dcsimg

Certificado do Ensino Médio pelo ENEM: veja como tirar

Descubra se ainda dá para usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para obter essa certificação!

Até a edição de 2016 era possível usar o Enem para conseguir certificado de conclusão do ensino médio.

Agora tudo mudou. Em 2017 o Ministério da Educação (MEC) fez uma reformulação geral no Enem. Quem precisar fazer uma prova para comprovar o nível médio de escolaridade terá que seguir outro caminho.

Obter o certificado do ensino médio por meio de um exame é importante para pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos formais no tempo regulamentar e agora precisam do documento para participar de concursos, entrar na universidade ou conseguir um emprego que exija esse nível de escolaridade.

Se você estava pensando em usar o Enem para obter o certificado do ensino médio, veja agora o que é preciso fazer!

Como obter o certificado de conclusão do ensino médio

O interessado em prestar uma prova para obter o certificado de conclusão do ensino médio precisa agora fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Pelo Enem, não é mais possível.

O Encceja já era usado para certificação de ensino fundamental e como prova de proficiência do ensino médio para brasileiros residentes no exterior.

Prova para obter o certificado de conclusão do ensino médio

O Encceja é um exame desenvolvido especialmente para testar o grau de conhecimento em diferentes níveis escolares. Caso obtenha a nota mínima nas provas, o participante recebe um documento oficial, reconhecido pelo MEC, comprovando que conhece todos os componentes curriculares (disciplinas) do ensino médio.

A prova é destinada a todas pessoas que não conseguiram terminar o ensino médio no tempo regulamentar, por diversos motivos. Também é um instrumento importante para quem esteve preso ou sob medidas socioeducativas e, portanto, ficou impossibilitado de frequentar uma escola regular.

Só pode participar quem tem 18 anos ou mais (ou completar 18 até a data do exame).

Quando acontece a prova de certificação do ensino médio pelo Encceja

Para saber quando vai acontecer o Encceja é preciso ficar de olho no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Lá estão também todas as regras de participação, matérias que devem ser estudadas e orientações para fazer a inscrição.

É preciso ter concluído o ensino fundamental para ganhar certificado do ensino médio?

O candidato não precisa comprovar que terminou o ensino fundamental para conseguir o certificado de ensino médio usando a nota do Encceja.

Recentemente, o Conselho Nacional de Educação (CNE) entendeu que um não é condição absoluta para o outro. Então, você não precisa correr até a sua antiga escola, revirar os arquivos e encontrar esses documentos. Use esse tempo para estudar para o Exame!

Outras maneiras de obter o certificado de conclusão do ensino médio

Outra alternativa para obter o certificado de conclusão do ensino médio é optar pelo modelo tradicional, em um curso supletivo.

Aqui os estudos levam mais ou menos um ano e meio, podem ser feitos presencialmente ou a distância, e muitas instituições oferecem a oportunidade de estudar de graça. Confira as opções disponíveis na sua cidade.

Validade do certificado de conclusão do ensino médio obtido pelo Encceja

O certificado de conclusão do ensino médio emitido pelo Encceja tem validade em qualquer parte do território nacional. Você pode usá-lo para se matricular em cursos superiores de qualquer instituição de ensino, caso passe no processo seletivo, ou participar de concursos que exijam nível médio completo.

Também pode aproveitar para fazer o Enem e disputar vagas em faculdades públicas e privadas de todo o País!

Onde estudar depois de conseguir o certificado do ensino médio

Com o certificado de conclusão do ensino médio em mãos, é hora de dar um passo maior – desta vez rumo ao ensino superior.

Se você tem planos de dar uma turbinada na carreira, conheça algumas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos em diferentes áreas do conhecimento:

Veja também:

Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem

Ainda tem dúvidas sobre como obter o certificado de conclusão do ensino médio? Compartilhe com a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin