dcsimg

Descubra quando sai o resultado do Enem e fique ligado

O futuro de muitos estudantes depende do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Veja aqui quando e como ele é divulgado!

A data de divulgação do resultado oficial do Enem é uma das mais esperadas do ano, não só por estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil como também por quem sonha em turbinar a carreira com um diploma de nível superior. É que a pontuação obtida no exame pode garantir o sonho do acesso à universidade.

Uma confusão que às vezes acontece é quanto à publicação do gabarito e do resultado oficial. As duas informações até têm relação entre si, mas é o resultado oficial, publicado no site do Enem, que vai mostrar a pontuação do participante.

A divulgação acontece no ano seguinte à realização do Exame, e o cálculo das notas obedece a um sistema bem mais sofisticado do que a simples soma dos acertos. Já a redação usa outro modelo de correção.

Aqui vamos explicar tudo para você: quando sai o resultado, como consultá-lo, como é o cálculo das notas e o que você pode fazer com os pontos do Enem!

O que é o Enem

Enem é a sigla para o Exame Nacional do Ensino Médio, uma série de provas aplicadas aos estudantes de todo o país para verificar o nível de conhecimentos adquiridos durante a última etapa da educação básica.

Além de medir a qualidade da educação no Brasil, o Enem é hoje em dia uma grande porta de entrada para a faculdade.

Ir bem no Exame pode ser o caminho mais curto para conseguir uma vaga nas universidades brasileiras, já que muitas delas utilizam as notas do Enem para selecionar seus futuros alunos – mais adiante vamos falar de todas as possibilidades.

Quando sai o resultado do Enem

A divulgação do resultado do Enem causa sempre grande expectativa entre os estudantes. Não é pra menos: a pontuação obtida pode significar o acesso à universidade e a concretização do sonho do diploma universitário.

Mas tome cuidado: uma coisa é o gabarito e outra é o resultado oficial. O gabarito é divulgado rapidamente e traz as respostas às questões objetivas do exame. Mas não basta somar os acertos, pois a correção do Enem é mais complexa que isso. Ele pode servir como uma referência para o aluno saber se foi bem ou mal, mas não substitui o resultado oficial.

O gabarito é divulgado até o terceiro dia útil depois da última prova. Já o resultado oficial é publicado no início do ano seguinte à realização do Exame. São quase dois meses de espera, em média.

Para acompanhar todo o cronograma e não perder as datas, é importante consultar o site oficial do Enem.

Como consultar o resultado do Enem

O Enem não publica um “listão de aprovados”. O candidato deve ir ao site oficial do exame, mais especificamente à Página do Participante, e informar CPF ou o número de inscrição e a senha para acessar sua pontuação individual.

É possível ainda fazer a consulta pelo aplicativo oficial do Enem, que pode ser baixado gratuitamente no mesmo site.

Como funciona o cálculo das notas do Enem

Como já dissemos, a correção das provas do Enem vai muito além da simples soma das respostas corretas.

Os avaliadores utilizam a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera o nível de dificuldade de cada questão e também a coerência do candidato no conjunto das provas de múltipla escolha. O site do Enem traz a explicação detalhada desse método.

Quanto à redação, ela é corrigida por manualmente dois avaliadores diferentes, que darão pontos de 0 a 200 para cada uma das cinco competências avaliadas: domínio da norma padrão da língua escrita, adequação ao tema e formato solicitado (em geral é o dissertativo-argumentativo), coerência nos argumentos, encadeamento das ideias e coerência na solução apresentada.

A nota final de cada corretor, que pode chegar a 1.000, será a soma dos pontos obtidos em cada uma das competências. E a nota final do aluno será a média aritmética das notas apresentadas pelos dois corretores. Caso haja uma diferença de notas muito grande entre os dois avaliadores, será chamado um terceiro corretor.

Vale muito a pena caprichar na redação do Enem, pois além de valer até 1.000 pontos, ela ainda é o primeiro critério de desempate nos processos seletivos que usam a nota do exame!

Como posso usar a nota do Enem

Cada vez mais, o resultado do Enem vem se mostrando uma das maiores portas de entrada do estudante brasileiro ao ensino superior. Muitas instituições, inclusive, liberam o aluno do vestibular e dão a ele acesso direto à faculdade caso tenha obtido uma boa pontuação no Enem.

É sempre bom consultar a faculdade em que você quer estudar para saber mais detalhes sobre seus processos seletivos e como ela usa a nota do Enem. Cada instituição é livre para estabelecer suas próprias regras.

Mas uma coisa é certa: uma boa pontuação no Exame facilita o início do seu caminho universitário. Alguns programas de ampliação do acesso à universidade que consideram as notas do Enem são o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Tem ainda o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem para classificar interessados em ocupar vagas em mais de 130 universidades públicas pelo Brasil afora.

Faculdades que aceitam o resultado do Enem

Centenas de instituições de ensino superior em todo o Brasil aceitam a nota do Enem para selecionar alunos.

Apresentamos abaixo uma lista com algumas sugestões de faculdades, todas elas reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja também:

Descubra como funciona o Enem

Pretende usar o resultado do Enem para conseguir uma vaga na faculdade? Qual curso pensa em fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin