dcsimg

Estudar História – O que Vai Cair no Enem 2012?

Estudar História - Confira o resumo de história com todos os temas que geralmente são mais pedidos no exame. Aproveite o resumo para ajudar a estudar para o ENEM 2012.

História no ENEM

Para se preparar para a prova de história no ENEM, é bom prestar atenção nos temas mais cobrados.  As principais questões são relacionados a história do Brasil, e também ligadas aos eventos importantes da história mundial.


Resumo de História


O que geralmente cai no ENEM


Brasil Colônia (1500)

A chegada dos portugueses foi no dia 22 de abril de 1500, a partir desta data foi dado inicio a extração do pau-brasil para comercialização de madeira  na Europa. Em 1530, com a chegada de Martim Afonso, foi então o inicio do processo de colonização e o nordeste foi escolhido como o local do cultivo da cana-de-açúcar. Em 1630, o Brasil sofre e invasão Holandesa. No século XVIII, inicia-se a exploração dos minérios de ouro na região de Minas Gerais , com a descoberta do ouro a coroa Portuguesa cria diversos impostos e taxas para lucrar com a exploração.


Escravidão (Século XVIII)

Eram os escravos que faziam a plantação e colheita da cana-de-açúcar e também a extração dos minérios. Os escravos que eram os responsáveis pela movimentação econômica da época e foram muito importantes para o andamento econômico do país. Em 1888, a escravidão foi abolida com a assinatura da Lei Áurea.


Brasil República (1889 – 1930)

O Brasil deu inicio a república, após o golpe militar de 1889. Neste ano foi formalizado o regime republicano no país. Este período foi época de grandes mudanças e diversos movimentos importantes da história do país ocorreram. Os acontecimentos mais importantes da época foram a constituição de 1891, onde foi elaborada a nova constituição que instituiu o voto aberto e universal de cidadãos, foi também a época da política do café com leite, onde a maioria dos governantes eram mineiros e paulistas. Também não podemos esquecer do coronelismo,  tempo do voto de cabresto, que eram os coronéis obrigando os eleitores do seu curral eleitoral votassem nos candidatos apoiados por eles.

Com o inicio da primeira guerra, ocorreram mudanças que deixaram a república velha em crise. Em 1930, veio o golpe e também o fim da república velha com o rompimento das lideranças mineiras e paulistas, os eleitores diante dos candidatos Júlio Prestes e Getúlio Vargas elegeram o paulista Prestes, porém ele não tomou posse, sendo exilado e deixando o seu legado para Vargas.


Era Vargas ( 1930 – 1945)

Está foi a época em que o país foi governado por Getúlio Vargas por 15 anos ininterruptos. Foi tempo de muitas mudanças no Brasil, tanto sociais quanto econômicas.  Foi marca da época o nascimento dos ministérios como Ministério do Trabalho, Ministério da Indústria, Ministério da Saúde entre outros. Em 1932 ocorreu a revolução constitucionalista, esta revolta foi um movimento ocorrido no estado de São Paulo, os paulistas não estavam contentes com a ditadura do governo federal e se revoltaram tentando exigir que o governante desse direito de maior participação no estado. Essa revolta durou 87 dias e deixou 934 mortos.

A era Vargas terminou em outubro de 1945, seria sim o fim da era porém não de Getúlio , que foi eleito novamente o presidente da república em 1951.

Dicas de História - ENEM


Segunda Guerra Mundial  (1939 – 1945)

Essa guerra foi um conflito militar que envolveu diversas nações, incluindo as grandes potências do mundo.  Formaram-se duas alianças, uma conhecida como “Aliados” e outra como “Eixo”. A guerra inciou-se quando a  força armada Alemã atacou a Polônia, foi então que de imediato a França e Inglaterra declararam guerra a Alemanha.  A aliança Eixo que era entre os países Japão, Itália e Alemanha tiveram momentos de glória nos anos de 39 a 41 com a conquista do  norte da França, Polônia, Ucrânia, Noruega, territórios no norte da Africa, Manchúria, Albânia e territórios da Líbia. Porém em 1941, começam as derrotas da aliança com o ataque do Japão a base militar americana Pearl Harbor (Estados Unidos da América – Havaí), que consideraram o ataque como uma traição, formando então um inimigo e um novo membro para a aliança opositora. Com os Aliados mais fortes, o Brasil então se une a eles e auxilia na conquista da região de Monte Cassino, na Itália. O fim da guerra foi marcado pela rendição da Alemanha e Itália. O Japão ainda se opunha, então foram enviadas pelos  Estados Unidos bombas atômicas que arrasaram com as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Com o final do conflito foi criada a ONU (Organizações das Nações Unidas) com o objetivo de instituir a paz entre as nações.


Guerra Fria  – Liberalismo (1945 – 1991)

Foi chamada de Guerra Fria pois só houve conflitos políticos entre os Estados Unidos e a União Soviética, foi uma luta contra o socialismo presente na URSS (União Soviética), houve também a disputa  na área tecnológica visando demonstrar ao mundo qual era a potência mais avançada. Liberalismo era o sistema político baseado na defesa da liberdade individual nos campos econômicos, políticos, religiosos e intelectual.


Revolução Industrial no Brasil (1930 – 1956)

Com Vargas no poder foi adotado a política industrializante, foi substituída a mão-de-obra imigrante pela nacional, em função do êxodo rural e decadência do café. Grande parte da mão de obra foi formada pelos paulistas e cariocas. Com a crise da 2ª guerra mundial, foi favorecido o desenvolvimento industrial do país, pois com a baixa na exportação, os produtos brasileiros não sofreram com a concorrência internacional.


Regime Militar (1964 – 1985)

O primeiro presidente do  regime militar foi  Castelo Branco que governou o país até 1967. As principais características dessa época foram a repressão e resistência aos movimentos sociais da oposição. Foi tempo de muita violência e tortura aos que se opunham ao governo. Também foi o momento que o país viveu com a censura aos artistas e aos meios de comunicação. No fim desse período, em 1984 surgiu o movimento das “Diretas Já”, porém a eleição de 1985 que elegeu Tancredo Neves foi de forma indireta.

Estes são alguns pontos importantes da história que com certeza estarão presentes no Exame Nacional do Ensino Médio. Vale lembrar que trata-se de um resumo e é importante que estude cada tema individualmente. Fiquem ligados nos próximos resumos!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin