dcsimg

ENEM: Faça já sua inscrição

O ENEM, atualmente, é a principal porta de entrada para as universidades públicas e particulares. Além disso, o ENEM também é necessário para os alunos que desejam financiamento estudantil ou concluir o ensino médio.

Inscrições Abertas para o Enem 2012

Enem 2012

O ENEM, desde a sua reformulação em 2009, passou a ser uma das principais formas de acesso às universidades do país, tanto públicas como particulares. O ENEM é formado por 180 questões e dividido em 4 áreas de conhecimento, além da redação. As 4 áreas são Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática, Código e suas Tecnologias. Além dessas áreas, o ENEM também exige que o candidato elabore uma redação que, normalmente, é sobre temas atuais, do cotidiano do estudante.

A prova, no primeiro dia, tem duração de 4 horas e meia, iniciando às 13 horas e encerrando às 17 horas e 30 minutos.  No segundo dia, por conta da redação, tem duração de 5 horas e meia, com início às 13 horas e término às 18 horas e 30 minutos.

A inscrição para o ENEM pode ser efetuada somente pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Inscreva-se já

A taxa de inscrição para o ENEM é de R$ 35,00. Ao finalizar a inscrição, o candidato deve optar pela geração de um boleto (GRU) ou declarar carência e solicitar a isenção da taxa. É importante lembrar que, todos os alunos que estão concluindo o ensino médio em escola pública no ano de 2012, são isentos de pagar a taxa de inscrição.

Informações Adicionais Enem 2012

No dia da prova, é imprescindível que o candidato apresente um documento de identificação com foto. Esse documento deve ser o mesmo declarado no ato da inscrição. Além disso, é obrigatório que o candidato leve uma caneta esferográfica de tinta preta para preencher o cartão de respostas. A caneta deve ser feita de material transparente.

A utilização de celulares ou de qualquer outro aparelho eletrônico, assim como relógio, lápis, lapiseira e borracha serão proibidas.

O não cumprimento de qualquer regra do ENEM implica na eliminação do candidato.

Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio dia e fechados às 13 horas, em ambos os dias de aplicação. Os alunos somente poderão deixar a sala onde a prova está sendo realizada após duas horas do início do exame. Para sair da sala com o caderno de questões, somente 30 minutos antes do término da prova.

O ENEM é utilizado por muitas universidades públicas como processo seletivo para ingressar nos cursos de graduação. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Governo Federal foi criado para que essa utilização fosse possível. Algumas universidades públicas ainda o utilizam como parte do processo, agregando o resultado do ENEM ao resultado do vestibular. Além disso, os alunos que desejam ingressar em uma faculdade particular e utilizar o Programa Universidade para Todos (Prouni) precisam ter participado do ENEM e alcançado determinada nota, no mínimo 400 pontos na média das 5 notas (4 áreas do conhecimento mais a redação) e não obter nota zero na redação. O ENEM também é necessário para os estudantes que irão financiar as mensalidades da faculdade pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Outro ponto importante do ENEM é que alunos que participam da Educação para Jovens e Adultos (EJA) podem conseguir o certificado do ensino médio através desse exame. Para tal, é necessário que o candidato tenha obtido pelo menos 400 pontos na média das 5 competências e 500 pontos na redação.

O ENEM 2012 irá ocorrer nos dias 3 e 4 de novembro. O que significa que ainda dá tempo de se preparar. Não perca essa oportunidade!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin