dcsimg

Conheça as principais datas do Enem 2016

Confira o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio de 2016 com o prazo de inscrição, pagamento da taxa, gabarito, resultado e muito mais!

Enem, prova

Faz tempo que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixou de ser apenas uma prova para avaliar a qualidade do ensino brasileiro. A partir de 2009, o Exame cresceu em número de questões e importância, sendo hoje considerado o maior vestibular do País.

Parece exagero? Nem tanto. Com a nota do Enem é possível entrar em faculdades públicas e privadas, conseguir uma bolsa de estudos e obter financiamento estudantil a juros baixos, só para citar alguns benefícios.

E o melhor: não precisa ser estudante do ensino médio para fazer a prova. Qualquer pessoa pode participar, pois o Exame não estabelece limite de renda nem de idade.

Se você pretende fazer o Enem este ano para turbinar sua carreira entrando em um curso superior, dê uma olhada nas datas da edição de 2016!

Inscrição do Enem 2016

As inscrições para o Enem 2016 abrem às 10h do dia 9 de maio e vão até as 23h59 de 20 de maio.

O processo de cadastro é todo feito pela Internet no site oficial do Enem.  Você deve preencher os dados solicitados, clicar em confirmar a inscrição e imprimir o boleto para pagar a taxa.

Taxa de inscrição do Enem 2016

A inscrição do Enem só se confirma quando o participante paga a taxa, que em 2016 é de R$ 68,00.

O prazo para pagamento vai até o dia 25 de maio. Você pode pagar o boleto em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios por todo o Brasil.

Existem dois casos em que os participantes ficam isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2016:

  • Alunos matriculados em escolas públicas: estão automaticamente isentos se preencherem corretamente os dados da escola no momento da inscrição.
  • Pessoas de baixa renda: a renda familiar mensal precisa ser de até 1,5 salário mínimo e o candidato deve preencher o formulário de carência socioeconômica, disponível na página de inscrição do Enem. Não é necessário enviar nenhum documento, mas podem ser exigidos comprovantes a qualquer momento.

Quem teve isenção de pagamento da taxa no ano passado e não compareceu para fazer a prova terá que pagar o boleto este ano, caso queira participar do Exame.

Cartão de confirmação do Enem 2016

O cartão de confirmação do Enem 2016 contém alguns dados sobre o participante, sua opção de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), o número da sala e o endereço do local de prova.

Assim como aconteceu no ano passado, o cartão de confirmação do Enem 2016 não será enviado pelo correio.

A partir de 19 de outubro, o participante deve acessar a página do Enem e imprimir o documento.

Provas do Enem 2016

As provas do Enem 2016 acontecerão nos dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo, respectivamente).

Entenda como fica a distribuição das disciplinas nesses dois dias e o tempo disponível para você fazer a prova:

Primeiro dia do Enem 2016 – 5 de novembro (sábado)

  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Duração: 4 horas e 30 minutos.

Segundo dia do Enem 2016 – 6 de novembro (domingo)

  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Redação

Duração: 5 horas e 30 minutos.

O ideal é se planejar bem para evitar atropelos nos dias do Enem. O trânsito perto dos locais de prova costuma complicar no fim de semana do Exame. Confira os horários e organize o trajeto e o meio de transporte para chegar bem antes:

  • Abertura dos portões: os portões abrem ao meio-dia (horário de Brasília). A orientação da organização é que os participantes sigam diretamente para a sala indicada no cartão de confirmação de inscrição assim que o acesso for liberado .
  • Fechamento dos portões: os portões dos locais de prova são fechados pontualmente às 13 horas (horário de Brasília). Quem não tiver entrado no local até esse horário não poderá fazer a prova. Não há sequer um segundo de tolerância, não importa o motivo do atraso.
  • Início das provas: as provas do Enem 2016 começam às 13h30.

Gabarito do Enem 2016

O MEC divulga o gabarito oficial do Enem em até três dias úteis após o término das provas. Em 2016, a lista com as respostas corretas para cada uma das 180 questões objetivas nos quatro modelos de prova saiu no dia 9 de novembro (quarta-feira).

Vários cursinhos fazem correção comentada do Enem no mesmo dia da prova, após as 18h.

Assim que os gabaritos forem liberados, você ficará sabendo aqui!

Resultado do Enem 2016

Embora as folhas de resposta das provas objetivas sejam corrigidas eletronicamente, a prova de redação segue o modelo tradicional: são lidas, uma a uma, por avaliadores especializados.

É por causa da correção “manual” das milhões de redações que o resultado do Enem demora tanto para sair. O MEC estima cerca de dois meses entre a data da última prova e a divulgação do Boletim de Desempenho Individual.

O resultado do Enem 2016 sai no dia 19 janeiro de 2017.

Veja também:

Descubra qual é a nota mínima para passar no Enem

Vai fazer o Enem em 2016? Está animado? Deixe seu comentário aqui!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin