dcsimg

ENADE 2012 – Saiba Mais Sobre os Objetivos do Exame

Participou do Enade 2012? Não? Então saiba como proceder para solicitar a dispensa da prova e quais justificativas serão aceitas pelo INEP!

enade-2012

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) tem como objetivo aferir o rendimento dos universitários nos cursos de graduação. Na edição de 2012 os estudantes dos cursos bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social , Design, Direto, Piscologia, Relação Internacional, Secretariado Executivo e Turismo e os alunos dos cursos tecnólogo de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais tiveram que participar da prova para terem o certificado de conclusão do curso superior.

Estudantes que Não Participaram

Os estudantes que por ventura não puderam comparecer ao ENADE 2012 tem até o dia 11 de janeiro de 2013 para apresentar um pedido de dispensa da prova, para conseguirem adquirir o certificado sem precisar participar do exame. O pedido pode ser feito diretamente na secretaria da instituição de ensino. A instituição de ensino que decidirá se aceita ou não o pedido do estudante, se for indeferido, o estudante pode fazer o pedido do dia 12 a 31 de janeiro de 2013, através do site (http://www.inep.gov.br/), para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Para conseguir a dispensa só algumas justificativas podem ser aceitas pelo órgão, os motivos que irão aceitar são saúde, mobilidade acadêmica ou impedimentos relevantes a característica pessoal que forem devidamente justificado perante a instituição. O estudante que não fez a prova e justificou o motivo da ausência terá no seu histórico escolar a menção “estudante dispensado de realização do Enade, por razão de ordem pessoal”.

Dos Inscritos no ENADE 2012

De acordo com o órgão responsável pela realização do ENADE, o Inep, 587.351 estudantes estavam devidamente habilitados e inscritos no exame, porém 118.056 não compareceram à prova. O índice de abstenções de 2012 foi de 20,1%.

Ainda de acordo com o INEP, o menor índice de abstenções foi entre estudantes de do curso de graduação de Psicologia (11,2%), e o maior foi no curso superior de tecnologia de Marketing (31%).

Os participantes que apenas assinaram a lista de presença possuem a garantia de continuidade do processo e recebimento do diploma.

Importância do ENADE para os Estudantes

O lado positivo do exame é permitir que os estudantes demonstrem possuir as qualidades necessárias para ser um bom profissional. Essa avaliação é possível, pois o exame procura avaliar também as habilidades e competências e não apenas a capacidade dos alunos em decorarem a matéria. A prova foi construída pelo Inep de forma interdisciplinar e contextualizada, permitindo que os estudantes mostrem que possuem muito além das informações recebidas nos cursos.

O ENADE foi criado para que os estudantes revelem que os ensinamentos dos cursos de graduação ou superior de tecnologia os ajudaram a desenvolver a capacidade de raciocínio, compreensão, síntese e argumentação.

O grande interesse do Ministério da Educação (MEC) em criar este exame é possuir informações suficientes para promover a melhoria do ensino superior no país.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin