dcsimg

Enem e a Certificação do Ensino Médio – Supletivo

Descubra como obter o certificado do Ensino Médio usando a nota do Enem!

enem_square

Você sabia que é possível receber o certificado de conclusão do Ensino Médio fazendo a prova do Enem? É isso mesmo! Quem faz o Exame tem a chance de obter o diploma, mesmo sem ter feito um curso supletivo.

É uma excelente oportunidade para quem não terminou os estudos na escola regular e precisa do certificado para turbinar a carreira, participar de concursos públicos, assumir cargos que exijam esse nível de escolaridade ou entrar em uma faculdade. Esta é uma chance e tanto para conseguir provar seu nível de conhecimento de forma mais rápida.

Mas atenção! Isso não significa que fazer o Enem seja mais fácil do que cursar um supletivo. Quem pretende receber o certificado usando a nota do Exame deve preencher os requisitos mínimos, seguir algumas instruções e se dedicar muito aos estudos para tirar boas notas nas provas.

Ficou interessado? Então veja a seguir o passo a passo para obter o certificado do Ensino Médio usando a nota do Enem!

Como usar o Enem para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio

O Enem acontece todos os anos e qualquer pessoa pode se inscrever para fazer as provas. Não existe critério de renda ou de escolaridade para participar do Exame.

Se o seu objetivo é conseguir o diploma de Ensino Médio, você deve prestar atenção em alguns detalhes no momento da inscrição. Veja como funciona:

  1. Acesse o site oficial do Exame para se inscrever. Normalmente o período de inscrição se inicia no mês de maio.
  2. Preencha todas as informações solicitadas.
  3. Na ficha de inscrição vai aparecer uma pergunta sobre sua situação de conclusão do ensino médio e você deve marcar a opção “não estou cursando e não concluí o ensino médio”.
  4. A próxima pergunta é para saber se você pretende usar a nota do exame para receber o certificado. Marque a opção “sim”.
  5. Neste momento você deve escolher a instituição que vai emitir o seu certificado. No site vai aparecer uma lista com todas as instituições credenciadas organizadas por estado.
  6. Termine de preencher as outras informações solicitadas e conclua sua inscrição.
  7. Faça o pagamento da taxa no prazo determinado e aguarde o recebimento do cartão de confirmação.

Importante! Somente quem tiver pelo menos 18 anos até o dia da primeira prova poderá solicitar o certificado.

Nota mínima para obter o certificado do Ensino Médio

Não basta fazer a prova do Enem para receber o diploma do Ensino Médio. É preciso comprovar que você tem os conhecimentos exigidos para este nível de escolaridade.

Isso significa que os participantes devem atingir a seguinte pontuação mínima nas provas:

  • 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).
  • 500 pontos na redação.

Não há limite para o número de certificados que serão emitidos. Ou seja, todos os que atingirem a pontuação mínima receberão seus diplomas.

Como retirar o certificado do Ensino Médio

A organização do Enem se responsabiliza por divulgar os resultados das provas e enviar as notas para as instituições certificadoras. O participante deve comparecer ao local que escolheu no momento da inscrição para retirar seu diploma.

Cada uma destas instituições tem um procedimento diferente para emitir os certificados. A lista de documentos exigidos, o horário de atendimento e o prazo final para a retirada mudam de uma para a outra.

Antes mesmo de sair o resultado do Enem você pode entrar em contato com a instituição que escolheu e se informar sobre estes detalhes. Assim você tem tempo para preparar a documentação necessária e não corre o risco de perder os prazos.

Validade do certificado de conclusão do Ensino Médio

O certificado do Ensino Médio obtido com a nota do Enem é aceito em todo o País e serve para comprovar este nível de escolaridade em qualquer situação, seja para entrar na universidade, fazer concursos públicos ou candidatar-se a um emprego, entre outros.

Ele vale tanto quanto os certificados emitidos pelas escolas regulares de Ensino Médio e é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

E se eu não atingir a pontuação mínima?

Quem não atingir a nota mínima em uma (ou mais de uma) das provas não receberá o diploma. No entanto, pode solicitar uma declaração parcial de proficiência para as outras áreas do conhecimento.

Funciona assim: se você tirar pelo menos 450 pontos na prova de Matemática, por exemplo, pode solicitar a declaração parcial de proficiência para esta área. Este documento pode ser usado para validar disciplinas em cursos supletivos.

Dica importante!

Se você fez o Enem e conseguiu seu certificado, não precisa esperar até o próximo ano para entrar em uma universidade.

É possível usar a nota desta mesma edição do Enem para participar de alguns processos seletivos. Além de tentar uma vaga na faculdade dos sonhos, você pode conseguir uma bolsa de estudos ou financiar o curso a juros baixos. Tudo isso usando a nota do Enem.

Conheça algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.

Veja também:

Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem

Vai fazer o Enem para conseguir o certificado do Ensino Médio? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin