dcsimg

MEC divulga guia explicando como as notas do ENEM são calculadas

Descubra como são calculadas as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio com o guia que o MEC publicou sobre a nota do Enem!

As notas individuais dos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2012 foram divulgadas na última sexta-feira, dia 28 de dezembro. Junto com esse resultado, o Ministério da Educação (MEC) divulgou também um guia explicando como as notas finais dos alunos foram calculadas. O download do guia pode ser feito através desse link.

Esse guia explica, ao longo de 38 páginas, o complexo método estatístico para o cálculo do valor de cada resposta dada pelo aluno. A Teoria da Resposta ao Item (TRI) não leva em conta apenas os acertos de cada um na provas objetivas, mas considera também a coerência das respostas dadas ao longo de todas as questões que formam a prova.

Para ser aplicado, esse método necessita de conhecimentos avançados de estatísticas e de muitos recursos computacionais. Profissionais especializados em matemática, estatística e psicometria corrigem as provas. Por causa desse método, é praticamente impossível que o aluno, mesmo conferindo as respostas com o gabarito oficial.

O guia também explica a maneira como as questões que fazem parte do exame são selecionadas e aperfeiçoadas. O mesmo método, o TRI, é aplicado as questões que estão na base de dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão ligado ao MEC e responsável pelo ENEM.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio foi realizado nos dias 3 e 4 de novembro de 2012. Mais de 4 milhões de estudantes prestaram a prova. No dia 28 de dezembro, o resultado foi disponibilizado através do site do INEP (pode ser visualizado nesse link).

A nota obtida no ENEM é utilizada para que o aluno possa disputar vagas no ensino superior através do SiSu (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para Todos). Além disso, as notas podem ser utilizadas para obter o certificado de conclusão do ensino médio. As notas mínimas exigidas para que o certificado do ensino médio seja emitido são de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 na redação.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin