dcsimg

RIO + 20 – Saiba o que Aconteceu na Conferência das Nações Unidas

A Rio + 20 foi a Conferência das Nações Unidas realizada no mês de Junho/2012 no Rio de Janeiro. Entenda mais sobre o evento!

rio-20

A Conferência das Nações Unidas Rio +20 foi realizada no mês de Junho/2012 dos dias 13 a 22, foi chamada dessa forma por marcar o vigésimo encontro das Nações Unidas para discutir sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O principal objetivo da conferência foi renovar os compromissos políticos com o desenvolvimento sustentável para as próximas décadas e também definir formas de promover o crescimento econômico proporcionando a população mundial um acesso sustentável à alimentação, energia e água, sem prejudicar o meio ambiente.


Os principais temas abordados na conferência

– Erradicação da pobreza e economia verde – no contexto do desenvolvimento sustentável;

– Estrutura Institucional para o desenvolvimento sustentável.


Momentos Importantes

O evento contou com a participação de cento e noventa chefes de estado de nações importantes no mundo, ocorreram 3 momentos importantes no decorrer dos dias da conferência:

– Nos dias 13 a 15 de junho os representantes governamentais se uniram para as negociações dos documentos adotados na Conferência na III Reunião do Comitê Preparatório.

– Nos dias 16 a 19 de junho foram selecionados os temas sobre o desenvolvimento sustentável que seriam discutidos pelos países participantes da Conferência.

– Nos dias 20 a 22 de junho ocorreu o Segmento de Alto Nível da Conferência, onde foi confirmada a presença dos chefes de estado e governantes dos países integrantes das nações unidas.

Foram estabelecidas metas de desenvolvimento sustentável que devem ser respeitadas por todos os países que estavam presentes na Conferência. Quanto aos objetivos  do desenvolvimento sustentável (ODSs), os países terão o prazo máximo de estabelecerem até o fim de 2014, para que assim formem metas de desenvolvimento com objetivo de erradicar a pobreza. As atuais metas que foram estabelecidas no ano de 2000 serão expiradas em 2015.

Um grupo formado por 30 países (6 de cada continente) irá trabalhar junto para definir os objetivos do desenvolvimento sustentável e tem até setembro de 2013 para apresentar um estudo  à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin