dcsimg

Veja quanto precisa no Enem para passar em Engenharia Civil

Saiba mais sobre a nota que você precisa tirar no Enem para entrar em Engenharia Civil!

É possível ingressar no curso de Engenharia Civil utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, para se dar bem é preciso estar preparado: os processos seletivos são bastante concorridos.

O segredo para passar em Engenharia Civil usando a nota no Enem, na verdade, é muito simples: quanto maior for sua nota, mais chances terá de obter uma vaga.

Neste artigo, você vai encontrar informações sobre quatro formas de entrar em uma faculdade utilizando a pontuação do Enem e também poderá ter uma noção de qual é a nota de corte necessária para entrar em Engenharia Civil.

Como usar o Enem para entrar em Engenharia Civil

Atualmente, com a nota do Enem é possível entrar em Engenharia Civil via quatro processos seletivos principais:

  1. Sisu

O Sistema de Seleção Unificada é uma forma de selecionar estudantes para vagas em universidades públicas. Para se candidatar, é necessário ter feito a edição mais recente do Enem, sem ter zerado a redação. O Sisu é o processo seletivo mais concorrido entre os que utilizam a nota do Enem.

  1. ProUni

O Programa Universidade para Todos é voltado a estudantes de baixa renda e distribui bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.

Para fazer a inscrição no processo seletivo é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (no caso das bolsas integrais) ou até três salários mínimos por pessoa (no caso das bolsas parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade). Além disso, é necessário se enquadrar nos critérios de formação escolar e ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas da edição mais recente do Enem, sem ter zerado a redação.

  1. FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil ajuda a pagar a faculdade. Os juros são mais baixos do que os praticados pelos bancos, a dívida só começa a ser paga depois da formatura e pode ser diluída em vários anos.

Para se candidatar ao FIES é preciso ter renda familiar bruta mensal de até 5 salários mínimos por pessoa. Outro requisito é ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas de qualquer edição do Enem a partir de 2010, sem ter zerado a redação.

  1. Ingresso direto

Geralmente esse é um processo simples, sem burocracia. Cada faculdade pode determinar uma nota de corte para seus cursos. O candidato só precisa apresentar a nota do Enem e fazer a matrícula.

Quanto precisa tirar no Enem para entrar em Engenharia Civil pelo Sisu

Agora vamos às notas de corte para conseguir uma vaga pelo Sisu. Primeiro, saiba que nota de corte é a nota do último candidato que conseguiu vaga em determinado curso, universidade, campus e turno. Por esse motivo, ela depende de diversos fatores e pode variar e muito, inclusive de acordo com a edição do Sisu.

Segundo apuramos, a menor nota de corte das edições mais recentes do Sisu para Engenharia Civil foi 676 pontos. A maior ficou em 894 pontos!

Quanto precisa tirar no Enem para entrar em Engenharia Civil pelo ProUni

Se você pretende tentar uma vaga no ProUni, considere principalmente o seguinte detalhe: a nota de corte vai depender (e muito!) da instituição de ensino que você deseja cursar. Claro, assim como o Sisu, tecnicamente há os outros fatores (campus, turno, modalidade de concorrência), mas o fato é que há diferenças gritantes entre as notas de corte de Engenharia Civil entre as faculdades que participam do programa.

Para você ter uma ideia, a menor nota de corte em edições mais recentes ficou em 450 pontos, que é basicamente a pontuação exigida para se inscrever. Já a maior nota de corte foi de 737 – uma baita diferença!

Também é possível encontrar faculdades que exigem pontuações medianas, como por exemplo o Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, na unidade do Campo Limpo, que pediu 481 pontos para o turno da manhã. Outro exemplo é o Centro Universitário Estácio da Bahia, na unidade Gilberto Gil, que exigiu 565 pontos para o turno da noite.

Quanto precisa tirar no Enem para financiar Engenharia Civil pelo FIES

Aqui, a situação é bem parecida com a do ProUni: a nota de corte vai depender em grande parte da instituição de ensino que você escolher.

A menor nota de corte que apuramos também ficou na casa dos 450 pontos. Porém, quando comparamos com a maior nota de corte, exigida por uma instituição tradicional em São Paulo, temos noção da diferença: a faculdade em questão pediu 721 pontos! Quanto às notas medianas, ficam entre os 500 e 600, como por exemplo a Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, unidade Venda Nova (509 pontos) ou o Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, unidade Vila Mariana (523 pontos).

Quanto precisa tirar no Enem para entrar em Engenharia Civil por ingresso direto

As notas de corte de Engenharia Civil por ingresso direto são mais complicadas de prever. Vamos explicar: isso ocorre porque cada instituição de ensino pode determinar sua notas de corte para entrar no curso – e geralmente essa informação é revelada no momento da inscrição.

Algumas faculdades exigem uma determinada média nas provas do Enem. Outras exigem que a pontuação para a prova de Matemática e suas Tecnologias seja maior, por se tratar de um curso com grande carga de matérias das Ciências Exatas.

Aqui, o melhor a se fazer é entrar em contato diretamente com a instituição de ensino e tirar a dúvida para já se preparar, consultando inclusive quais edições do Enem a faculdade aceita. Algumas aceitam qualquer prova desde 2010, outras são mais específicas e pedem a mais recente.

Onde estudar Engenharia Civil com a nota do Enem

Segundo o e-MEC, site do Ministério da Educação que funciona como uma base de dados sobre o ensino superior, o país conta atualmente com mais de mil graduações de Engenharia Civil em atividade, entre faculdades públicas e particulares.

Todo curso superior requer investimento de tempo e dinheiro, então nada mais justo do que esperar receber em troca um ensino de qualidade. Pensando nisso, criamos uma lista com algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Outra coisa: todas as faculdades que selecionamos participam do ProUni e do FIES, além de trabalharem facilidades de pagamento próprias, como descontos, bolsas de estudo e financiamentos privados. Confira:

Veja também:

O que faz um Engenheiro Civil?

Pretende entrar em Engenharia Civil utilizando a nota do Enem? Qual processo seletivo você vai tentar? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin