dcsimg

Saiba como usar o FIES para entrar na Estácio

Quer estudar na Estácio mas não sabe se vai dar conta da mensalidade? Que tal tentar um financiamento do FIES? Descubra como agora mesmo!

A Universidade Estácio de Sá (UNESA) tem mais de 45 anos de tradição e faz parte de um dos maiores grupos educacionais do país.

São mais de 70 unidades espalhadas por todo o Brasil e centenas de milhares de alunos matriculados. Além de contarem com ampla infraestrutura, todos os cursos são reconhecidos e bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC).

Essa avaliação positiva do MEC possibilita que a Estácio participe do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), um programa do governo federal que ajuda estudantes de baixa renda a cursarem uma faculdade privada.

Veja agora como fazer para conseguir entrar na Estácio com o FIES, desde os requisitos para candidatura até o passo a passo da inscrição. Também vamos tirar algumas dúvidas gerais sobre o programa.

A Estácio aceita FIES?

Sim, a Estácio oferece vagas no FIES.

Para participar do FIES a instituição de ensino precisa ser reconhecida e bem avaliada pelo MEC. É justamente o caso da Estácio.

No entanto, como a faculdade possui diversas unidades espalhadas por todo o Brasil e o número de vagas do FIES varia a cada semestre, é importante conferir se a graduação que você quer fazer está disponível na unidade do seu interesse.

Quais são os requisitos para entrar na Estácio com o FIES?

O primeiro passo para conseguir o financiamento do FIES na Estácio é verificar se você preenche os requisitos de participação no processo seletivo.

Para se candidatar ao benefício é preciso:

  • Ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas de qualquer edição do Enem a partir de 2010, sem ter zerado a redação
  • Ter renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa

A segunda etapa é descobrir se o curso da Estácio que você quer financiar tem vaga no FIES. Lembre-se de conferir também o turno, a cidade e o campus.

Essa informação fica disponível enquanto as inscrições para o FIES estiverem abertas.

Como se inscrever no FIES para entrar na Estácio?

As inscrições do FIES são unificadas. Independentemente da faculdade, todos os candidatos ao financiamento devem se inscrever no mesmo sistema e período.

Para tentar um financiamento do FIES na Estácio você deve cumprir todos os requisitos de participação e fazer a inscrição no site oficial do programa. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site do FIES Seleção.
  2. Clique em “Primeiro Acesso” e preencha o cadastro. O sistema pedirá que você informe CPF, data de nascimento e um endereço de e-mail válido.
  3. Crie uma senha para acessar o sistema.
  4. Você receberá um e-mail com um link para validar o cadastro. Clique no link e ative sua inscrição. Nessa etapa, o sistema do FIES identificará automaticamente se você fez o Enem e qual foi sua pontuação.
  5. Digite o nome completo de todos os membros do seu grupo familiar maiores de 14 anos. Insira o CPF, data de nascimento e renda bruta mensal de cada um.
  6. O último passo é definir a instituição de ensino e curso desejados. Procure por Estácio de Sá e selecione a unidade que deseja frequentar. Em seguida, escolha a graduação. Salve as informações e pronto, agora é só esperar o sistema do FIES realizar a seleção.

Posso me inscrever para o FIES em qualquer época do ano?

Não, pois as inscrições do FIES só são abertas antes do início de cada semestre letivo. O período costuma durar apenas quatro dias. Por isso, preste muita atenção às datas e esteja preparado!

O que faço se for pré-selecionado?

O resultado do FIES é divulgado na segunda-feira seguinte ao encerramento das inscrições. Quem for pré-selecionado precisa ainda cumprir alguns procedimentos para garantir o benefício.

O primeiro deles é ir até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da unidade em que foi pré-selecionado e validar uma série de documentos (a lista com a documentação necessária aparece no site do FIES).

Se todos os documentos estiverem em ordem, a CPSA emitirá um Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). Você deverá levar esse comprovante à agência bancária, além de alguns documentos seus e do fiador, para assinar e contratar o financiamento.

Tenha em mente que o FIES dá um prazo curto para que todas as etapas sejam cumpridas, da inscrição à assinatura do contrato. Organize-se e junte a papelada dentro do período determinado para não perder a vaga!

Já tenho o FIES e gostaria de me transferir para a Estácio. Posso?

Sim. É possível pedir transferência para a Estácio. No entanto, chamamos a atenção para um detalhe: só dá para se transferir de outra instituição de ensino para a Estácio se for para o mesmo curso.

Se você estuda na Estácio com ajuda do FIES e quiser fazer uma transferência para outro curso da Estácio, isso também é possível.

Já estudo na Estácio e gostaria de solicitar o FIES. Posso?

Pode, mas tenha em mente que o FIES passa a valer somente a partir da assinatura do contrato. Portanto, você não receberá o reembolso das mensalidades que foram pagas à Estácio antes da contratação do financiamento.

Qual é o valor máximo das mensalidades da Estácio coberto pelo FIES?

O FIES não prevê mais um valor máximo para o financiamento das mensalidades. Dessa forma, é possível contar com a ajuda do programa até para graduações tradicionalmente mais caras, como Medicina e Odontologia, por exemplo.

Lembre-se de que o FIES é um empréstimo e que a dívida deverá ser quitada um dia. Portanto, coloque tudo na ponta do lápis e faça as contas se você terá condições de arcar com as parcelas do financiamento após a formatura.

Uma dica é pesquisar se o campo em que pretende atuar oferece um salário adequado às suas necessidades – é uma boa maneira de ver se o curso é um bom investimento.

Quero fazer um curso EAD na Estácio. Posso usar o FIES?

Por enquanto o FIES ainda não financia graduações a distância. Mas isso não é motivo para desanimar: a Estácio oferece muitas facilidades para quem quer fazer um curso nesse formato – como descontos para quem paga as mensalidades em dia, por exemplo.

Entre em contato com a faculdade para descobrir todas as facilidades de pagamento.

Devo prestar o vestibular para entrar na Estácio com o FIES?

Muita gente acha que basta passar no FIES para garantir vaga na faculdade. Mas não é bem assim.

O FIES classifica os candidatos apenas para o financiamento. Para entrar na Estácio é preciso passar por algum tipo de processo seletivo. A boa notícia é que a faculdade trabalha com diversas formas de ingresso.

Além dos vestibulares tradicional e agendado, dá para usar a nota do Enem. O procedimento é super rápido e prático: é só informar a pontuação obtida em cada uma das provas objetivas e na redação quando for se inscrever, pela internet. Caso o desempenho seja suficiente para entrar naquele curso, basta apresentar alguns documentos e fazer a matrícula.

Para quem deseja se transferir de outra instituição de ensino para a Estácio ou já possui um diploma de nível superior, a entrada é mais simples ainda: para efetuar a matrícula basta apresentar a documentação – histórico e/ou diploma, documentos de identificação, etc.

Veja também:

Documentos para o FIES

Vai tentar financiar um curso na Estácio com a ajuda do FIES? Qual graduação deseja cursar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin