais pessoas no processo.

Critérios de classificação do FIES 2016

O processo de classificação de candidatos ao FIES é bastante simples. Ganham o benefício aqueles que tiverem as maiores notas no Enem.

Se houver notas idênticas de candidatos concorrendo à mesma vaga, o desempate vai ocorrer de acordo com os seguintes critérios:

  1. Maior nota na Redação.
  2. Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  3. Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias.
  4. Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  5. Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Em quantos cursos é possível se inscrever no FIES 2016?

Você pode escolher apenas uma opção de curso, turno e faculdade. A diferença é que agora o FIES divulga diariamente a nota de corte parcial para cada graduação. Assim, você pode comparar a pontuação mínima para conseguir o benefício com a sua nota do Enem e mudar de opção quantas vezes quiser até o fechamento do processo seletivo – que ocorre às 23h59 (horário de Brasília) do dia 29 de junho.

O MEC vai levar em consideração sempre a última alteração salva no sistema. Por isso é importante ficar de olho no processo seletivo até o último minuto.

Onde fazer a inscrição do FIES 2016

O FIES 2016 continua a ser feito exclusivamente pela internet, no site oficial do programa.

A inscrição é gratuita!

Para se inscrever, basta acessar o sistema e informar alguns dados básicos, como por exemplo:

  • Número de CPF
  • Data de nascimento
  • E-mail válido
  • Nome, CPF e data de nascimento das pessoas com mais de 14 anos que compõem seu núcleo familiar (moram na mesma casa que você). Se for o caso, será preciso informar a renda de cada um deles.

Em seguida, você deve escolher uma opção entre as vagas ofertadas.

Divulgação do resultado do FIES 2016

O resultado do processo seletivo do FIES do segundo semestre de 2016 já sai no dia seguinte ao encerramento das inscrições. Os pré-selecionados serão conhecidos no dia 30 de junho, uma quinta-feira.

Para saber se o seu nome estará entre os escolhidos é preciso acessar o site oficial do FIES. O MEC não vai enviar e-mail ou ligar informando sua aprovação. Fique ligado!

Outra informação que você deve prestar bastante atenção: a pré-seleção não indica ainda que o benefício está assegurado. O candidato precisa, na sequência, fazer o cadastramento em outro sistema, o SisFIES , a partir do dia 1º de julho de 2016. O prazo para concluir essa etapa é de cinco dias úteis.

Depois de se inscrever no SisFIES, o candidato terá que se dirigir à faculdade onde foi selecionado e a uma agência bancária conveniada (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) para assinar o contrato de financiamento.

Resultado da lista de espera do FIES 2016

Junto aos resultados oficiais, o MEC irá divulgar também o nome de quem ficou em lista de espera. Neste caso é preciso ficar atento e acompanhar a evolução da chamada pelo site do FIES.

A pré-seleção de candidatos em lista de espera deve seguir até o dia 10 de agosto de 2016.

Quem for chamado na lista de espera também precisa seguir o mesmo procedimento de cadastro no SisFIES e apresentação de documentos, conforme descrito no tópico acima.

Nota de corte para o FIES 2016

As notas de corte para obtenção do financiamento do FIES 2016 só serão conhecidas depois do encerramento do processo seletivo. Mas dá para ter uma ideia de qual pontuação é preciso ter no Enem para entrar nos principais cursos.

Como referência, trouxemos a média das notas de corte de alguns cursos oferecidos na primeira edição do FIES 2016:

  • Medicina: 750 pontos
  • Direito: 650 pontos
  • Engenharia Civil: 625 pontos
  • Ciências Econômicas: 575 pontos
  • Farmácia: 565 pontos
  • Administração: 558 pontos
  • Jornalismo: 550 pontos
  • Letras: 510 pontos
  • Pedagogia: 505 pontos

Observe que para conseguir financiamento para cursos mais concorridos, como Direito ou Medicina, é necessário ter um bom desempenho no Enem.

Em geral, os cursos com notas de corte mais baixas são os de licenciatura (que formam professores) e os de formação tecnológica – mas ainda assim podem ter nota de corte alta, dependendo da popularidade da instituição que oferece a vaga.

Instituições que participam do FIES 2016

O MEC costuma divulgar a lista das instituições participantes, o número de vagas e os cursos disponíveis poucos dias da seleção do FIES. Por isso não dá para saber quem estará na seleção com muita antecedência.

Por outro lado, sabemos que o MEC só permite que instituições bem avaliadas ofereçam vagas pelo FIES – o que dá ao candidato a certeza de que terá seu diploma reconhecido.

Conheça algumas instituições que costumam participar da maioria das edições do FIES:

Veja também:

Confira o cronograma do FIES 2016

Vai concorrer ao FIES neste segundo semestre? Conte para a gente qual curso lhe interessa mais!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin