dcsimg

Descubra que nota você precisa tirar no Enem pra entrar na faculdade

Está pensando em fazer uma faculdade? Saiba que nota você precisa tirar no Enem para garantir sua vaga!

Enem, prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já não é apenas uma forma de avaliar a qualidade do ensino brasileiro, como na época em que foi criado. De uns anos para cá, milhões de participantes se inscrevem no Enem com a intenção de entrar em universidades públicas e privadas sem precisar fazer um novo vestibular.

Isso porque a nota do Enem é utilizada como critério de seleção em diversos programas do Governo Federal que facilitam o acesso ao ensino superior, tais como:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas.
  • Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas de estudo para pessoas de baixa renda.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que concede financiamentos em faculdades particulares para pessoas de baixa renda.

Em cada um destes processos seletivos existem duas notas a serem consideradas. A primeira é a nota mínima exigida para se inscrever no programa e ter o direito de concorrer a uma vaga. A outra é a pontuação necessária para ser aprovado.

Cada vez mais universidades privadas vêm usando o desempenho no Enem para o chamado ingresso direto, modalidade em que o estudante, em vez de fazer provas do vestibular tradicional ou agendado, apenas apresenta a nota obtida no Exame para se matricular.

Se você quer melhorar suas chances no mercado de trabalho com um curso superior, saiba que nota é preciso tirar no Enem para entrar na faculdade!

Nota mínima do Enem para entrar na universidade

A nota de corte (menor nota para ser aprovado) não é única para todos os cursos nem para todos os processos seletivos. Ela varia de acordo com a reputação da universidade, o número de vagas disponíveis e principalmente o desempenho dos candidatos inscritos.

As últimas edições dos processos seletivos nos dão uma ideia da pontuação necessária para conseguir uma vaga. Confira:

Nota do Enem para entrar em uma universidade pública

Para entrar em uma universidade pública usando apenas a nota do Enem é preciso se inscrever no Sisu e escolher o curso, universidade, turno e modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência).

Só serão aceitas as inscrições dos candidatos que tiverem feito a prova mais recente do Enem e não tenham zerado na redação.

As notas de corte mais altas costumam ficar entre 700 e 800 pontos. Em cursos como Medicina e Direito, a média pode ultrapassar os 800 pontos. Já as mais baixas ficam em torno de 400 e 500 pontos

Quem atinge por volta de 600 pontos tem uma boa média e consegue ser aprovado em diversas faculdades.

Nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudo

O ProUni é um programa que distribui bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades particulares. O objetivo é ajudar alunos de baixa renda a pagar a graduação e, por isso, os candidatos devem ter renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos por pessoa.

Para concorrer a uma vaga é preciso ter feito a última edição do Enem e atingido no mínimo 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação.

A disputa por uma bolsa é acirrada e as notas de corte costumam ficar bem acima do mínimo exigido.

Com uma média de 600 pontos é possível conseguir uma vaga nos cursos menos procurados, como algumas Licenciaturas, por exemplo.

Cursos como Administração, Direito, Enfermagem, Engenharias e Medicina são tradicionalmente mais concorridos e apresentam notas de corte mais elevadas, geralmente acima de 700 pontos.

Nota do Enem para conseguir um financiamento estudantil

O FIES é o programa de financiamento estudantil do Governo Federal. Através dele é possível financiar a faculdade a juros baixos e começar a pagar a dívida só depois de formado.

Para se inscrever é preciso ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010 e atingido uma nota mínima de 450 pontos na média geral das provas e nota superior a zero na redação.

Além disso o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.

As inscrições para o FIES acontecem depois de encerrados os processos seletivos do Sisu e do ProUni. Isto faz com que as notas de corte do FIES fiquem um pouco abaixo destes outros programas, uma vez que os candidatos com as melhores notas no Enem já garantiram uma vaga na universidade.

Mesmo assim as notas de corte para cursos mais concorridos, como Medicina, podem ficar acima dos 700 pontos.

Nota do Enem para ingresso direto em universidade particular

Algumas universidades particulares aceitam a nota do Enem como forma direta de ingresso. O aluno não precisa fazer vestibular. Basta apresentar seu desempenho no Enem e se matricular no curso desejado.

Não existe um processo seletivo único neste caso. Cada universidade define as regras de como isso vai acontecer, quantas vagas serão disponibilizadas e qual será a pontuação mínima exigida.

O estudante deve se dirigir diretamente à universidade de seu interesse para saber mais detalhes e se inscrever.

Universidades que aceitam o Enem

A cada nova edição dos processos seletivos a lista de cursos e universidades participantes pode mudar.

Confira a seguir algumas universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) que costumam aceitar a nota do Enem:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Descubra como funciona o Enem

Já sabe para qual curso vai tentar uma vaga? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin