dcsimg

INEP e MEC Confirmam: ENEM 2009 foi Cancelado !

A prova do ENEM 2009 de 3 e 4 de outubro foi cancelada. Confira detalhes sobre o cancelamento e as providências tomadas pelas autoridades!

ENEM 2009 Vaza, a Prova Está Oficialmente Cancelada

Novo ENEM 2009: As inscrições já começaram !!

Na madrugada desta quinta-feira o INEP confirmou: há fortes indícios que a prova do ENEM 2009 vazou e o exame foi cancelado.

A prova do ENEM 2009 que seria aplicada ainda esta semana nos dias 03 e 04 de Outubro, será adiada até que o INEP organize uma nova prova, processo que pode levar entre 30 e 45 dias.

O MEC cancelou a prova depois que o jornal O Estado de São Paulo recebeu a ligação de um homem que supostamente tinha a prova do ENEM 2009 em mãos e queria vender ao jornal este material ao jornal por R$ 500.000,00.

Segundo a própria reportagem do Estado de São Paulo, o jornal chegou a ter acesso a parte da prova para confirmar a veracidade do material ( sem se comprometer em comprar obviamente ), assim que leu o material, a equipe do Estado imediatamente informou ao MEC.

Assim que foi alertado pelo jornal e confirmou que realmente os dados repassados eram da prova do ENEM 2009 o ministro da educação Fernando Haddad cancelou o exame. O presidente do INEP Reynaldo Fernandes chegou a afirmar: ” “Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance. “.

Cancelamento da Prova do ENEM: As Providências do MEC

Fernando Haddad Ministro da Educação: " Com o incidente o aluno ganhou mais um tempo para estudar. "

Em uma nota oficial sobre o cancelamento da prova do ENEM 2009 lançada no próprio site do INEP, a Ministério da Educação e o próprio INEP afirmaram que estavam preparados para um vazamento e que já tem outra prova para o ENEM 2009 praticamente pronta.

Nesta nota o INEP também afirma que já tomou todas as providências legais cabíveis e que já notificou a Polícia Federal e o judiciário para poder buscar e prender os responsáveis.

A nova data da prova do ENEM 2009 ainda não foi confirmada, mas o MEC já se comprometeu a avisar aos alunos, seja enviando um SMS ou então publicando no site do Novo ENEM. Segundo o pronunciamento oficial: ” O Ministério da Educação trabalha para minimizar os efeitos do atraso. “.

Apesar de tudo, o ministro Fernando Haddad afirma ter ficado satisfeito com o cancelamento da prova do ENEM do modo que aconteceu: ” Em primeiro lugar eu fico feliz não terem feito a prova, você imagina o que seria cancelar a prova depois de realizá-la. Seria um trauma muito grande [para os alunos]. Quem está inscrito permanece inscrito, basta aguardar nova data. [O estudante] deve usar o tempo que ganhou com esse incidente para estudar. “.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin