dcsimg

Certificado do Ensino Médio pelo ENEM: veja como tirar

Descubra como garantir seu diploma do ensino médio usando a nota do Enem!

Certificado do Ensino Médio pelo Enem

Muita gente não sabe, mas é possível usar a nota do Enem para conseguir certificado de conclusão do ensino médio.

É um benefício muito importante para pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos formais no tempo regulamentar, mas precisam do certificado para participar de concursos, entrar na universidade ou conseguir um emprego que exija esse nível de escolaridade.

Para obter o certificado, no entanto, o candidato vai ter que provar que conhece bem todos os conteúdos vistos durante o ensino médio. O MEC exige um bom desempenho nas provas objetivas e nota alta na redação.

Descubra a seguir todos os detalhes para obter o certificado de ensino médio usando a nota do Enem!

Como obter o certificado de conclusão do ensino médio usando o Enem

O candidato interessado em obter o certificado precisa fazer essa indicação no ato de inscrição do Enem. Ele também deverá apontar qual instituição deverá emitir o documento – existe uma lista com mais de 360 certificadoras (secretarias de Estado da Educação ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia) disponível no edital do Exame. Essa mesma lista aparece no site de inscrição.

O Ministério da Educação também exige alguns requisitos para obtenção do certificado:

  • Atingir uma pontuação mínima de 450 pontos em cada área de conhecimento do Enem (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática)
  • Ter atingido pelo menos 500 pontos na redação do Enem.
  • Ter no mínimo 18 anos completos até a data da primeira prova do Enem

Em linhas gerais, isso é o básico que você precisa saber para obter o certificado. Mas existem outras questões envolvidas que geram muitas dúvidas a quem está interessado nesse assunto.

Para ajudar a resolvê-las, preparamos a lista de perguntas abaixo. Confira.

É preciso ter 450 pontos na média das provas objetivas ou em cada área do conhecimento?

Em cada área do conhecimento. Se você tirou 600 em Ciências da Natureza, mas ficou com 300 em Matemática, não poderá obter o certificado porque o MEC entende que falta ainda aprimorar conhecimentos na área com desempenho menor. O jeito é estudar ainda mais e tentar o Enem do ano seguinte. Como alternativa, você pode tentar o item abaixo.

O que eu faço se não atingir as notas necessárias?

Você vai ter que redobrar os estudos e esperar até o próximo Enem. Ou, como alternativa, pode pedir uma certificação parcial. Com ela, o participante comprova que atingiu pontuação necessária apenas em algumas áreas do conhecimento – e isso pode ser útil para eliminar matérias de um curso supletivo e reduzir o tempo de formação, por exemplo.

Posso usar notas do Enem de diferentes anos?

Não. Todas as notas, inclusive da redação, têm que ser da mesma edição do Enem.

Tem limite máximo de idade para pedir o certificado?

Não. Nem para pedir o certificado nem para disputar uma vaga em universidades públicas pelo Sisu ou concorrer a programas de estímulo à formação superior, como o ProUni e o FIES.

Precisa ter concluído o ensino fundamental?

O candidato não precisa comprovar que terminou o ensino fundamental para conseguir o certificado de ensino médio usando a nota do Enem. Recentemente, o Conselho Nacional de Educação (CNE) entendeu que um não é condição absoluta para o outro. Então, você não precisa correr até a sua antiga escola, revirar os arquivos e encontrar esses documentos. Use esse tempo para estudar para o Exame!

A quem se destina essa certificação?

A todas pessoas que não conseguiram terminar o ensino médio no tempo regulamentar, por diversos motivos. Também é um instrumento importante para quem esteve preso ou sob medidas socioeducativas.

Existem outras maneiras de obter o certificado de ensino médio além do Enem?

A única alternativa é optar pelo modelo tradicional e se matricular em um curso supletivo. Se você quiser também o certificado de conclusão do ensino fundamental, pode fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que é destinado a jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior. O Encceja oferece essa possibilidade gratuitamente.

Esqueci de marcar a opção no ato da inscrição. Ainda posso requerer o certificado?

É possível, mas talvez não seja tão simples. Primeiro, obrigatoriamente, você terá que cumprir todos os requisitos necessários (notas, idade mínima). Depois, terá que procurar uma instituição certificadora e entender como é feito esse processo. Todas as instituições têm autonomia para definir processos complementares para a certificação, o que pode significar outras exigências, certificados, etc.

O certificado do ensino médio obtido com o Enem tem validade nacional?

Sim! O certificado é emitido a partir de uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Logo, tem validade em qualquer parte do território nacional. Você pode usá-lo para se matricular em cursos superiores de qualquer instituição de ensino, caso passe no processo seletivo, ou participar de concursos que exijam nível médio.

Onde posso encontrar informações mais detalhadas?

Você pode consultar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é responsável pelo Enem.

Faculdades que aceitam a nota do Enem

Você pode usar seu certificado obtido através do Enem para entrar na faculdade. Em muitas delas, nem será preciso fazer vestibular.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores e que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:

Veja também:

Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem

Ainda tem dúvidas sobre como obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem? Compartilhe com a gente nos comentários!

Compartilhar

Facebook Twitter Google Linkedin