dcsimg

Saiba tudo sobre o Enem 2016

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre o Enem deste ano!

EnemMais de 9 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2016.

Os participantes podem usar o desempenho nessa prova para entrar em universidades públicas e privadas, ganhar bolsas de estudos, conseguir um financiamento estudantil do Governo Federal e uma série de outros benefícios.

Ter um diploma de nível superior no Brasil pode significar um salário 150% maior comparado a quem tem só o ensino médio, de acordo com uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Por isso, se você pretende turbinar a carreira com uma boa faculdade, fazer o Enem pode ser o melhor caminho. Com uma só prova você consegue participar de diversos processos seletivos por todo o País!

As regras do jogo já estão definidas e aqui você confere um guia especial com tudo o que é preciso saber sobre o Enem 2016!

Como saber meu local de prova do Enem 2016?

Ao se inscrever para o Enem 2016, você precisará selecionar, em uma lista com todos os municípios onde ocorrerá o Exame, o local onde você prefere fazer a prova.

As informações detalhadas sobre o seu local de prova, com endereço completo e sala, poderão ser consultadas no Cartão de Confirmação de Inscrição.

Quando sai o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2016?

Desde 2015, o MEC não envia mais o cartão de confirmação pelo correio. O documento fica está disponível, na página do participante, desde o dia 19 de outubro. Baixe o arquivo e imprima-o para levar no dia da prova.

Quando são as provas do Enem 2016?

Em 2016, as provas do Enem acontecem nos dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo).

No primeiro dia, o participante tem 4 horas e 30 minutos para responder 90 questões objetivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

No segundo dia, são 90 questões objetivas de Linguagens e Matemática, mais a redação. O tempo de prova é de 5 horas e 30 minutos.

Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham pontualmente às 13 horas (horário de Brasília). As provas se iniciam às 13h30. Nessa meia hora entre o fechamento dos portões e a liberação para começar a responder as questões, a organização do Enem deve fazer procedimentos de segurança, como a detecção de metais e conferência da identidade dos participantes.

Qual o tema da redação do Enem 2016?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares! Até o segundo dia do Enem, domingo, quando os candidatos puderem abrir seus cadernos de prova, ninguém (exceto os organizadores) sabia qual seria o tema da redação.

Esse elemento-surpresa é o causador de muita ansiedade entre os estudantes, pois zerar na redação deixa o candidato fora dos principais processos seletivos do Governo Federal que usam o Enem como critério de escolha: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Financiamento Estudantil (FIES).

Uma coisa é certa: o Enem não repete o assunto exigido para o texto. Confira todos os temas de redação do Enem desde que o exame foi modificado e tem o formato adotado hoje em dia:

  • 2009: O indivíduo frente à ética nacional
  • 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
  • 2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
  • 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • 2013: Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
  • 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
  • 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Quando sai o gabarito do Enem 2016?

O MEC liberou o gabarito oficial do Enem 2016 no dia 9 de novembro.

Quando sai o resultado do Enem 2016?

Apesar de o gabarito sair logo, o resultado do Enem demora mais para ser divulgado. São em média dois meses de espera. O MEC deve liberar o acesso ao Boletim de Desempenho Individual no dia 19 de janeiro de 2017.

Veja também:

Descubra qual é a nota mínima pra passar no Enem

Vai fazer o Enem em 2016? Já está se preparando? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin