dcsimg

Entenda quantos pontos são necessários pra passar no Enem

Conheça os processos seletivos que usam a nota do Enem e descubra a pontuação exigida em cada caso!

Enem

Já faz algum tempo que o Enem deixou de ser apenas uma forma de avaliar a qualidade do ensino brasileiro. Hoje em dia a prova ganhou importância e os milhões de participantes podem usar suas notas para entrar em uma universidade, conseguir uma bolsa de estudo, financiar a faculdade ou até ganhar o certificado de conclusão do ensino médio.

Apesar da pontuação do Enem permitir tudo isso, não faz sentido falarmos em “passar no Enem”, pois o exame sozinho não aprova ou reprova ninguém.

Esta confusão acontece porque a nota do Enem é usada como critério de seleção em diversos programas do Governo Federal que facilitam o acesso ao ensino superior.

Mas lembre-se! Ter participado do Enem não significa que você está automaticamente concorrendo a uma vaga. Para isso é preciso se inscrever nesses programas e cumprir os requisitos mínimos.

Saiba onde é possível usar a nota do Enem e descubra qual pontuação pode garantir uma vaga.

Qual pontuação mínima devo tirar no Enem?

Os participantes do Enem precisam ter em mente que existem dois tipos de nota. Uma delas é a nota mínima exigida para se inscrever nos programas e ter o direito de concorrer a uma vaga. A outra é a nota necessária para ser aprovado.

Cada processo seletivo informa a nota mínima para se candidatar antes do período de inscrição. Já a nota de corte (menor nota para ser aprovado) só é conhecida depois que todos já se inscreveram.

Veja qual é a pontuação mínima do Enem nos principais casos.

Pontuação do Enem para entrar na universidade pública pelo Sisu

O Sisu seleciona candidatos para ocupar vagas em universidades públicas. Para se inscrever é preciso ter feito a prova mais recente do Enem e ter tirado nota maior que zero na redação.

A pontuação mínima exigida varia de um curso para outro e de uma universidade para outra. Algumas não determinam nota mínima para se candidatar, já outras estabelecem inclusive pesos diferentes para cada uma das provas.

A concorrência por uma vaga está cada vez mais acirrada e, dependendo do curso, é preciso tirar notas altíssimas para ser aprovado.

Os cursos de Medicina, Direito e Engenharia costumam ter as notas de corte mais altas. Geralmente é preciso ter entre 700 e 800 pontos para conseguir uma vaga.

Uma nota próxima a 600 pontos é considerada boa e garante vaga em diversas faculdades.

Em cursos menos procurados é possível ser aprovado com pouco mais de 400 pontos.

Pontuação do Enem para conseguir uma bolsa de estudo pelo ProUni

Através do Programa Universidade para Todos (ProUni) é possível conseguir bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%).

Para concorrer a uma vaga é preciso ter feito a última edição do Enem e ter atingido um mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação.

Este programa é destinado a estudantes que não têm condições de pagar uma faculdade particular. Por esta razão só pode se inscrever quem possui renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Pontuação do Enem para financiar a faculdade particular através do FIES

Através do FIES é possível financiar uma faculdade particular a juros baixos e só começar a pagar a dívida depois de formado.

Para se inscrever no FIES é possível usar a nota de qualquer edição do Enem a partir do ano de 2010. A pontuação mínima para concorrer a uma vaga é de 450 pontos na média geral das provas e nota superior a zero na redação.

Além disso, os candidatos precisam atender aos requisitos de renda estabelecidos pelo programa.

Pontuação do Enem para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio

A nota do Enem também serve para comprovar a conclusão do Ensino Médio. Quem tem 18 anos ou mais e por alguma razão não terminou os estudos pode conseguir o diploma sem ter que voltar à escola.

Aqueles que pretendem usar a nota para este fim devem marcar a opção correspondente no momento da inscrição do Enem. Além disso, é preciso atingir a seguinte pontuação:

  • 450 pontos em cada uma das provas: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
  • 500 pontos na redação.

Não existe limite para emissão dos certificados. Todos os participantes que atingirem o mínimo de pontos receberão seus diplomas. Mas é preciso atingir a pontuação mínima em todas as provas.

Universidades que aceitam o Enem

Conheça algumas universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) que aceitam a nota do Enem:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Saiba como usar a nota do Enem de anos anteriores

Você já tem ideia de como pretende usar a nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin