dcsimg

A Prova do ENEM 2009

A prova do ENEM 2009 será realizada no dia 03 de Outurbro. Confira os detalhes, principais informações e também as nossas dicas para realizar uma boa prova no Novo ENEM.

A Prova do Novo ENEM 2009

Especial Novo ENEM do Guia da Carreira: Fique por dentro das novidades

A prova do Novo ENEM, com 4.576.126 de alunos inscritos, será a maior edição da prova do ENEM já realizada desde a sua criação em 1998.

Aplicada em 1.826 cidades Brasileiras nos dias 03 e 04 de Outubro, a prova do ENEM 2009 vai servir como via de acesso para centenas de universidades particulares e dezenas de universidades federais.

A prova será composta por 180 testes de múltipla escolha com 5 opções, havendo posteriormente também uma redação.

As questões da prova do ENEM 2009, vão abordar principalmente temas da atualidade e privilegiar o raciocínio prático ao invés da famosa “decoreba”. O raciocínio prático, assim como a inteligência emocional e desenvolvimento do lado humano dos profissionais são os requisitos mais buscados pelas empresas nos dias de hoje.

Os 180 testes da prova do ENEM 2009 estarão dividos em 4 áreas principais: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza ( ciências biológicas ) e matemática, cada uma destas 4 grandes áreas representando 25% do peso da prova ( 45 questões cada ).

Em relação a redação, ela deverá ser escrita em prosa ( texto simples ), contendo um caráter dissertativo-argumentativo ( representação do ponto de vista da pessoa no texto ), sendo desenvolvida a partir de um tema atual relativo as áreas social, científica, cultural, política ou uma combinação das mesmas.

O tema da redação da prova do ENEM 2009 em sí, é segredo e só será revelado no dia da prova.

Duração da Prova do ENEM 2009

Dividida em dois dias ( 03 e 04 de Outubro ),  a prova do ENEM 2009 será organizada da seguinte maneira:

  • Dia I ( Sábado, 03 de Outubro de 2009 ): Neste dia serão realizadas as provas de ciências da natureza e de ciências humanas. Os portões da prova do ENEM 2009 serão abertos as 12h em ponto, sendo fechados as 12:55h sem possibilidade do aluno entrar depois desse horário. A prova terá inicio as 13:00h e duração de 4 horas e meia, sendo encerrada as 17:30h com o recolhimento obrigatório das provas pelos professores.
  • Dia II ( Domingo, 04 de Outubro de 2009 ): Neste dia, considerado o dia principal da prova do Novo ENEM, assim como no primeiro dia, os portões serão abertos as 12:00h sendo fechados após 55 minutos ( 12:55h ). A prova do dia II do ENEM 2009, com inicio as 13:00h terá duas categorias de questões: matemática e linguagens, sendo este também o dia da redação. Como a prova será maior, a duração também será maior, os alunos tendo um tempo de 5 horas e meia para termina-la. O prazo final para a conclusão da prova será as 18:30h com recolhimento obrigatório pelos professores neste horário.

Para poder entrar e realizar a prova, será obrigatório para os alunos apresentar os seguintes documentos:

  • RG original ou então cópia autenticada do mesmo.
  • Cartão de Confirmação do ENEM 2009 ( será enviado pelos correios para cada um dos alunos )
  • Folha de respostas do Questionário Socioeconômico ( será enviado pelos correios para cada um dos alunos )

Regras para a Prova do ENEM 2009

A organização da prova do ENEM 2009 estipulou algumas regras, válidas para todos os estudantes, para organizar melhor a prova:

  • Material e Equipamentos Válidos: Além do RG, Cartão de Confirmação e Folha do Questionário Socioeconômico que são obrigatórios o aluno deverá trazer pra a prova caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto ou lapiseira, caixa de grafite ( se for necessário ), relógio e também borracha. Como equipamento opcional o aluno poderá levar água, líquidos, doces do tipo chocolate e comida.
  • Material e Equipamentos Inválidos: Serão barrados os alunos que trouxerem os seguintes equipamentos: calculadora de qualquer tipo, computadores de qualquer tipo, celulares ( mesmo que somente para ver hora ), smartphones, equipamentos de música tais com MP3 Player e qualquer tipo de comunicador.
  • Saída da Sala e Desistência : por motivos de segurança, não será permitido aos alunos sair da sala ou desistir da prova, com menos de 2h de duração do exame.
  • Caderno de Questões: pelo mesmo motivo acima, os alunos só terão direito de levar para casa o caderno de questões da prova do ENEM 2009 após passadas 4h do inicio do exame.
  • Formato da Redação: A redação só será válida se estiver em forma de prosa, não sendo aceitas outras formas de expressão tais como desenho ou poesia. O aluno poderá sim, deixa-la em branco, mas perderá totalmente a sua nota.

Dicas para a Prova do ENEM 2009

Para os alunos realizarem uma melhor prova do ENEM 2009 o Guia da Carreira preparou algumas dicas simples:

  • Conheça o Local da Prova: Procure conhecer pessoalmente o local onde vai ser a sua prova. Vá alguns dias antes até o local e descubra as melhores rotas de ôniubos, metrô, carro, etc… é bom conhecer bem o caminho para evitar supresas e perder a prova por causa de eventualidades.
  • Chegue Cedo: Os portões da prova do ENEM 2009 tem horário para abrir e horário para fechar, não sendo permitido furar esta regra. Recomendamos chegar mais cedo até o local, para evitar problemas. Chegue entre 30 e 60 minutos antes.
  • Comida: Se alimente bem no dia da prova, mas não deixe o nervosismo fazer você exagerar na dose, não se esqueça que vai ser possível levar comida e água na prova do ENEM 2009. Comendo demais você tenderá a ter sono durante a prova e também corre o risco de passar mal. Comer pouco também é prejudicial, principalmente para a concentração, faça tudo com moderação.
  • Tempo Médio por Questão: No Dia I da prova serão 90 questões. Com a duração de 270 minutos, serão 3 minutos por questão. No dia II da prova serão 90 questões e 1 redação, com a duração de 330 minutos. Embora o a prova do ENEM 2009 seja mais longa no Dia II não devemos esquecer da redação, reservando no mínimo, 1 hora para a mesma, ficando 60 minutos para a redação e 3 minutos por questão. Nossa recomendação quanto ao tempo é usa-lo de maneira inteligente: se você ficar “enroscado” em uma questão pule e volte depois, é muito mais inteligente acertar 5 questões médias e e errar 1 dificil do que acertar 1 questão dificil e não ter tempo de fazer as 5 médias.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin