dcsimg

Posso usar Fies para Pós-graduação?

Posso usar o FIES (Programa de Financiamento Estudantil) para um curso de pós-graduação? Confira agora mesmo.

pós_graduação

Sim! O Fies pode ser usado para financiar cursos de pós-graduação!

O Fies sofreu alterações no seu contrato em relação à legislação sendo que uma dessas mudanças, que foi um grande passo, resultou na inserção da pós-graduação nesse programa de financiamento. O formato é semelhante ao da graduação – só que voltado para mestrado e doutorado. É um pleito antigo de instituições privadas. As demais regras do programa também serão iguais às da graduação: o financiamento será parcial ou integral e o início do pagamento do empréstimo pode ser feito um ano e meio após a formatura.

Os alunos podem financiar cursos de mestrado ou doutorado, com exceção de cursos de especialização (lato sensu) e de cursos de ensino a distância, em universidades particulares. Para contratar o financiamento, além dos requisitos já comuns do Fies, o aluno deve já estar matriculado em algum curso de pós-graduação e ter recebido nota positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Alunos que já são contemplados com bolsas do Prosup – Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – também não podem concorrer ao Fies.

Aumentar o número de estudantes na pós-graduação é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Estudantes que antes não eram beneficiados, agora são. Afinal, com as exigências do mercado de trabalho é muito importante o estudo para o aperfeiçoamento da profissão.

O que é o Fies?

Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação que visa facilitar o ingresso do aluno em uma faculdade particular através do financiamento do valor do curso. Para isso, os alunos devem ter uma boa avaliação nos processos dirigidos pelo Ministério da Educação. O financiamento pode ser solicitado em qualquer período do ano, de acordo com as necessidades do estudante.

Como faço para me inscrever no Fies?

Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do SisFies.

É necessário fiador para o financiamento?

Sim, para contratação do financiamento é exigida a apresentação do fiador. Apenas os alunos do Prouni, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio são isentos dessa exigência.

Critérios para o cadastro:

Para se candidatar no financiamento, o estudante deve estar matriculado regularmente na faculdade particular cadastrada ao programa, o curso deve ser presencial e a instituição de ensino deve ser bem avaliada por órgãos do Ministério da Educação. Para avaliar os critérios de qualidade dos cursos, serão verificados o Conceito do Curso (CC) e o Conceito Preliminar do Curso (CPC). Em caso de inexistência do CC, será verificado o conceito alcançado pelo curso no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). E no caso de inexistência do CC e CPC, serão considerados os conceitos mais recentes que tenham sido publicados.

Você já utilizou ou tem interesse de utilizar o FIES para um programa de pós-graduação? Comente abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin