dcsimg

7 temas que você precisa estudar pra redação do Enem 2016

Conheça alguns assuntos da atualidade que podem virar tema da redação no Exame Nacional do Ensino Médio este ano!

Escrever, Redação

O Enem 2016 está se aproximando. Nos dias 5 e 6 de novembro serão aplicadas as provas mais esperadas do País, em que mais de 7 milhões de estudantes vão tentar um bom desempenho para mudar seu futuro.

É uma maratona. São 180 questões e uma redação em apenas duas tardes de prova. Tudo tem que ser feito num espaço de tempo mínimo – é um teste e tanto para o seu conhecimento e capacidade de controle.

Das provas, a redação é uma das mais temidas. O tema do ano é um mistério até o momento de abertura dos cadernos de prova. E o pior: o edital do Enem não traz qualquer pista sobre o assunto que será pedido.

Tudo o que se sabe é que a redação aborda discussões pertinentes à realidade política, econômica, cultural e social do País. Na teoria, parece muito fácil escrever sobre algum tema da atualidade, afinal a gente vê um pouco de tudo enquanto navega pelas redes sociais.

O que faz muito estudante falhar na redação é justamente confiar somente no conhecimento superficial. A falta de argumentos consistentes para embasar o texto, assim como a pouca articulação do assunto com outros temas, leva muitos estudantes a terem uma nota baixa nesta prova, o que compromete todo o seu desempenho no Enem.

Estudar para a redação não tem segredo. É preciso estar por dentro das principais discussões da atualidade, explorar todos os lados da questão e pensar em soluções para o problema que respeitem os Direitos Humanos.

Para que você faça bonito na redação deste ano, listamos alguns possíveis temas que poderão ser abordados no Enem 2016.

Confira:

1. O impeachment e o cenário político no Brasil

O impeachment tem sido um assunto discutido e rediscutido na mídia desde o 2015, quando a possibilidade de destituir a presidente do cargo tornou-se real.

O que você precisa entender é: Qual o propósito do impeachment? A quem ele serve? Qual o impacto disso no Brasil? Quais as perspectivas futuras? Como o País pode se livrar da corrupção sem correr o risco de institucionalizá-la?

Analise o cenário ao redor de todo o processo, ouça pontos de vista de lados diferentes da discussão e busque soluções que respeitem os direitos humanos. Cuidado com afirmações muito radicais. Ponderação e capacidade de análise crítica são os segredos para uma boa redação no Enem.

2. A questão ambiental e os desastres que poderiam ser evitados

A questão ambiental parece estar longe das prioridades no Brasil. Com obras polêmicas, como a usina hidrelétrica de Belo Monte, e desastres de grandes proporções, como o de Mariana, temos a impressão de que o debate sobre o futuro dos nossos ecossistemas ficou restrito a pequenos grupos.

Ao ler sobre a questão, tente descobrir quais são os interesses políticos e econômicos por trás de cada um dos principais crimes ambientais em nossas terras. Por que o desastre de Mariana, que escandalizou o mundo inteiro, foi pouco noticiado por aqui? Por que os responsáveis não foram punidos exemplarmente? Quem são as empresas que estão por trás de tudo isso? O que o financiamento de campanha política tem a ver com sustentabilidade e preservação do meio ambiente?

Pesquise também alguns projetos que poderão ser executados nos próximos anos, principalmente de instalação de novas hidrelétricas na Amazônia. O Brasil é rico em fontes renováveis de energia, mas que preço estamos pagando por esse privilégio?

3. Estados Unidos, Cuba e Brasil

A reaproximação entre Estados Unidos e Cuba foi assunto de destaque na política internacional. A visita histórica do presidente Barack Obama a Havana marca o início de uma nova era entre os dois países, depois de mais de 50 anos de exclusão mútua.

Esse é, definitivamente, um dos marcos geopolíticos contemporâneos. Você consegue imaginar quais são os impactos dessa reaproximação? O Brasil, que é um parceiro histórico de Cuba, pode se beneficiar ou se prejudicar nesse processo? O que essa retomada diz sobre o movimento das nações no planeta?

4. Questão de Gênero

Afinal, nascemos homens ou mulheres, ou nos tornamos homens ou mulheres?

A questão de gênero tem sido colocada na pauta das discussões sobre educação e é um tema a ser pensado com muito cuidado. Esse é um debate natural e um processo irreversível conforme a sociedade avança (às vezes a passos lentos) na garantia de direitos a LGBTs, no combate ao machismo e na luta das mulheres por uma sociedade com igualdade de oportunidades para todos.

Como devemos tratar a questão de gênero junto às crianças? Quais são as políticas públicas que dão apoio a pessoas que nascem com uma identidade de gênero diferente da identidade biológica?

Cuidado aqui para não confundir determinismo religioso com argumentação embasada. O Enem está interessado em testar seu conhecimento e capacidade de articulação, de forma que textos baseados unicamente em dogmas bíblicos provavelmente vão lhe render uma nota baixa. Sem falar que a solução proposta deve respeitar os direitos humanos.

5. O legado das Olimpíadas no Brasil

Este ano tem Olimpíadas no Rio de Janeiro, mesmo com o cenário político conturbado e a economia em crise.

Como o País – especialmente o estado do Rio de Janeiro – se preparou para o evento? Qual o legado e o aprendizado que as Olimpíadas deixam para o Brasil?

6. Ativismo digital

As redes sociais já são o maior e mais eficaz canal de mobilização do mundo. O ativismo digital tem capacidade de chamar a atenção de milhões de pessoas ao redor do planeta.

Quais são os exemplos mais relevantes disso? Qual a diferença entre ativismo digital e ativismo nas ruas? Qual a real eficácia desse meio? Como isso deve evoluir no futuro? No momento político brasileiro, qual a importância desse processo todo?

Não esqueça de analisar os dois lados da moeda: as redes aproximam pessoas com os mesmos interesses. No entanto, esses interesses, por vezes, podem ser extremamente nocivos à sociedade.

7. Zika, chikungunya e dengue

O surto de dengue tem tirado o sono de milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Já foi comprovado cientificamente que o Zika vírus está relacionado ao aumento de casos de microcefalia em bebês e que isso pode ter uma consequência danosa por anos e anos.

Estude bem quais são os fatores políticos, econômicos e sociais que facilitaram a expansão dessas doenças, as origens e os tratamentos possíveis, as mutações, as formas de combate e por que, na guerra pela vida, o homem está em desvantagem diante do mosquito.

Veja também:

Saiba tudo sobre o Enem 2016

Tem mais algum tema para sugerir? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin