dcsimg

Entenda pra que serve a nota do Enem

Está pensando em fazer o Enem? Descubra como usar a nota obtida no Exame!

Sisu, ProUni, FIES

Quem deseja se capacitar em uma profissão e melhorar suas chances no mercado de trabalho deve ficar atento ao Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Esta prova facilita a vida de quem quer fazer um curso de graduação, pois sua nota é aceita por diversas universidades públicas e privadas de todas as regiões do País.

Quando o Exame foi criado, servia apenas para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro. O Enem passou por algumas reformulações em 2009 e hoje é usado como critério de seleção para entrar em universidades, conseguir bolsas de estudo, financiar a faculdade e até obter certificado de conclusão do ensino médio.

Veja a seguir como é possível utilizar a nota do Enem!

Entrar em universidade pública pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado pelo Governo Federal para classificar estudantes para universidades públicas.

Muitas instituições de ensino já aboliram o vestibular tradicional e hoje preenchem suas vagas exclusivamente pelo Sisu. Mesmo para cursos bem concorridos, como Medicina e Direito, é possível ser aprovado através deste programa.

Para se inscrever é preciso ter feito a última edição do Enem e ter tirado nota maior que zero na redação. Não há requisitos de renda para participar.

O Sisu acontece duas vezes ao ano, geralmente nos meses de janeiro e junho. As inscrições são feitas pela internet.

Entrar em curso técnico gratuito pelo Sisutec

O Sisutec é um processo seletivo que usa a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em cursos técnicos de nível médio.

Os aprovados no Sisutec não precisam pagar nada pelo curso, pois as vagas são do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As inscrições para o Sisutec são feitas pela internet e só podem concorrer a uma vaga aqueles que fizeram a prova mais recente do Enem.

Conseguir uma bolsa de estudos pelo ProUni

Tirar uma boa nota no Enem pode garantir uma bolsa de estudos em uma universidade particular.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) distribui bolsas integrais (100%) e parciais (50%) a estudantes de baixa renda. A iniciativa é do Governo Federal e para se inscrever é preciso atender a alguns requisitos.

O principal é ter feito a última edição do Enem, com desempenho mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. Além disso, o candidato não pode ter diploma de curso superior e a renda familiar bruta mensal não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa.

Financiar uma faculdade privada pelo FIES

Se você não conseguiu uma vaga em universidade pública pelo Sisu, nem uma bolsa de estudos pelo ProUni, pode tentar ainda um financiamento estudantil. Através do FIES é possível financiar a faculdade a juros baixos e começar a pagar a dívida só depois de formado.

O número de vagas do FIES é limitado e os candidatos são selecionados através da nota que obtiveram no Enem. A boa notícia é que são aceitas as notas de qualquer edição do Exame a partir de 2010.

A pontuação mínima exigida para se inscrever é de 450 pontos na média geral das provas e nota superior a zero na redação.

O Governo Federal prioriza algumas áreas do conhecimento e disponibiliza um número maior de vagas para cursos nas áreas da Saúde, Formação de Professores e Engenharias.

Pode participar quem comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.

Complementar a nota do vestibular

Em algumas universidades que mantêm o vestibular tradicional é possível melhorar o desempenho da prova com a pontuação obtida no Enem.

As regras de utilização da nota do Enem como complemento ao vestibular dependem de cada instituição de ensino. Para saber mais detalhes, procure se informar na universidade de seu interesse.

Obter o certificado de conclusão do ensino médio

Aqueles que não tiveram a oportunidade de fazer o ensino médio em escolas regulares podem garantir o diploma através do Enem.

Para isto o candidato precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Informar no momento da inscrição do Enem que pretende usar a nota para receber o certificado de conclusão do ensino médio.
  • Ter 18 anos completos até o dia da primeira prova.
  • Atingir no mínimo 450 pontos em cada uma das quatro provas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
  • Atingir no mínimo 500 pontos na redação.

Entrar em universidades privadas sem vestibular

Em algumas faculdades particulares é possível fazer a matrícula sem prestar vestibular, basta apresentar a nota obtida no Enem.

Cada universidade define o número de vagas disponíveis e como o cálculo da pontuação será feito. De modo geral são aceitas as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Para saber mais detalhes, procure se informar na universidade onde deseja estudar.

Universidades que aceitam a nota do Enem

Confira algumas universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) que aceitam a nota do Enem:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Descubra como funciona o Enem

Vai participar do Enem? Conte para a gente o que você pretende fazer com sua nota!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin