dcsimg

Saiba o que contém o cartão de confirmação do Enem e como consultá-lo

Descubra tudo sobre o cartão de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio!

Enem, provaConforme vai se aproximando a data das provas do Enem, os candidatos começam a roer as unhas. É ansiedade sobre as matérias que vão cair, especulação sobre o tema da redação, concorrência dos processos seletivos, o que pode levar no dia da prova, o medo de chegar atrasado no local do Exame. A sensação de que a gente está se esquecendo de algo parece nunca sair da cabeça.

Nesse turbilhão de coisas, uma dúvida que com certeza vai e vem é sobre o cartão de confirmação da inscrição do Enem. Quando ele será emitido? Vou receber em casa? Preciso dele para fazer a prova?

O Ministério da Educação (MEC) não dá nenhuma indicação antecipada de quando os cartões ficarão disponíveis para consulta. É preciso ficar de olho nos comunicados oficiais e na página do Exame.

Se você não quer perder o sono pensando no cartão de inscrição, confira o guia que preparamos a seguir com todas as dúvidas sobre esse documento tão importante para os candidatos do Enem!

O que é o cartão de confirmação da inscrição do Enem?

O cartão de confirmação da inscrição do Enem é um documento emitido pelo MEC pouco antes da realização das provas que comprova a sua participação no Exame.

O candidato só vai saber qual será seu local exato de realização das provas quando o cartão for emitido. Ele também traz outras informações importantes sobre o participante.

O que contém o cartão de confirmação da inscrição do Enem?

O cartão de confirmação da inscrição do Enem traz as seguintes informações:

  • Nome do participante
  • Número de inscrição
  • CPF
  • Data, horário e local exato de realização das provas
  • Indicação de atendimento especial, caso haja (para grávidas, lactantes, pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção, idosos, sabatistas, etc.)
  • Opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Indicação de emissão de certificado de conclusão do ensino médio (se for o caso)

Como consultar o cartão de confirmação da inscrição no Enem?

O cartão de confirmação do Enem fica disponível na Página do Participante do Enem algumas semanas antes da data da prova.

O arquivo também pode ser acessado no aplicativo oficial do Enem para aparelhos celulares.

Só tem acesso a ele que fez a inscrição do Enem e pagou a taxa de inscrição (ou recebeu a confirmação de isenção).

O MEC divulga na grande imprensa e no site oficial a data em que os cartões ficarão disponíveis para consulta. Você também ficará sabendo tudo por aqui.

Depois que a disponibilidade do cartão é divulgada, o participante pode acessar a página, baixar e imprimir o arquivo quando quiser!

Para que serve o cartão de confirmação da inscrição do Enem?

O cartão reúne, num só documento, os seus dados pessoais, de inscrição, o local de realização da prova e as solicitações extras, se houver.

É apenas um “guia” para facilitar a vida do usuário. Com o cartão em mãos, não é preciso decorar o endereço e sala da prova, o número de inscrição no Enem e demais informações que o candidato possa precisar no dia da prova.

É obrigatório levar o cartão de confirmação no dia da prova?

Não. No dia da prova o único documento necessário é uma identificação oficial original, recente e com foto (de preferência carteira de identidade ou de habilitação).

Mas a gente recomenda que o candidato guarde consigo o cartão e leve no dia da prova. Nunca se sabe se vai acontecer algum imprevisto – vai que você esquece o endereço de realização da prova ou se confunde?

Para não correr esse tipo de risco, é melhor imprimir o cartão de confirmação da inscrição e guardar na carteira. Ou ter o aplicativo do Enem instalado no seu celular, caso você precise acessar o documento na hora.

O MEC vai enviar um cartão para a minha casa?

Não. Desde 2015, o Ministério da Educação parou de enviar os cartões de confirmação pelo correio. Agora é responsabilidade do candidato baixar e imprimir o documento.

E se eu perder o meu cartão de confirmação?

Não tem problema. Basta acessar a Página do Participante do Enem, baixar e imprimir o cartão de confirmação sempre que for necessário.

Você também pode consultar o cartão diretamente no seu celular, pelo aplicativo oficial do Enem.

Só cuide para não perder o documento no momento da prova, porque nesse caso você não terá tempo de imprimir o arquivo novamente. Mesmo assim, se souber o local exato e chegar a tempo, você vai conseguir fazer o Enem!

Quando é possível acessar o cartão de confirmação do Enem?

O cartão de confirmação da inscrição só fica disponível para consulta algumas semanas antes da realização do Exame. Como geralmente o Enem acontece entre o final de outubro e o começo de novembro, podemos dizer que o MEC deve liberar o acesso a partir da segunda quinzena de outubro.

As datas podem variar. Fique atento que contaremos para você aqui.

Por que o cartão de confirmação do Enem não fica disponível logo após a inscrição?

O Enem é um exame que mobiliza mais de 7 milhões de candidatos. Cada uma dessas pessoas precisa ser encaixada em um local de realização que seja próximo de sua residência ou da cidade onde mora.

É uma logística muito grande e que toma bastante tempo. Por isso a liberação dos cartões demora um pouco.

Onde posso ver mais informações sobre o cartão de confirmação do Enem?

O edital do Enem traz todas as informações relativas ao Exame, desde aspectos operacionais, como o cartão de confirmação, até um completo guia sobre o que estudar para as provas.

Para se dar bem no Exame é fundamental ler o edital. Consulte a edição mais recente no site oficial do Enem.

Veja também:

Faculdades que aceitam o Enem

Ficou claro como funciona o cartão de confirmação do Enem? Se ainda tiver alguma dúvida, fale com a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin