dcsimg

Enem e a Certificação do Ensino Médio – Supletivo

Descubra como obter o certificado do Ensino Médio usando a nota do Enem!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferecia uma série de facilidades para estudantes de todo o Brasil. Uma delas era a possibilidade de obter o certificado de conclusão do ensino médio caso atingisse uma determinada pontuação nas provas.

Em 2017, essa história mudou. O Enem sofreu várias alterações e, por decisão do Ministério da Educação (MEC), deixou de oferecer a certificação.

Por isso, quem não terminou os estudos na escola regular e precisa do certificado para turbinar a carreira terá que buscar outra alternativa para provar seu nível de escolaridade de forma mais rápida.

Se você também está nessa situação, veja a seguir o passo a passo para obter o certificado do ensino médio sem precisar voltar para a escola!

Como obter o certificado de conclusão do Ensino Médio fazendo uma prova

Até a edição de 2016 o Enem podia ser usado para obter o certificado de conclusão do ensino médio. O candidato só tinha que marcar a opção correspondente no ato de inscrição e fazer bonito no Exame. O desempenho mínimo exigido era de 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas e 500 pontos na redação.

Com as reformulações feitas em 2017, essa opção deixou de existir. Agora quem está em busca do certificado de conclusão do ensino médio terá que fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O que é o Encceja?

O Encceja é o exame que testa a proficiência dos candidatos em determinado grau de escolaridade e concede o certificado a quem cumpre as notas exigidas. Ele já era usado para obter o certificado do ensino fundamental e agora funciona também para o ensino médio.

A ideia aqui é muito similar à do Enem: verificar se o candidato realmente domina os conteúdos de todo o ensino médio.

O Encceja está disponível a todos aqueles que não concluíram os estudos na idade recomendada. É obrigatório ter 18 anos ou mais para participar.

As datas de realização dos exames, assim como as regras de participação, são divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Validade do certificado de conclusão do Ensino Médio do Encceja

O certificado do ensino médio obtido com o Encceja é aceito em todo o território nacional e serve para comprovar esse nível de escolaridade em qualquer situação, seja para entrar na universidade, fazer concursos públicos ou candidatar-se a um emprego, entre outras.

Ele vale tanto quanto os certificados emitidos pelas escolas regulares de Ensino Médio e é reconhecido pelo MEC.

O que fazer com o certificado de conclusão do Encceja

Se você fez o Encceja e conseguiu seu certificado de ensino médio, corra para tentar vaga em uma universidade pública ou privada. Isso vai dar uma turbinada gigantesca na sua carreira.

Quem for mais longe e se aventurar no Enem, por exemplo, vai poder participar de vários processos seletivos do Governo Federal, desde que cumpra os requisitos exigidos. Além de tentar uma vaga na faculdade pública ou particular dos sonhos sem fazer vestibular, dá para sair em busca de uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiar o curso a juros baixos com ajuda do FIES.

Onde estudar com o certificado do Encceja

Com o certificado em mãos, os candidatos têm um mundo de universidades interessantes ao seu dispor.

A gente separou algumas instituições bem avaliadas pelo MEC para você levar em conta na hora da sua escolha:

Veja também:

Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem

Vai fazer o Encceja para conseguir o certificado do ensino médio? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin