dcsimg

Descubra qual é a nota mínima pra passar no Enem

Saiba como usar a nota do Enem e descubra a pontuação mínima exigida em cada processo seletivo que usa a pontuação do Exame!

Enem

O Enem já é considerado a prova mais importante do País para quem está pensando em entrar em uma universidade. Apesar de comparado a um vestibular, o Enem em si não é um processo seletivo, pois não existe competição entre os participantes. Por isso, não faz sentido falarmos em “passar no Enem”.

O que acontece é que quem faz a prova do Enem pode usar a nota para se inscrever em diversos programas do Governo Federal e processos seletivos para tentar uma vaga em universidades públicas e privadas, ganhar bolsas de estudo e até financiar a faculdade particular.

A nota mínima para ser aprovado depende muito do processo seletivo em que o candidato está inscrito e também do curso e universidade escolhidos. Normalmente, quanto mais concorrida é uma vaga, maior será a pontuação necessária para passar.

Veja a seguir como é possível utilizar a nota do Enem e o desempenho mínimo para ser aprovado em cada processo seletivo.

Nota mínima do Enem para passar no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Exame como critério de seleção para distribuir vagas em universidades públicas de todas as regiões do País. Não é preciso fazer vestibular, basta ter feito a edição mais recente do Enem.

A exigência mínima para concorrer a uma vaga é que o candidato tenha obtido nota superior a zero na redação. No entanto, a concorrência é pesada e para ser aprovado é preciso tirar notas altas.

Existem alguns cursos que tradicionalmente são muito concorridos e, por causa disso, apresentam notas de corte elevadas. É o caso da Medicina, Direito e Engenharias. A pontuação para entrar nestes cursos pode ficar entre 700 e 850 pontos nas universidades mais concorridas.

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.

Nota mínima do Enem para passar no ProUni

A nota do Enem pode garantir uma bolsa de estudo em universidades particulares pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Para se inscrever, a exigência é que o candidato tenha feito a prova mais recente do Enem e atingido um mínimo de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

Para ser aprovado, muitas vezes é preciso ter uma pontuação bem mais alta que isso. Tudo depende do curso escolhido e do desempenho dos candidatos que concorrem à mesma vaga.

Nas últimas edições do ProUni, a pontuação mínima para ser aprovado em alguns cursos chegou a ultrapassar os 800 pontos.

De modo geral, com uma pontuação entre 600 e 700 pontos é possível garantir bolsa em diversas faculdades.

É importante lembrar que o ProUni é destinado a estudantes de baixa renda e só podem se inscrever aqueles que tiverem uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Nota mínima do Enem para conseguir FIES

O Governo Federal criou o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para que estudantes de baixa renda possam financiar uma faculdade particular a juros baixos.

Os candidatos a um empréstimo são selecionados através da nota do Enem. Para se inscrever são aceitas as notas de qualquer edição do Exame a partir de 2010, desde que o candidato tenha atingido um mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação.

Com uma pontuação próxima ao mínimo exigido é possível conseguir uma vaga nos cursos menos procurados. Porém, nas faculdades mais concorridas é preciso uma nota bem mais alta. Os cursos de Medicina e Engenharia, por exemplo, costumam exigir mais de 700 pontos dos candidatos.

Além de ter uma boa nota no Enem, os candidatos precisam atender aos requisitos de renda estabelecidos pelo programa.

Nota mínima do Enem para ganhar o certificado de conclusão do Ensino Médio

A nota do Enem não serve apenas para entrar na faculdade. Quem não concluiu seus estudos na escola regular pode usar o Exame para obter um certificado de conclusão do Ensino Médio.

Para isto, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos e atingir a seguinte pontuação:

  • 450 pontos em cada uma das seguintes provas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.
  • 500 pontos na redação.

Não é preciso entregar nenhum histórico escolar nem apresentar o certificado de conclusão do ensino fundamental. Mesmo aqueles que pararam de estudar há muito tempo podem obter o diploma do Ensino Médio com a nota do Enem.

Aqui não existe concorrência entre os participantes. Todos os que marcarem essa opção no momento da inscrição do Enem e atingirem a pontuação mínima receberão seu certificado.

Nota mínima do Enem para entrar em universidades particulares

Em algumas universidades particulares, a nota do Enem pode garantir uma vaga sem precisar fazer o vestibular. Basta apresentar o boletim de desempenho e fazer a matrícula no curso desejado.

A nota mínima exigida e a quantidade de vagas disponíveis variam conforme a instituição de ensino. Não existe um processo seletivo único neste caso. Os interessados devem procurar diretamente a universidade onde desejam estudar.

Fique atento a outras vantagens que você pode conseguir com a nota do Enem. Muitas universidades oferecem descontos nas mensalidades e até parcelamentos facilitados.

Confira algumas universidades credenciadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem:

Veja também:

Saiba como usar o Enem de anos anteriores

Já sabe o que vai fazer com sua nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin