dcsimg

Veja aqui a prova do Enem 2015

Baixe as provas em PDF e estude para o Enem em casa!

prova

Ter um curso superior é uma das melhores formas de dar aquela turbinada na carreira… e no salário! De acordo com a com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ter um diploma universitário no Brasil pode significar um ganho salarial de até 156%.

E hoje em dia a principal porta de entrada para o ensino superior é o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Com a nota do Exame é possível concorrer a vagas em universidades públicas, disputar uma bolsa de estudos em faculdades particulares, tentar um financiamento estudantil a juros baixos e até fazer a matrícula diretamente em universidades privadas, tudo isso sem precisar fazer vestibular.

Se você se animou a fazer o Enem, mas já saiu da escola faz tempo ou acha que não daria conta de resolver as questões da prova, saiba que nunca é tarde para estudar! E dá para treinar o modelo do Enem baixando da internet as provas anteriores.

A prova do Enem 2015 já está disponível para download. Confira!

Baixe aqui as provas do Enem 2015 em PDF

As provas do Enem 2015 estão no formato PDF, que você pode baixar e imprimir em casa. Lembre de baixar também o gabarito correspondente, para conferir se acertou as respostas.

São quatro modelos de prova para cada dia do Enem e você não precisa resolver todos, pois as questões são as mesmas, mudando apenas a ordem. Você pode fazer o download de apenas uma cor de prova para cada dia:

Primeiro dia do Enem 2015

Segundo dia do Enem 2015

Como estudar para o Enem usando as provas anteriores

O Enem é uma prova bem específica, que apresenta questões multidisciplinares em quatro grandes áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Cada uma dessas áreas do conhecimento engloba mais de uma disciplina “tradicional” que estamos acostumados a ver nas aulas do ensino médio (o antigo segundo grau, para quem tem mais “experiência”). Em Ciências Humanas, por exemplo, você encontrará questões de Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Temas da atualidade e cruzamento de disciplinas são comuns nas questões do Enem. Ao todo, são 180 perguntas objetivas e uma redação. O tempo para responder cada questão é de cerca de 3 minutos e a redação deve ser elaborada e passada a limpo em uma hora.

É uma corrida contra o tempo e você pode treinar para o Enem usando a prova de pelo menos duas formas:

  1. Fazer a prova do Enem anterior para descobrir o que ainda precisa estudar ou relembrar

Se você já se formou no ensino médio e pretende fazer o Enem para entrar na faculdade e turbinar sua carreira, pode rolar aquela insegurança: já não lembro de quase nada!

O jeito é encarar a fera de frente: pegue a prova do Enem e tente resolver cada uma das 180 questões. Não faça nenhum tipo de consulta (fique longe da internet!). A ideia aqui é ver quais temas você vai precisar estudar se quiser fazer o próximo Enem. Você pode fazer uma área do conhecimento por vez, ou fechar um número de questões para resolver.

Somente depois de resolver todas as questões (aqui vale chutar também!), confira o gabarito. A partir dessa conferência, você poderá identificar os temas que tem mais dificuldade e reforçar os estudos.

  1. Fazer a prova do Enem anterior como um simulado

Esse é um treino interessante para identificar como seria o seu desempenho nas condições da prova. A ideia é simular o ambiente e as limitações que você terá no dia do Enem. Baixe agora os cadernos de prova e imprima-os, mas não olhe as questões!
A primeira providência é separar dois dias seguidos em que você poderá reservar 4 horas e meia e 5 horas e meia, respectivamente, para se isolar e fazer seu “personal Enem”. As provas do Enem começam às 13h30 nos dois dias, você pode seguir esse mesmo horário.

Reserve também um local tranquilo, isolado e silencioso. Providencie água e alimentos leves e leve-os para esse mesmo local. Assim você não perde tempo precioso da prova levantando para ir até a cozinha buscar um copo d’água.

No dia do Enem, você só poderá usar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Lápis, borracha, lapiseira, caneta marca-texto e qualquer outro material estão proibidos. Procure usar somente a caneta preta para fazer seu simulado.

Avise que não pode ser interrompido, desligue o celular e qualquer outro aparelho eletrônico. Programe um despertador e tenha um relógio no seu local de prova para checar seu andamento.

Resolva todas as questões do primeiro dia e preencha o cartão-resposta em até 4 horas e meia. No segundo dia, que inclui uma prova de redação, você deve programar cinco horas e meia par resolver as questões, marcar o cartão-resposta, escrever a redação e passá-la a limpo para a folha de redação.

Só olhe o gabarito depois de “entregar” a prova. Analise seus acertos e erros para identificar os temas que você precisará estudar um pouco mais.

Veja também:

Quantos pontos preciso tirar no Enem para conseguir o ProUni?

Você vai fazer o Enem? Já baixou as provas de 2015 para estudar em casa? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin