dcsimg

Nota de corte do ProUni 2015: saiba mais

Saiba como é a nota de corte do ProUni e que nota você precisa tirar no Enem para conseguir uma bolsa em faculdade particular!

prouni_small

A menor nota do Enem possível para entrar em uma vaga do Programa Universidade para Todos (ProUni) é chamada de “nota de corte”. O ProUni oferece  bolsas de estudos parciais e integrais em universidades privadas de todo o Brasil e conhecer a nota de corte de cada curso ajuda a saber se você conseguirá cursar uma faculdade particular sem precisar se preocupar com a mensalidade.

Ter um diploma de nível superior é importante para qualquer carreira e conseguir uma bolsa do ProUni pode ser a chave para você conseguir um salário melhor, ocupar um cargo mais importante ou até mesmo dar uma guinada na carreira!

Saiba como é a nota de corte do ProUni e que nota você precisa tirar no Enem para conseguir uma bolsa em faculdade particular!

Como funciona a nota de corte do ProUni 2015

A nota de corte do ProUni 2015 está ligada à pontuação que os candidatos obtiveram no Enem 2014. Isso porque o ProUni utiliza as notas do Enem do ano anterior para classificar candidatos a bolsas de estudos (parciais e integrais) em instituições privadas de ensino superior.

Quem quiser se inscrever no ProUni deve, obrigatoriamente, ter feito Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano imediatamente anterior à edição do ProUni e ter obtido o desempenho mínimo de 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação. Quando acessa o sistema de inscrições do ProUni, o candidato deve informar seu número de inscrição e senha do Enem do ano anterior. As notas são recuperadas automaticamente, não é necessário digitar seu desempenho nas provas do Enem.

Enquanto durarem as inscrições, é possível consultar as notas de corte parciais para os cursos escolhidos pelo candidato.

Para calcular a nota de corte, o sistema do ProUni compara todas as notas do Enem dos concorrentes a uma vaga no mesmo curso, faculdade, turno e modalidade (cotas ou ampla concorrência) e mostra a menor nota possível para conseguir aquela vaga. Sendo assim, se você tiver um desempenho melhor do que os demais concorrentes, aumentam as suas chances de passar.

Essas notas de corte parciais, publicadas diariamente a partir do segundo dia de inscrições, não garantem uma vaga, são apenas uma referência. Além disso, dois candidatos concorrendo à mesma vaga podem ter uma pontuação igual no Enem. Nesses casos, o primeiro critério de desempate é a nota da Redação. Se o empate persistir, o ProUni considera a nota da prova de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, sucessivamente, até desempatar.

A nota de corte parcial serve para que os candidatos avaliem suas chances de passar e possam mudar a escolha para tentar um curso menos concorrido. É possível modificar as opções de curso quantas vezes forem necessárias durante o período de inscrições e o ProUni considera sempre a última opção gravada no sistema para fazer a classificação final.

É possível entrar no ProUni com a nota mínima no Enem?

A nota mínima exigida para se inscrever no ProUni é de 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação do Enem. Apesar de não garantir vaga nos cursos mais concorridos, como Medicina, por exemplo, existe uma possibilidade de você conseguir uma bolsa com apenas 450 pontos no Enem.

Cursos na modalidade a distância (EAD) costumam ter uma procura menor e, com menos concorrentes, a nota de corte tende a diminuir. Vale lembrar que todas as universidades participantes do ProUni são reconhecidas pelo MEC, inclusive aquelas que oferecem cursos a distância.

Outros cursos menos procurados, como algumas licenciaturas e cursos tecnológicos de gestão, dependendo da faculdade, podem ter uma nota de corte menor. Existem casos até de cursos de Direito com nota de corte baixa: 450 pontos.

Apesar de mudarem em função da universidade, da modalidade de concorrência, do curso e da edição do ProUni, é possível ter uma ideia de média necessária para conseguir uma vaga em 2015 avaliando as notas de corte final dos anos anteriores.

Notas de corte do ProUni 2015

As notas de corte parciais da segunda edição do ProUni 2015 só podem ser consultadas a partir do segundo dia das inscrições, que vão de 16 a 18 de junho. As notas de corte finais são divulgadas após sair o resultado do processo seletivo.

Historicamente, cursos como Medicina, Direito e Engenharias tendem a ter uma nota de corte mais alta. Nas últimas edições do ProUni, em algumas faculdades a nota de corte para Medicina ultrapassou os 800 pontos no Enem. Nos últimos anos, quem conseguiu vaga do ProUni para cursos de Administração, Direito e Engenharia em faculdades muito concorridas também precisou tirar mais de 700 pontos no Enem.

Você consegue entrar no ProUni com sua nota do Enem? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin