dcsimg

Instituições federais que dão certificado do Ensino Médio

Descubra como obter o certificado do ensino médio através do Enem e quais são as instituições certificadoras!

Enem, prova

Além de ser usada para conseguir vagas em universidades públicas e privadas, a nota do Enem também serve para obter o certificado de conclusão do ensino médio.

O certificado do ensino médio obtido pelo Enem é válido em todo o País e pode ser usado para entrar na universidade, conseguir um emprego e participar de concursos públicos que exijam o ensino médio completo. Com ele você pode participar ainda do ProUni, programa que concede bolsas de estudo para universidades privadas, do Sisu, que oferece vagas em universidades públicas, e do FIES, linha de financiamento para estudantes de baixa renda.

Mas esta chance não é para todo mundo. A possibilidade de obter o certificado do ensino médio via Enem é direcionada a um público específico: pessoas com mais de 18 anos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos formais no tempo regulamentar.

Os certificados são emitidos por Secretarias de Estado de Educação e Institutos Federais em todo o Brasil. Veja os requisitos que você deve cumprir e o passo a passo para solicitar o documento:

Requisitos para solicitar o certificado do Ensino Médio:

Para solicitar a certificação do Ensino Médio por meio do Enem, é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Possuir no mínimo 18 anos completos até a data de realização da primeira prova da edição do Enem.
  • Atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame.
  • Atingir o mínimo de 500 pontos na redação.

Como obter o certificado?

Veja o passo a passo para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio:

1 – Tudo começa com a inscrição no site do Enem. Você deve indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no Exame para obter o certificado. Esta informação vai aparecer lá no item “Informações do ensino médio”. Você deve marcar a opção “Não estou cursando e não concluí o ensino médio”.

2 – Você deve indicar também na hora da inscrição qual instituição vai emitir o seu certificado. Pode ser a Secretaria de Estado de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da sua cidade. Escolha o que fica mais próximo da sua casa. São mais de 360 e o número pode variar a cada edição do Enem! Veja a lista completa de instituições cadastradas no site oficial do Inep.

3 – Depois da realização do Enem, a instituição indicada por você na inscrição terá acesso ao seu desempenho no Exame. Se você atender aos critérios e atingir a pontuação mínima necessária, deverá requerer a emissão do certificado junto à instituição escolhida. São as instituições certificadoras que definem os prazos e procedimentos complementares para a emissão do certificado. Normalmente o documento pode ser retirado na instituição num prazo de 45 a 60 dias úteis.

4 – Para retirar o certificado são exigidos documentos como original e cópia de Identidade e CPF, comprovante de residência, boletim de desempenho do Enem, entre outros. Confira a lista de documentos definida pela sua instituição certificadora de sua escolha para a retirada do certificado.

Declaração Parcial de Proficiência

Se você não atingir a pontuação mínima necessária para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio, saiba que é possível conseguir a Declaração Parcial de Proficiência. Este documento comprova a aprovação do candidato nas áreas em que a pontuação mínima foi obtida. Essa declaração pode ser usada, por exemplo, para eliminar matérias de um curso supletivo.

Veja também

Certificado do Ensino Médio pelo ENEM: veja como tirar

Você pretende fazer o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio? Deixe aqui seu comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin