dcsimg

Saiba que nota você precisa tirar no Enem para passar no Sisu

Descubra qual a pontuação necessária no Enem para entrar na universidade pública sem fazer vestibular, participando do Sisu!

sisu-ead-certa

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já se tornou a prova mais importante na vida de quem pretende fazer um curso superior. Tirar uma boa nota no Enem traz diversas vantagens, como por exemplo: conseguir bolsas de estudo, financiamento estudantil e até mesmo entrar na universidade pública sem precisar fazer vestibular!

Dos processos seletivos que envolvem o Enem, o mais conhecido – e esperado – é o Sisu, o Sistema de Seleção Unificada que utiliza a nota do Exame para classificar candidatos a vagas de graduação em universidades públicas.

Se você pretende fazer um curso superior e se destacar em sua carreira, saiba quanto precisa tirar na nota do Enem para conseguir passar no Sisu!

Qual a nota mínima para se inscrever no Sisu?

A primeira exigência para se inscrever no Sisu é ter feito a edição mais recente do Enem.

De modo geral, o Sisu não exige uma nota mínima nas provas. Para se inscrever basta ter nota superior a zero na redação.

No entanto, dependendo do curso que você deseja fazer, pode existir uma nota mínima. Isto acontece porque as instituições de ensino são livres para determinar o desempenho mínimo exigido para se candidatar a cada curso, e também atribuir pesos diferentes a cada uma das provas do Enem.

Não tem como saber previamente qual será a nota mínima de cada curso. Somente durante o período de inscrição é que o candidato poderá visualizar esta informação na plataforma do Sisu.

Qual a nota de corte para passar no Sisu?

Não existe uma nota de corte única para ser aprovado no Sisu. Ela varia bastante de um curso para o outro e de uma universidade para a outra. Alguns fatores influenciam o cálculo desta nota. Os principais são:

  • Número de vagas disponíveis.
  • Desempenho dos candidatos que concorrem a uma mesma vaga.
  • A procura pelo curso, se é bastante concorrido ou não.
  • O tipo de cálculo utilizado, considerando apenas a nota do Enem ou atribuindo pesos diferentes para cada prova.

Existem alguns cursos que tradicionalmente são muito concorridos e os estudantes se preparam bastante para as provas do Enem com o objetivo de passar no Sisu (caso de Medicina, Direito e Engenharias). Isso faz com que a nota de corte destes cursos seja mais alta.

Durante o período de inscrições você poderá consultar a nota de corte do curso que você escolheu e, se for o caso, modificar sua opção para aumentar suas chances de passar.

Cursos do Sisu com maiores notas de corte

A cada nova edição do Sisu as notas de corte podem mudar. Fatores como a procura pelos cursos que estão em alta naquele ano ou o desempenho geral dos participantes do Enem podem influenciar o cálculo da nota mínima para ser aprovado.

Se você pretende conseguir uma vaga em cursos muito concorridos, veja qual foi a pontuação necessária para entrar nos dez cursos com as maiores notas de corte do primeiro semestre de 2015, na modalidade “ampla concorrência”:

  1. Direito – Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Nota de corte: 830,39
  1. Medicina – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Nota de corte: 821,46
  1. Engenharia Química – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Nota de corte: 816,23
  1. Medicina – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Nota de corte: 810,71
  1. Medicina – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Nota de corte: 809,88
  1. Medicina – Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
    Nota de corte: 809,83
  1. Medicina – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
    Nota de corte: 805,06
  1. Engenharia Aeronáutica – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    Nota de corte: 804,44
  1. Ciências Econômicas – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Nota de corte: 804,13
  1. Medicina – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Nota de corte: 803,49

Estas foram as dez notas de corte mais altas dentre todas as opções de cursos disponibilizadas pelo Sisu. Mas isso não significa que você precisa tirar uma nota tão alta no Enem para ser aprovado em outros cursos.

Na maioria dos casos a nota de corte ficou bem abaixo disto. Candidatos que obtiveram uma nota próxima a 650 no Enem podem ser aprovados em muitos dos cursos ofertados.

Como saber a nota de corte para o curso escolhido

A nota de corte final só é calculada quando terminam as inscrições. No entanto, a plataforma do Sisu disponibiliza um cálculo preliminar da nota de corte durante o período de inscrições. Assim, o candidato pode saber se terá chances de ser aprovado ou não.

No momento de escolher um curso, é possível visualizar a nota de corte parcial. Esta nota é calculada considerando os candidatos inscritos naquele curso até o momento.

Todos os dias o sistema é atualizado e você pode ir acompanhando a evolução da nota de corte, além de sua classificação parcial no curso escolhido.

Enquanto durar o período de inscrições, você poderá mudar de ideia e modificar sua opção de curso quantas vezes quiser. Somente a última alteração será considerada para a distribuição das vagas.

Veja também:

Cotas do Sisu

Você pretende entrar em uma universidade pública pelo Sisu? Para qual curso você vai se candidatar? Compartilhe suas ideias conosco aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin