dcsimg

Conheça 24 faculdades que usarão a nota do Enem 2016

Vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio em 2016? Descubra 24 faculdades que aceitarão sua nota do Enem como forma de ingresso!

VestibularFazer uma faculdade para turbinar a carreira é o sonho de muita gente. Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) essa conquista fica mais fácil!

É que a nota do Enem pode ser usada em diversos programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior, além de ser aceita como complemento ao vestibular e até servir como ingresso direto em várias faculdades privadas.

Não é à toa que o Enem é considerado o maior vestibular do País! Com ele dá para entrar em uma das inúmeras instituições superiores de ensino espalhadas por todas as regiões brasileiras.

Se a sua ideia é usar o desempenho do Enem 2016, fique ligado no guia que preparamos a seguir, com 24 universidades públicas e privadas que usarão essa nota para ingresso em seus cursos superiores.

Faculdades privadas que usarão o Enem 2016

Cada vez mais faculdades privadas estão usando o desempenho no Enem para selecionar seus estudantes. São dois formatos principais:

Ingresso Direto

Você sabia que dá para entrar na faculdade só com a nota do Enem, sem precisar participar de mais nenhuma prova? Muitas instituições privadas adotam esse modelo.

Funciona assim: você apresenta seu boletim de desempenho do Enem e, caso cumpra os requisitos, é só fazer a matrícula! Simples, né?

As regras de utilização do desempenho nessa prova variam de faculdade para faculdade. Algumas exigem uma nota mínima na redação, outras atribuem pesos diferentes a cada uma das áreas de conhecimento exigidas no Enem (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal, concede bolsas de estudos a pessoas de baixa renda em faculdades particulares bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) em todas as regiões do Brasil.

A nota mínima para se inscrever é de 450 pontos na média geral das provas e não ter zerado na redação. O processo seletivo exige participação na edição mais recente do Enem.

Caso você cumpra os requisitos de participação do ProUni, poderá tentar uma bolsa em 2017 usando sua nota do Enem 2016. São duas edições por ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

As bolsas cobrem 100% da mensalidade para quem tem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para concorrer a uma bolsa de 50%, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

O número exato de instituições e vagas disponíveis para o ProUni fica disponível durante o período de inscrições.

Veja algumas instituições privadas que usarão o Enem 2016 como forma de ingresso direto e costumam participar do ProUni:

Faculdades públicas que usarão o Enem 2016

Entrar em uma universidade pública sem precisar fazer vestibular parece bom demais para ser verdade, mas essa possibilidade existe!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado pelo Governo Federal para classificar candidatos a vagas em universidades públicas de todo o País.

Para se inscrever no Sisu, basta ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado na redação. O Sistema não tem limite de renda para participar.

Dependendo do curso e da faculdade que você escolher, a pontuação necessária para conseguir uma vaga varia. Em alguns casos é possível passar com pouco mais de 450 pontos na média geral das provas. Em outros, a nota de corte vai lá para cima: cerca de 800 para Medicina e a partir de 600 para Engenharia, Direito e Administração.

O Sisu também tem duas edições por ano. A primeira acontece logo depois que sai o resultado do Enem, em janeiro. No meio do ano tem mais uma, entre junho e julho.

São duas chances que você tem de usar sua nota do Enem 2016 para entrar em uma faculdade pública em 2017!

Durante o período de inscrições você pode consultar todos os cursos disponíveis e as universidades participantes. Em janeiro de 2016, por exemplo, foram oferecidas 228 mil vagas em 6.323 cursos superiores de 131 instituições.

Confira algumas universidades públicas que usarão a nota do Enem 2016 para ingresso via Sisu em 2017:

Veja também:

Entenda como funciona a nota do Enem

Vai usar a nota do Enem 2016 para entrar na faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin