dcsimg

ENEM tem sua edição de Abril cancelada pelo MEC

O MEC divulga oficialmente o cancelamento oficial da edição de Abril do Enem 2012.

Provas da edição de Abril do Enem são canceladas

Após uma série de notícias envolvendo o polêmico Enem, o ex Ministro da Educação Fernando Haddad, abordou em 19 de Janeiro a possibilidade do cancelamento da edição de Abril do enem 2012. De acordo com ele, o motivo seria a sobrecarga da estrutura logística na realização de duas edições durante o ano. É interessante ressaltar todos os problemas que a aplicação das provas já sofreram, temendo eventuais empecilhos provavéis, seria prudente realmente manter somente uma prova ao ano, até estabilizar toda a estrutura.

De acordo com um assessor especial do ministério, a reunião que definiu cancelar o Enem teve a participação do secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Jose Henrique Paim Fernandes, da direção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e de representantes da empresa Modulo Security, especializada em gestão de risco e que participou da aplicação do Enem 2011, que foi realizado nos dias 22 e 23 de outubro de 2011.

O cancelamento veio se confirmar oficialmente com a publicação de uma nota no Diário Oficial da União, que revoga a edição do Enem em Abril de 2012. A edição de Abril já era esperada por muitos estudantes, e as provas seriam aplicadas no dia 28 e 29 de Abril. Após a revogação o Enem será aplicado somente uma vez no ano, tendo a data prevista para os dias 3 e 4 de Novembro. A intenção do MEC era realizar a prova do Enem uma vez por semestre, mas este projeto já foi adiado três vezes, em 2010, 2011 e 2012.

O Enem e as expectativas dos estudantes

Para muitos jovens este cancelamento significa diminuir as chances de melhorar suas notas e adiar a oportunidade de ingressar em uma Universidade, pois para eles uma prova durante o ano causa muita expectativa e acaba atrapalhando o bom desenvolvimento na realização da prova. Devido a este acontecimento e outros já ocorridos em edições anteriores, como o roubo das provas, a imagem do Enem diante de milhares de pessoas e das Instituições de ensino que o utilizam como forma de seleção de seus candidatos, fica duvidosa, o que acaba afetando a credibilidade do Exame. Porém, é interessante ressaltar que a iniciativa de unificação das provas de vestibular através do Enem é muito viável, garantindo muitas vantagens de logísticas para estudantes. De forma geral, o enem garante certa democratização no processo de aplicação das provas para a entrada no ensino superior.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin