dcsimg

Gabarito do ENEM 2012 – Consulte Aqui os Resultados

Fez o ENEM 2012 e ainda não sabe como foi o seu rendimento no Exame? Confira aqui o gabarito oficial das provas!

Este ano o Mundo Vestibular irá corrigir as provas após cada dia. Acesse aqui o Gabarito do Enem.

gabarito-enem

Prestou ENEM 2012 ? Quer saber quais foram seus acertos? Então não perca a chance de conferir as suas respostas no gabarito oficial disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A equipe do Guia da Carreira buscou os gabaritos oficiais do ENEM 2012 dos dias 3 e 4 de novembro.

Realização do Exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012 foi realizado em dois dias. No primeiro dia foram aplicadas as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, neste dia a duração da prova era de 4h30min. No segundo dia foram aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação, teve duração máxima de 5h30min.

O tema abordado na redação foi “Movimento Imigratório do Brasil no século XXI”, foi considerado difícil pelos candidatos participantes, isso poderá resultar na baixa da média da nota da redação. A proposta dada para a redação levou para os estudantes informações sobre os imigrantes haitianos, que chegam pelo estado do Acre ao País e também a questão dos bolivianos no Brasil. Também houve algumas menções sobre o movimento de migração do século XIX e XX.

Para muitos apresentar uma boa redação foi tarefa bastante complicada, até porque o tema não foi muito discutido na mídia e nas próprias escolas.

Correção Redação do ENEM 2012

Assim como nas edições anteriores, a correção da redação do ENEM será feita por dois corretores. Serão avaliados cinco critérios : 1 – Domínio da forma padrão da Língua Portuguesa, 2 – Compreensão da proposta da redação, 3 – Seleção e organização das informações, 4 – Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto e 5 – Elaboração de uma proposta para solução dos problemas abordados, respeitando valores e diversidades socioculturais.

Se houver discrepância superior a 200 pontos entre os corretores, haverá um terceiro corretor na correção da redação. Também será chamado o terceiro corretor se a discrepância for superior a 80 em qualquer um das competências avaliadas.

Diferente dos exames passados, este ano os participantes do ENEM 2012 poderão visualizar a redação devidamente corrigida. Porém isso não dará direito a pedir uma nova correção da redação.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin