dcsimg

Tudo o que você precisa saber sobre a Estácio SIA

A Estácio tem um ambiente online com todas as informações de que o aluno precisa em sua vida acadêmica. Descubra como funciona o SIA agora mesmo!

O Sistema de Informações Acadêmicas (SIA) da Universidade Estácio de Sá (UNESA) é um portal na internet, acessado por login e senha, onde você pode assistir às aulas, acompanhar suas faltas e notas, resolver assuntos financeiros, consultar a biblioteca e muito mais!

O ambiente fica disponível para todos os alunos matriculados nas modalidades presencial, a distância e Flex.

Preparamos um guia com as principais funcionalidades do SIA, explicando cada item do menu de navegação. Confira:

Como entrar no SIA

Acesse o site da Estácio e localize a área “Campus Virtual” ou “Minha Estácio” no canto superior direito da tela.

Para fazer o primeiro acesso, clique em “Não sei ou esqueci minha matrícula”. Digite o número da sua Carteira de Identidade (RG) e data de nascimento. Clique em “OK” e sua matrícula ficará disponível para visualização.

Anote o número de matrícula, em seguida selecione o estado e a instituição. Digite o número da matrícula sem pontos ou traços e clique em “Entrar”.

Uma nova tela aparecerá com um botão escrito “Nova Senha”. Informe o mês e o ano de seu nascimento e também o primeiro nome da sua mãe. A senha deverá conter quatro números e duas letras. Depois, é só clicar em “OK”.

Nos acessos posteriores, basta inserir o número de matrícula e a senha cadastrada. Portanto, lembre-se de guardar essas informações!

O que você vai encontrar no SIA

Confira as principais funcionalidades do SIA:

Salas de Aulas Virtuais: Aqui é possível assistir às aulas disponibilizadas pelos professores do seu curso. É parte essencial das modalidades EAD e Flex.

Acadêmico: Contém as principais informações sobre o seu curso:

  • Dados Cadastrais: Nesse campo, estão disponíveis os dados submetidos ao fazer a matrícula, como número de CPF, e-mail e endereço.
  • Informações Acadêmicas e Financeiras: Campo em que você insere seu e-mail para ficar atualizado sobre qualquer informação relativa a essas áreas.
  • Consulta de Frequência: Mostra as disciplinas cursadas e qual a porcentagem de frequência durante o semestre. A Estácio exige frequência mínima de 75% nas aulas para que o aluno seja aprovado.
  • Histórico Escolar: É uma lista que mostra as notas de todas as matérias cursadas até o momento.
  • Disciplinas Matriculadas: Exibe as disciplinas nas quais o aluno está matriculado no semestre.
  • Estrutura Curricular: Mostra todas as matérias do curso.
  • Falta Cursar: Lista as disciplinas que ainda não foram feitas pelo aluno.
  • Quadro de Horários: Muito importante para os alunos que fazem aulas presenciais, mostra o dia da semana e o local em que a aula será dada.
  • Datas de Provas Presenciais: Calendário com as datas das provas que o aluno deverá realizar no campus Estácio (ou polo de apoio presencial) selecionado no período da matrícula.
  • Notas de Provas: Essa aba mostra as notas das provas de cada disciplina do curso.
  • Renovação de Matrícula: Neste campo o aluno manifesta seu interesse em realizar mais um semestre na Estácio. A rematrícula só é efetivada após o pagamento do boleto e deve ser realizada todos os semestres até a conclusão da graduação.
  • Consulta Contrato Educacional: PDF do contrato assinado entre o aluno e a Estácio, atualizado e disponibilizado todos os semestres.
  • Manual do Aluno: Arquivo em PDF com informações importantes sobre o seu curso na Estácio de Sá.

Material Didático: É onde estão listados os materiais didáticos sugeridos para o acompanhamento das aulas.

Financeiro: Disponibiliza todas as informações que o aluno pode precisar do departamento financeiro, como espaço para negociação de mensalidades, informação sobre bolsas, programação para pagamento em débito automático, etc.

Atendimento Agendado: Permite marcar uma data de comparecimento à secretaria da faculdade para resolver assuntos diversos.

Atividades Complementares: Todos os alunos devem concluir as atividades relacionadas ao curso. Por meio desse link, é possível ter acesso às atividades completadas e à carga horária de cada uma.

Avaliação Institucional: Para o aluno avaliar a faculdade, o curso e os professores.

Biblioteca Virtual: Possui milhares de livros digitalizados para leitura integral. A biblioteca mostra a capa de todos os livros como se fosse uma banca. É possível imprimir até 50% do conteúdo das obras, se o aluno adquirir cotas de impressão.

Estácio Carreiras: É como um mural de anúncios onde são publicadas vagas de estágios e empregos em empresas parceiras da Estácio.

Clube do Aluno: Oferece descontos aos alunos da Estácio em várias lojas e serviços de todo o país.

O SIA é útil para todos os alunos da Estácio porque facilita o acesso a todas as informações relacionadas ao curso, além de permitir o acompanhamento de notas e presença.

No entanto, o SIA é especialmente importante para os cursos EAD e Flex, pois ambas as modalidades oferecem aulas online e o SIA é, antes de mais nada, um campus virtual com salas de aula online. Saiba mais sobre essas modalidades a seguir:

  • EAD: A modalidade EAD é pensada para aquelas pessoas que preferem fazer a maior parte do curso online, por morarem longe de uma unidade da Estácio, terem pouca disponibilidade de tempo para frequentar a faculdade diariamente, etc.. De acordo com as especificações do MEC, apenas uma pequena parte do curso é realizada presencialmente, como provas e apresentação de trabalhos finais, por exemplo.
  • Flex: Para aqueles que gostam de horários mais maleáveis e não querem ou não podem ir ao campus todos os dias, mas não abrem mão da vivência universitária, a modalidade Flex é uma excelente opção. O aluno frequenta as aulas presenciais uma ou duas vezes por semana e acompanha todo o restante do curso pelo SIA.

Como montar um plano de estudos no SIA

O plano de estudos é uma forma de organizar sua rotina para ficar sempre em dia com o conteúdo abordado nas aulas, tarefas e trabalhos. Nele, você seleciona qual matéria estudar, os dias e os horários.

Faça login no SIA e selecione a aba “Plano de Estudos”. Uma janela abrirá com o botão “Acessar plano de estudos”. Clique nele, leia as instruções e selecione “Montar plano”.

Monte seu plano de acordo com a disponibilidade que tiver: a agenda é dividida por dias da semana e períodos (manhã, tarde e noite). Clique em “Próximo”.

Nesta janela, determine a quantidade de horas que você dedicará a cada disciplina e selecione o botão “Planejar”. Pronto, você montou seu plano de estudos!

Como acessar as aulas no SIA

Para acessar as aulas online, clique na aba “Salas de Aula Virtuais”, selecione a matéria que você deseja na aba “Disciplinas e siga as orientações dos slides.

Como rever as aulas no SIA

Caso queira rever uma aula ou conteúdo, vá em “Tópicos”, na parte superior da tela, e selecione a opção desejada.

Como registrar frequência no SIA

Ao final de cada aula, é necessário registrar frequência. Para isso, complete o exercício solicitado: leia as questões de múltipla escolha, selecione uma opção e clique em “Responder”. No final da página, clique em “Registrar frequência” e uma janela com a frase “Registro efetuado com sucesso” aparecerá na sua tela. Para ter acesso à próxima aula, é só clicar no botão “Avançar”.

Veja também:

Tudo sobre os cursos da Estácio de Sá

O que achou do SIA da Estácio? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin