dcsimg

Tire suas dúvidas sobre o Enem!

O Enem sem dúvida a prova mais importante do Brasil. Entenda como usar a nota do Enem no Sisu, no ProUni e nos vestibulares em geral!

Enem, prova

Está estudando? Confira as nossas Dicas do ENEM!

Hoje em dia não há mais o que discutir, o Enem se tornou a prova mais importante do Brasil.

Em primeiro lugar, pela sua qualidade. O Enem é elaborado para ser uma prova de raciocínio e não de decoreba. Dessa forma, avalia de forma mais consistente o desempenho dos alunos que estão terminando o Ensino Médio.

E em segundo lugar, porque o Governo tem usado o desempenho no Enem para selecionar alunos para vários programas,  como o ProUni, o Sisu e até mesmo para tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Criado em 1998, o Enem originalmente servia para avaliar a qualidade do Ensino Médio Brasileiro. O Exame foi reformulado em 2009, passando a ter um número maior de questões e mais complexidade.

Atualmente a principal função do Enem é servir como uma espécie de Prova Unificada, com a sua nota servindo como complemento ou até mesmo substituição do vestibular tradicional. Mas atenção: estudantes com menos de 18 anos que não estão cursando ou não cursaram o terceiro ano do ensino médio não podem usar a nota do Enem para entrar na universidade. O edital do Enem reforça que esses participantes devem estar cientes de que o desempenho que obtiverem Exame servirá apenas para “fins de autoavaliação de conhecimento”. Ou seja, quem ainda não está no terceiro ano do ensino médio só pode fazer o Enem como “treineiro“.

Não há um dado oficial do número exato de instituições que usam o Enem como Vestibular ou parte do Vestibular pelo Brasil, mas as estimativas indicam que pelo menos 50 Universidades Públicas e 400 Universidades Particulares façam uso da sua nota.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade sem fazer Vestibular?

Uma das vantagens de fazer o Enem é entrar na faculdade sem precisar fazer o temido Vestibular. Essa modalidade é chamada de ingresso direto e vem se popularizando entre as universidades particulares.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:

Como usar a nota do Enem no Vestibular ?

A primeira coisa a ser feita para usar a nota do Enem no seu vestibular é verificar se a Universidade que você escolher usa ou não o Enem como forma de ingresso.

Essa informação em geral está no site das instituições ou então no Manual do Candidato dos processos seletivos de cada faculdade.

Às vezes as universidades usam o Enem como parte das notas do Vestibular. Outras vezes, o aluno tem a opção de deixar de fazer o vestibular e apresentar apenas o desempenho no Enem.

Como usar a nota do Enem no ProUni ?

O ProUni é um programa do Governo que concede bolsas de estudo parciais (50% de desconto) e integrais (100% de desconto) em universidades particulares

Para se candidatar a uma bolsa do ProUni, o aluno precisa ter participado do Enem no ano imediatamente anterior. Ou seja, é obrigatório ter feito a edição mais recente do Enem. Isso porque o ProUni classifica os candidatos com base no desempenho do Exame e para se inscrever no ProUni o estudante usa o mesmo número de inscrição do último Enem.

Além de ter feito o Enem, o candidato a uma bolsa do ProUni:

  • Ter cursado o Ensino Médio inteiro em escolas da rede pública ou então em escolas particulares como bolsista integral.
  • A renda para conseguir a bolsa de 100% deve ser de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa
  • A renda para conseguir a bolsa de 50% deve ser de no máximo três salários mínimos por pessoa

Algumas pessoas, no entanto, não precisam comprovar renda para conseguir bolsas no ProUni:

  • Pessoas com necessidades especiais
  • Professores de escolas poúblicas que desejam melhorar sua formação fazendo cursos de Licenciatura ou Pedagogia.

As inscrições para o ProUni acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, são gratuitas e devem ser feitas pela Internet, no portal do ProUni.

Como usar a nota do Enem no Sisu?

O Sisu é um sistema unificado que seleciona alunos para entrar em várias universidades públicas em todo o Brasil.

Funcionando de um modo similar ao ProUni o Sisu oferece as vagas para quem tirou as maiores notas no Enem. Em outras palavras, quanto mais concorrida for a universidade, melhor deve ser a sua nota no Enem para entrar.

Para usar a nota do Enem no Sisu é necessário ter participado da última edição do Exame. As inscrições também são gratuitas, acontecem duas vezes por ano e devem ser feitas no portal do Sisu.

Como usar a nota do Enem para tirar o Certificado do Ensino Médio ?

O Enem também pode ser usado para conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Quem tiver conhecimentos suficientes para tirar uma boa nota no ENEM, passa a ser considerado um aluno formado no Ensino Médio, mesmo que tenha estudado só em casa ou feito parcialmente o Ensino Médio.

Para poder usar o Enem como certificado de Conclusão do Ensino Médio, você tem que marcar esta opção no momento em que fizer sua inscrição para o Enem.

As pessoas que optarem por obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio a partir do Enem terão suas notas enviadas as Secretarias de Educação da sua região. É lá que o estudante deve retirar seu certificado caso obtenha o desempenho necessário.

Os requisitos mínimos são:

  • Ter concluído o Ensino Fundamental.
  • Ter 18 anos completos até o dia da primeira prova do Enem.
  • Obter pelo menos 450 pontos nas provas objetivas do Enem
  • Obter pelo menos 500 pontos na redação do Enem.

Veja também:

Enem e a certificação do Ensino Médio – Supletivo

Suas dúvidas foram respondidas? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin